sexta-feira, 7 de outubro de 2016

Comunicação oficial e não oficial


É mau para o futebol português este ´Estado de sitio` comunicacional!
Quem tem razão ou quem começou primeiro está nos primórdios deste debate entre rivais mas certamente nunca terá uma resposta final.
Cada qual puxa a brasa á sua sardinha!
De um lado o Sporting oficial responde á propaganda odiosa e mentirosa mas premeditada enquanto do outro, o Benfica, tenta afastar responsabilidades do que os seus dirigentes dizem e acusam....não oficialmente.
Quando terminará esta guerra, se é de guerra que isto se trata? 
Quando puxarão o tapete a alguns comentadores e terminarão alguns programas se só merda têm e nada de bom trazem ao futebol?
Certamente que fazer um apelo aos seus para não falarem mais dos outros resolverá nem tão pouco responder com todas as pedras na mão também não.
Mas quando?
Parece complexo não é?
No entanto deveríamos estar a falar de futebol, de tácticas, de jogadores e das substituições que os técnicos fizeram ...mas não! Os canais de TV preferem não perder o share televisivo nem as visualizações pois é isso que alimenta e dá dinheiro. Os golos só vêem ao Domingo e até lá é preciso ter ....share!
O mal até se podia cortar por aqui mas será que terão tomates para isso ou um canal como a SIC que intercede por um seu comentador que é só um dos que destila mais veneno pretenderá fechar o seu programa? Nada disso! O mundo não muda nem a nossa imprensa!
E tudo isto já se percebeu que passa por ser estratégico! Se é boa ou má estratégia, não interessa. O que realmente interessa é se o objectivo é concretizado.
O ano passado foi concretizado.
Mas aprenderam? Não! 
Um continua a sua estratégia de ataque de difamação, de mentiras, de invenções, de intrigas ....o outro, tenta mudar de comunicação mas teima em ir pelo mesmo caminho! 
Responder ou não responde eis a questão para o Sporting que começa a perder paciência.
E ainda a procissão vai no adro!

Os dois lados.
De um lado um Benfica que encheu todos os jornais da praça(talvez todos menos o Jogo) com seus comentadores e alguns dirigentes para falarem e tentarem desestabilizar o Sporting. É que nem simplesmente comentar lhes serviu pois é uma vergonha o que se diz em certos programas. 
O curioso é que sempre se disse tudo e mais alguma coisa do Sporting mas nunca foi oficial. Isto não é estratégia? Claro que é meus amigos e premeditada! 
De outro lado um Sporting que esteve bastante tempo calado e submisso e que com este presidente quer voltar a ser respeitado. Acontece que não podia nem o devia ter feito a qualquer custo. Se quem pensa que não existem exageros da nossa parte esqueça este post.
Nós somente exigimos respeito pois tem faltado muito respeito ao Sporting nestes últimos anos e a mania da superioridade sempre fez mal ao Benfica.
Somente respeito é pedido mas isso é quase uma utopia. Deve-se respeito a todos e isso faz-se aceitando os rivais e demais adversários como são e isso não tem acontecido ao longo dos tempos.
Os ataques são recorrentes e diz-se de tudo!
Agora que urge o tempo e na esperança de compensar todo este tempo passado, fomos e continuamos a ir atrás destes agitadores que só destilam ódio e nada sobre futebol.
O que percebe de futebol jogado o srº Pedro Guerra, Rui Gomes da Silva e André Ventura? Costumam falar de futebol? O que percebe de futebol o srº José Pina? Debatem alguma coisa que o futebol tenha de bom?
Vergonha deveríamos ter todos nós que alimentamos este Estado de sitio porque colocamos cães de fila nas frentes de ataque e porque respondemos já sem paciência e com todas as pedras na mão.

