domingo, 23 de outubro de 2016

As evidências da depressão


O Sporting perdeu com o Tondela e a paciência parece ter-se esgotado. Sim, empatar com o Tondela é uma derrota pois aos jogadores exige-se pelo menos uma atitude de candidato ao titulo. 
Mas muito mais importante do que apontar erros a este ou àquele jogador é imperioso perceber porque de repente jogamos tão mal. Será devido á lesão de Adrien? Será culpa da nossa politica de contratações? Será das escolhas de JJ? 
Porém uma certeza  impõe-se: um candidato ao titulo que em 15/16 falhou o titulo por 2 pontos teria que melhorar a sua equipa e não piorá-la.
Tornar equipa melhor do que em 15/16. Adaptação.
Na temporada passada fizemos 86 pontos e conseguimos disputar a Liga até final só a perdendo por 2 pontos. Não tínhamos um plantel de luxo nem tão caro como o deste ano mas fomos até ao fim e com um futebol de qualidade. 
Desta equipa saíram 3 titulares: João Mário, Slimani e Teo Gutiérrez e pensava-se que seria muito difícil colmatar as suas saídas.
Todos os outros titulares(Rui Patrício, Schelotto, Jefferson, Coates, Rúben Semedo, William, Adrien e Bryan) continuaram no Sporting e tudo faria apontar que esta temporada teríamos uma equipa muito mais forte.
Penso que a nossa intenção era essa!! Entretanto chegou Bas Dost, Gelson surgiu com uma força magnifica e ficava então a faltar alguém que substituísse o Teo como 2º avançado e depois que se fosse entrosando com o holandês. Assim, só com 3 saídas pensou-se que não teríamos que mudar muita coisa mas uma equipa não são só os 11 titulares. É todo um plantel que ao mudar 12 jogadores (Beto, Meli, Douglas, Petrovic, Markovic, Elias, Campbell, Alan Ruiz, André, Spalvis, Castaignos e Bas Dost) vai demorar a ver os processos todos aprendidos e esses jogadores quando chamados corresponderem em campo. E a adaptação destes 12 jogadores não são de um dia para o outro.
Haveria então necessidade de se ter mudado tanto jogador? Sim , penso que sim. Estavam jogadores no Sporting com lesões crónicas e outros que nunca souberam impor-se na equipa.

Defesa
Quando começamos a sofrer muitos golos todos nos perguntamos porque seria, pois se era a mesma defesa que terminou a Liga 15/16. Olhou-se para o meio mas cedo se constatou que seriam os laterais ou as mudanças constantes de JJ na equipa. Teremos então bons centrais e maus laterais? NIM!
Para mim e já o disse, Zeegelaar tem que ser uma carta fora do baralho já em Janeiro. Jefferson é o nosso melhor lateral esquerdo e João Pereira é o nosso melhor lateral direito de momento. Não se percebe então porque joga o italiano e porque Jefferson esteve esquecido tanto tempo já para não falar em Jonathan Silva que é de longe bem melhor que Zeegelaar. Também não esqueço que Emmanuel Mas poderia ter vindo por meros 2 milhões mas que se achou caro! Pois, então é melhor ficar com o ex-jogador do Rio Ave!!
Mas no meio também vejo algumas lacunas e para mim já ia tirando o Rúben para dar a titularidade a um grande jogador que está no banco-o Paulo Oliveira. Para mim este internacional português já era o companheiro de Coates que é sem duvida um grande patrão.
O Rúben é um bom jogador mas com o Dortmund e agora com o Tondela mostrou que não está no seu melhor e que ainda precisa de aprender umas coisitas.
Se formos a ver Rúben joga do lado esquerdo da nossa defesa e o espaço criado no meio dele e de Zeegelaar tem sido muito aproveitado pelos nossos adversários. E não mudamos nada?

