sábado, 1 de outubro de 2016

Assalto ao Castelo de Guimarães


Hoje temos um assalto para fazer!
O Castelo de Guimarães é sempre um difícil obstáculo de transpor  mas mesmo com o jogo da época passada na memória o nosso objectivo é o mesmo - derrotar o vitória e conquistar os três pontos em questão!
Como será então mais logo? Conseguiremos mudar o Chip da Champions?
As duas equipas têm os melhores marcadores da Liga e o espectáculo promete.

Foi precisamente no Castelo que na época passada tudo começou a desmoronar-se.
O Sporting massacrou e só não marcou por culpa própria e de João Miguel , o guarda-redes de quem temos preferência de compra.
Com este empate a zeros, perdemos um avanço importante que tínhamos na classificação e na jornada seguinte perderíamos , em Alvalade, com o nosso rival e para 1º já não fomos mais.
Este ano, é diferente!
A pressão não é tanta pois ainda estamos na 7ª jornada da Liga NOS. A pressão existente é própria de um Vitória-Sporting , jogo grande da jornada.
A separara as duas equipas estão 5 pontos, os leões ocupam o 2º lugar enquanto os vimaranenses estão numa 5ª posição mas com o melhor artilheiro da prova, Marega com 5 golos.  mas nestes aspecto não se podem descuidar pois Bas Dost, ameaça essa liderança com 4 golos.
Portanto: fantasmas, traumas, tormentos? Nada disso! Simplesmente há uma equipa e um castelo para transpor e a conquista da vitória só pode ser o nosso único objectivo!
Jorge Jesus diz que o Vitória está mais forte e acredito que sim. No entanto penso que num Clube como o nosso, as suas palavras serão para avisar a equipa, que não existem facilidades e que não podemos jogar como o fizemos em Vila do Conde!
As estatísticas entre os dois Clubes, dão-nos mais vitórias, mais golos marcados e um jogo da época passada com números avassaladores mas....não podemos viver de estatísticas e o que interessa é a realidade e o presente.

 

E o presente diz-nos que a equipa agora comandada por Pedro Martins é e sempre será das mais difíceis de derrotar e ainda por cima no seu reduto.
O Sporting tem que fazer um bom jogo!
A nossa equipa já nos habituou a isso mas a vitória tem que estar aliada ao bom jogo e ás mais oportunidades de golo, como normalmente temos.
Eu diria que temos que ser pragmáticos, como o fomos, com os polacos do Légia!
E assaltar o Castelo do Vitória é difícil porquê?
Porque não é só uma equipa que nos tenta vencer, são também os adeptos fervorosos do Vitória que criam um ambiente mais difícil para os adversários que ali jogam e isto conta muito!
Como diz Jorge Jesus: "As equipas têm de ir muito bem preparadas para tirar dali pontos."
E nós estamos bem preparados para vencer em Guimarães?
Mais uma vez acredito que temos a lição bem estudada e como gostamos muito de grandes jogos , este é um claro jogo para a nossa equipa brilhar!
E aqui entra o tal chip que precisa de ser mudado e que em Vila do Conde não o foi!
É imperioso que isso aconteça mas como eu sempre digo, há males que vêm por bem e aquela derrota com o Rio Ave deixou-nos uma lição que creio estar assimilada.
Mais logo vamos vencer em Guimarães e continuar os nossos bons resultados!
Cansaço? Qual cansaço?
Os jogadores devem estar é motivados para a Liga NOS e não para a liga dos Campeões! O cansaço é psicológico e a motivação ultrapassa o cansaço.
O Sporting jogou na terça-feira com o Légia e até se resguardou um pouco devido ao resultado mas hoje não haverá nada disso. Hoje é jogar até aos limites e até ao ultimo minuto!
A nossa atitude é que fará a diferença!
E essa atitude espero que seja a de sempre e já demonstrada. Temos que entrar a pressionar alto e não deixar jogar o nosso adversário. Não que joguemos sempre com essa intensidade pois também teremos momentos em que teremos que defender.
Este não será um jogo em que dominaremos o tempo inteiro!
O nosso adversário também quererá ter a bola para ele para construir jogadas planeadas de ataque, pelo mesmo as equipas do Pedro Martins não se costumam remeter á defesa e só sair em transições. E é isso que me faz dizer que o Sporting gosta de grandes jogos pois aproveitará os espaços dados para criar ainda mais perigo.
O que me preocupa, são as possíveis mudanças na equipa!
Sim, JJ afirma que a rotatividade com ele é uma realidade mas não abre o livro sobre qual sector mudará.....se é que mudará mesmo!
Para mim não mudaria peça nenhuma, ou seja, seria a mesma equipa que defrontou de inicio o Légia: Rui Patrício, João Pereira, Coates, Rúben Semedo, Jefferson, William, Adrien, Gélson, Bryan Ruiz, Bruno César e Bas Dost.
Com o desenrolar da partida logo se veria o que mudar, quando e porquê!
Para mim em equipa que vence não mudaria!
O Vitória apresentará um sistema parecido com um 4-2-3-1 com dois médios, um mais defensivo( João Pedro) e outro mais de transição(Rafael Miranda) e ainda num que apoiará mais o avançado(Paulo Hurtado). Nas pontas o maior perigo: a velocidade de Hernâni e Marega que alia também uma capacidade concretizadora acima da média.
No sector mais recuado tem um guarda-redes muito experiente Douglas, e uns defesas de alguma qualidade como Rúben Ferreira e João Aurélio vindos das duas equipas da madeira e experientes de I Liga. No eixo central da defesa Pedro Henrique e Josué dão alguma segurança á equipa mas também ainda não foram testados a sério.
De qualquer forma este Vitória tem 9 golos marcados e .....8 sofridos!
Para mim o seu sector mais débil é mesmo a defesa!
Mas jogos são jogos e o que mais interessa é a nossa equipa e no que seremos capazes de fazer!
A minha dúvida deste jogo é se o Vitória pressionará a nossa equipa na nossa 1ª fase de construção ou se esperará por nós no nosso meio campo!
De uma forma ou de outra, um verdadeiro candidato tem que saber jogar para conseguir driblar de diversas formas. Seja William ou até Adrien ou quem sabe sem hipóteses disso, jogar directo para Bas Dost, a nossa equipa já demonstrou o que vale e acredito que ultrapassará estas dificuldades.
A minha aposta para hoje só pode ser uma - vitória e conquista dos três pontos!
Vamos assaltar o Castelo na nossa máxima força!!

Sem comentários :