Oficial e não oficial.
Quem se iria lembrar de uma estratégia destas? Alguém da aérea da comunicação só pode e controlar os meios de informação é um táctica muito utilizada em todos os meios, países e organizações. Vivemos em tempos em que a comunicação vale muito e é precisa. Quem se adequar melhor  a este tempo de especulação em que vivemos vai estar melhor. Veja-se a publicidade: não consegue os seus intentos? E os empresários também não conseguem os seus objectivos?(ex: Cancelo todas as semanas é falado para o Barça. Querem apostar que vem aí mais uma transferência potenciada pelo mesmo empresário?)
Não podemos dizer que esta estratégia não está bem pensada e até concretizada e por muito que o queiram negar as provas são mais que evidentes. Os discurso na TV até são iguais e tudo!
Mas reparem que tudo é practicamente não oficial! Por acaso o Benfica emite comunicados? Nada, zero, bola!!
A única coisa que é oficial é a voz de RGS e de Pedro Guerra! 
Todas as ameaças de não comparecer em campo, todas as noticias são baseadas em fontes junto do Clube e todos os ataques são feitos nestes tais programas de TV e nos jornais. Eu até coloquei uma foto um dia destes num post(link) onde está a cara de todos os comentadores afectos ao Benfica e é impressionante e nunca antes visto. E não é estratégia?
Agora digam-me: quem do Sporting têm para colocar neste mesmo quadro de comentadores? 
Quantos conseguirão juntar? Metade deles até nem gostam do Bruno de Carvalho. Mas o problema até nem é este: é que não têm alinhamento de noticias nem combinado irem falar e dissecar aquele tema ou lançar uma polémica. Talvez o José Pina e o Inácio o façam mas é só!
E o Benfica ao não tornar nada oficial nunca se poderá acusar o Clube de nada!! 
Está bem pensado mas se for assim a partir de hoje também faremos a coisa dessa forma e andaremos nisto uma vida inteira. A culpa morrerá sempre solteira!
Por isso é que eu chamei LFV de hipócrita e meus senhores este post do site Geração Benfica(link)fala precisamente disso no final. É mesmo um excelente post que quero aqui deixar a minha vénia.
LFV sabe perfeitamente o que se tem em casa e o departamento de comunicação que tem e como funciona. Nunca, mas nunca se pode excluir de todo esta vergonha que se passa!! Pedir agora para se calarem é mau demais e só significa mais hipocrisia!
Mas nada que BdC também não o faça. 
Apelar á família sportinguista para se juntar também é um apelo e será que significa que é um líder fraco? Será que aquele comunicado a falar de pressões aos árbitros serve para alguma coisa de novo ao futebol português. Não o vejo como pressão pois acredito que até saibam de algo mas isso é entregue ás entidades correctas e não em 5 linhas de texto no facebook e sem dados concretos.
Ainda não será desta forma a forma mais correcta de responder a estes ataques!
Talvez através de fontes não oficias seja o mais correcto pois se nos estamos a desgastar porque não utilizar armas semelhantes? 
A comunicação oficialmente torna-se incómodo para quem tem que estar sempre ao ataque. Tem sempre um rosto! 
Ao contrário é como estar camuflado para o inimigo não o ver. Como não se assume nada os ataques não têm rosto! São anónimos!!
Claro que o vice-presidente e funcionário são vozes oficiais mas eu falo de tudo o resto que fazem chegar mas que nunca saiu das suas bocas. Com que intuito o fazem desta forma então? 
Provavelmente será mais uma pergunta sem voz oficial.......

Rivalidade.
Entre Benfica e Sporting raramente existiu paz! 
Entre estes dois rivais sempre existirá uma paz podre e agora ameaça tornar-se mesmo impossível de alcançar.
O que é de saudar é aquela rivalidade que sempre existiu e que sempre vai existir. Esta sim é de salutar e faz parte do desporto e neste caso do futebol. Em todo o mundo existem rivais e esta rivalidade é normal.
Claro que a razão vai sempre estar de cada lado e só a um lado pertence. É a chamada cegueira clubística que agora está mais ao rubro que nunca! Mas esta sempre também a vai existir. Cabe a cada um de nós ter menos ou mais cegueira mas não queremos é ser desrespeitados.
Tudo o que passar a rivalidade é má para o futebol.
A rivalidade até é bonita quando existe respeito para com os outros!
Todos temos amigos ou colegas de outra cor clubistica e afinal o que se pretende? Estar sempre em guerra e permanentes discussões? Ou simplesmente ignorar o que se passa e nem sequer falar para essas pessoas? é isto que queremos para o nosso futebol?
Sporting e Benfica fazem-me lembrar aquelas lutas de bois no Norte do país onde os dois se debatem á marrada um ao outro. Nenhum cai para o lado mas a luta termina quando um deles fica cansado!
Neste caso quem se vai cansar primeiro?
Nós já sabemos que os nossos jogadores vão ser sempre os melhores, que merecemos mais que eles, que o nosso técnico é melhor, que temos mais jogadores na selecção, que o nosso vai ser a revelação do campeonato, etc, etc. É isto que é a rivalidade mas não cega!
Faz parte do muno do futebol apimentar o derbi que aí vem e picar o adepto rival mas chega! 
O que está a acontecer é impensável! Isto é uma vergonha e as pessoas devia ter vergonha do que inventam deliberadamente! 
Os tribunais são efectivamente os locais próprios para tratar destes agitadores que só fazem mal ao nosso jogo mas evitar que dissessem o que dizem seria muito melhor.