Meio campo
No meio campo a lesão de Adrien precipitou o resto e a chegada de 12 novos jogadores não pode ser a única explicação para este desacerto todo.
Penso que todos já vimos que Adrien faz muita falta a esta equipa.
Desde que o nosso capitão saiu da equipa foi um desastre e os números comprovam-o: os 2 golos sofridos com o Estoril, os 2 golos sofridos em Madrid e outros 3 golos sofridos em Guimarães, foram com Adrien já fora de campo. O Sporting é neste momento Adrien dependente!!
Chegou a pensar-se que Elias seria o substituto do nosso capitão e como já tinha por cá passado não teria problemas de adaptação. Engano, puto engano!
Não é todos os dias que alguém entra no esquema de JJ e o brasileiro está a acusar isso mesmo. São todos uns processos necessários que fazem com que o Sporting se chegue mais á frente no campo porque atrás organiza o William. A bola parece que queima nos pés de Elias e a equipa ressente-se de não ter um organizador de jogo avançado!
Mas onde está Meli? Não era ele o substituto de Adrien? Petrovic e Paulista estão lesionados mas Meli não é convocado porquê?
Seria então, Elias a melhor opção para esta posição. Quem se seguirá?

Extremos
Não é só de Adrien que o Sporting tem vivido. É também ás costas de Gelson que temos saído de apertos e feito jogadas fantásticas. Gelson que foi o nosso suplente mais utilizado na época passada, este ano tem estado impecável e tem carregado a equipa para a frente. É estranho numa equipa como o Sporting só estar o Gélson para correr para a frente e em velocidade. Bryan é lento mas prima pela sua experiência e técnica e Campbell e Markovic podiam dar essa velocidade mas não se mostram prontos para serem titulares e de estarem adaptados ao nosso futebol.
Nesta posição penso que também podemos conta com o Matheus Pereira que na equipa B estava a mostrar-se. Penso que no entanto seria cedo demais para ele.
Certeza: para mim colocaria o Bryan como 2º avançado o que abriria um lugar na esquerda que eu ocuparia com o Bruno César mas JJ não vê desta forma. O Sporting precisa de velocidade e de ir á linha cruzar mas sem o tal lateral esquerdo preso lá atrás Bryan não consegue tudo sozinho.
Neste momento a equipa está coxa e presa de movimentos e pela nossa esquerda  temos sofrido quase todos os nossos golos. Para quando uma intervenção de JJ deste lado?

2º avançado
Depois de colmatarmos a saída de Slimani com Bas Dost faltaria então um substituto para Teo na equipa. Alan Ruiz até foi contratado mais cedo para esse efeito mas chegou com peso a mais o que ainda atrasou mais o seu processo de adaptação. Na falta de outros jogadores foi titulara nos primeiros jogos mas com a chegada de Dost e Markovic começou a perder o seu espaço. O argentino é previsível, lento de processos mas nota-se que tem pés e que ainda vai mostrar o que vale. Pelo menos assim o espero pois 8 milhões é um bom investimento!
E o lugar de Teo continua por preencher mesmo depois de Markovic ter mostrado alguns pormenores frente ao Famalicão e anteriormente em Guimarães. Contra o Dortmund foi uma sombra dele próprio e ontem nem saiu do banco.
Também se pensou em colocar o André a 2º avançado mas ontem vimos que não é a sua posição. No entanto estamos a falar em jogadores que precisam de tempo para se adaptarem e não de serem colocados a titular para se ´queimarem` mas não é o que se tem passado.
Daí o meu pensar estar em Bryan Ruiz mas JJ não o tira da esquerda por nada deste Mundo.
Falta então um jogador para esta posição que seja constante e que forme com Bas Dost uma dupla terrível. Eu acredito em Bryan e mais tarde em Alan mas JJ tem que decidir já e não é Markovic nem André. Isso é certo!

Ponta-de-lança
Com Bas Dost no plantel vai ser difícil alguém ser titular mas já o sabíamos.
André  e Castaignos precisam de jogar para se mostrarem e para serem alternativas válidas na equipa. JJ só tem dado oportunidades ao brasileiro e a que deu a Castaginos foi com o Sporting a perder e sobre brasas. Não teve tempo para mais mas todos o querem ver a jogar.
Aqui Dost é rei e senhor.

