terça-feira, 11 de outubro de 2016

Calendário da Taça Portugal prejudica futebol português


Esta quinta-feira dia 13, estreamo-nos na Taça de Portugal defrontando o Famalicão, equipa da II Liga, no seu Estádio. 
Porém a nossa grande preocupação parece ser o jogo frente ao B. Dortmund daqui a uns dias e o esperado é uma rotação da equipa, tudo para que os nossos titulares possam estar a 100% nesse jogo. 
Acontece que não é bem como nós gostaríamos e que faria bem ao futebol português. O calendário que a FPF permite realizar quase que nos obriga a essa rotação.
Confira aqui essas contas. 
Esta competição , justificadamente, também é conhecida por ´Tomba Gigantes`.
O Famalicão é uma equipa que milita na II Liga e encontra-se num 18º lugar com apenas 2 vitórias em 10 jogos o que faz com este jogo seja encarado com todo o respeito, é claro, mas também como sendo de risco baixo.
É então tempo de rodar a equipa mesmo sabendo que se pretendêssemos utilizar Rui Patrício, Coates, Rúben Semedo, William Carvalho, Markovic, Gelson Martins, Bryan Ruiz, Joel Campbell e Bas Dost seria quase impossível devido a estarem a representar as suas selecções e de chegarem quase em cima deste jogo.
Parece-me então algo estranho que uma FPF marque uma eliminatória para o fim-de-semana sabendo que há jogadores que só jogam esta terça-feira e que passado uma semana tenhamos a recepção ao B. Dortmund. Isto significa que não podíamos jogar no fim-de-semana pois recebemos os alemães na terça-feira.
Vejamos:
Ora se os nossos jogadores jogarem no dia 11(esta terça-feira) pelas suas selecções nacionais só o poderiam voltar a jogar passadas 72 horas que seria na sexta-feira dia dia 14 de Outubro.
Pois bem, o jogo da Champions frente ao B. Dortmund é no dia 18 ás 19:45 o que quer dizer que só teríamos outros 4 dias para recuperar os nossos atletas para esse jogo. 
Uma pergunta: é desta forma que os nossos dirigentes se preocupam com o sucesso das nossas equipas em jogos europeus?  É assim que nos dizem que estão preocupados com o nosso ranking?
Seria muito melhor termos 5 ou 6 dias de interregno para preparar esse importante jogo mas a solução que nos deram foi antecipar o jogo da Taça de Portugal para os nosso jogadores puderem recupera a tempo e de estarem a 100%.
É esta a FPF que queremos? 
É este calendário que pretendemos? Férias de Natal, de passagem de ano, semanas sem jogos e depois o que temos? Jogos em cima dos outros e pouco tempo entre eles. 
Quase que nos obrigavam a ter um intervalo de apenas 3 dias entre o jogo da Taça de Portugal e do da Liga dos campeões.
Pois bem....devido a esse facto cá fica a antecipação do jogo a eliminar e uma quase anunciada e obrigada rotação do nosso plantel.
Depois venham dizer que o culpado é o JJ por este calendário defeituoso e prejudicial para o Sporting e futebol português!
Será prudente rodar a equipa sendo um jogo teoricamente mais fraco? 
Que remédio temos quando nem tempo quase existe entre jogos!!
Nesta situação que penso estar errada e mal planeada só havia três coisas a fazer:
  • Adiar o jogo para data posterior mas a próxima eliminatória é já em Novembro o que invalida possíveis datas.
  • Antecipar o jogo para depois ter mais dias para recuperar os jogadores. Neste caso foi o escolhido por Sporting e Benfica que assim terão 5 dias até ao jogo da Champions. Esta opção obriga a uma rotação da equipa.
  • Não antecipar o jogo e simplesmente rodar a equipa. Foi a opção do FC Porto que jogará com o Gafanha a dia 15, Sábado, e depois joga com o C. Brugge no dia 18, quarta-feira. Portanto só terá as 72 horas mas rodando a equipa os jogadores estarão frescos.
No fim disto tudo, só me resta agradecer mais uma vez a esta FPF e ao seu fantástico planeamento do calendário. 
Certamente que os Clubes foram ouvidos(não me passa pela cabeça não o serem) a sua opinião não deve ser coincidente com a da FPF e já agora...com a da Liga. 
Todos nos lembramos do que sucedeu na época passada com uma equipa a ser protegida tendo mais dias de descanso entre jogos do que nós.
Desta forma a FPF e neste caso, obrigando os 3 Clubes grandes a fazerem uma ginástica para poderem estar a 100% nos jogos da Champions, está a prejudicar o futebol português.

Sem comentários :