Como resolver o estado de sitio.
É óbvio que tudo passará pelos presidentes dos dois clubes mas englobará cedências de ambas as partes.
Enquanto os presidentes não se sentarem e resolverem todas estas questões nunca passaremos disto. 
Mas assumiria LFV que tem como estratégia para o Benfica a colocação de comentadores afectos ao seu Clube nos órgãos de comunicação social para controlar, manipular noticias e ao mesmo tempo desestabilizar o rival ou rivais?
Será que por exemplo, tiraria RGS , Pedro Guerra ou André Ventura dos programas de Tv sabendo que a sua permanência é má para o futebol nacional e só aumenta toda esta ´guerra`?
Estaria também BdC disposto a terminar com toda esta crispação para cima do rival? 
Estaria LFV e seus comentadores dispostos a deixarem de falar de JJ enquanto treinador do Sporting?
Será que BdC mudaria o seu tom de voz agressivo e cínico para com o Benfica?
Estariam os dois capazes de terminar com as insinuações que arrastam o nosso futebol para a lama?
Pois bem....tudo isto comporta mudança de direcção dos Clubes!
O poder está ao alcance e todos o querem ter, já que não somos capazes de ter uma Liga e CD imparciais mas sobretudo profissionais. 
Tudo passa pela credibilização do nosso futebol mas ninguém quer tirar a mão do poder pois é disto que tudo se trata.
Depois andamos á turras por causa de uma página do Facebook encerrada e que foi denunciada por incitamento ao ódio? Ódio? Só a nossa página incitava ao ódio? E todas as intervenções que os comentadores tiveram até hoje? São o quê? Simpatias?
Pensem, pá! Pensem porra!!
É isto que queremos?
É este o estado em que queremos ter por aqui?
Alguns estão interessados em que as coisas continuem desta forma. Destaco aqui a nossa imprensa. Não toda porque existe aquela que nem disto quer saber mas aquela , a desportiva, que disto não tira o olho.
Por acaso já reparam nos comentários que vêm no Jornal Record no fim de cada noticia? 
Podem-me dizer , na sua generalidade , a que cor clubistica pertencem? Podem-me dizer que comentários são esses? 
É isto que estes jornais realmente querem? O que realmente interessa mais é ter comentário que são todos simpáticos e practicamente todos contra o nosso Clube? 
Não serão comentários como este que incentivam ao ódio: "Há vários tipos de lideres, há os que lideram pessoas, e os que lideram c a r n e i r o s"? 
É mesmo isto que o Jornal Record pretende para contribuir para o nosso futebol?
Mas quantos exemplos não conseguiria colocar aqui....bastava ir á blogosfera encarnada e ver com os olhos quem é quem e de quem se goza e chamam nomes.....ate porque na nossa haverá um ou dois blogues com essas caracteristicas.
Quem tem responsabilidades no meio disto tudo?
É só a blogosfera leonina como acusam Luís Aguillar e Rui Pedro Braz em mais um programa lampião na TV de outro lampião?
Tenham dó, senhores. Tenham dó do futebol nacional.
No Verão alguém pensou em tentar dar um refreh a tudo isto e proibiu os dirigentes dos Clube de comentarem em programas de TV. Pois bem.....o Sporting obedeceu e Inácio saiu de dirigente mas eis que o vice-presidente do Benfica se pensa mais do que todos e até hoje lá está no mesmo sitio, com o canal a interceder por ele e sem dia para lhe ser aplicado um castigo pela lei existente. Lindo , não é? 
E agora LFV está ou não capaz de lidar com esta situação? 
Mas quererá ele lidar com isso ou a estratégia é muito mais importante? 
E o que fazer perante mais um texto do seu vice-presidente no mesmo dia em que emitiu esse comunicado a desfazer-se de todos os comentários dos seus comentadores? 
E BdC, estará disponível para baixar o tom de voz  e deixar de estar sempre a falar do rival? Estaremos nós disponíveis para colocar para trás das costas todas as ofensas que nos têm feito? 

Sem fim á vista.
Não tem realmente um fim á vista e resta-nos pensar no que queremos. 
Pretendemos mais elevação, é verdade, mas acima de tudo somo livres para nos podermos defender de quaisquer ataques. A nossa constituição diz que somos todos iguais, com os mesmos direitos e que a justiça tem que ser igual para todos.
Enquanto isso não se passar , pelo menos no futebol, não nos conseguirão calar. 
No entanto temos que pensar, todos, o que queremos do futebol e em particular deste aqui...plantado á beira-mar. E pensar  nunca fez mal a ninguém.

Sem comentários :