Conclusão:
Já vimos que a equipa está coxa e que é preciso revitalizar o nosso lado esquerdo.
Também já constatámos que Adrien faz muita falta e que ainda não temos um substituto á altura.
Depois, que o melhor substituto de Teo Gutiérrez está na esquerda do nosso ataque.
Por fim, que há jogadores em sub-rendimento e que já não deviam ser titulares desta equipa, nomeadamente, Schelotto, Rúben Semedo, Zeegelaar, Elias e Markovic/André.
O que fará JJ em questão a todos estes aspectos sendo ele o técnico que faz a diferença?
Mas mesmo pata terminar cá fica uma ideia já aprendida do outros lado da 2ª circular: O que é que alguns destes jogadores que chegaram ao Sporting e alguns por um bom preço, fazem mais do que aqueles que nós temos emprestado?
Por exemplo:
O que faz Schelotto que Esgaio não faça?
O que joga Petrovic ou Paulista a mais que Palhinha?
O que faz Campbell ou Markovic que Iuri Medeiros não consiga?
O que faz Zeegelaar que Jonathan Silva não faça?
E por aí em diante..............
Fica para cada qual chegar ás suas conclusões.
Estas são apenas as minhas.

6 comentários :

  1. E o Podence??? Esse sim poderia ser o nosso 2º avançado.

    ResponderEliminar
  2. É sempre uma possibilidade mas penso que precisa de ganhar mais experiência de 1ª Liga.
    Nós precisamos é de um jogador que saiba jogar entre linhas que é o que parece ninguém saber excepto o Bryan. O Teo foi um mau profissional mas sabia esse jogo e também marcava golos.
    Essa é que é a verdade.

    ResponderEliminar
  3. E que tal o JJ colocar o Elias ao lado do William e passar o Bryan para 10 e abrir vaga na esquerda para o Mateus, trocar o Marvin pelo Jefferson e meter o João na direita. Reforçasse o meio campo que é uma nulidade sem o Adrien pelo menos com o Elias sozinho e colocam-se os jogadores nos seus lugares... atualmente acho que era uma ótima solução...e despachar, por empréstimo ou vendas, os excessos....

    ResponderEliminar
  4. É uma hipótese e o Martheusdeve estar com sangue na guelra. E quase o que digo Felicio. Só que eu prefero o Bruno César na esquerda e com estas exibições não sei se deixava o Elias a titular. Para mim quem jogaria era o Paulista que vejo jogador nele mas já está no estaleiro.
    Na defesa não tenho duvidas no Jefferson e para mim o Bryan jogaria a 10, sem duvida.

    ResponderEliminar
  5. Rubem é um excelente central, mas não está em forma, talvez ainda ressentido da lesão recente. Pode -se avançar para Paulo oliveira, mas colocavas o Paulo à esquerda ou à direita?

    a lateral esquerda é o calcanhar de aquiles da equipa. Já quando a vinda do markovic preferia que tivesse vindo antes um lateral esquerdo. Mas entre jeferson e marvim... sinceramente não sei qual escolher.

    Acho que o maior problema é a Ausência de 8, que faz tanta falta no sistema de JJ. Aliás, basta ver o que se passou no lado errado da 2ª circular. O sonso vitoria, há falta de ideias manteve o sistema de JJ e enquanto não teve um 8 a lutar pela bola só lá chegou graças aos apitadores. (não é que os apitadores não tenham continuado o seu trabalho depois né). Sem adrien a equipa ressente-se. quer dizer, o Sporting ressente-se, a selecção ressente-se. Que equipa não fica coxa sem este tanque de guerra em campo? O nosso mal é não termos ninguém à altura. Elias não serve, talvez Meli, mas é uma incógnita, se é um nome indicado pelo JJ e este não o poe a jogar é porque deve ter motivos para isso. Posto isto, ou arranjamos um nome que faça 75% do Adrien, (já não peço mais), ou mudamos de sistema para um 433, com um meio campo mais povoado e só um avançado fixo.

    Não sei se por bryan a 10 e B César na ala resultaria porque foi assim que iniciamos contra o porto e só começamos a dominar quando JJ os trocou. Ainda em relação a B. ruiz, eu percebo o JJ. Apesar dele estar em baixa de forma é muito bom taticamente, é o nosso melhor assistentee com 4 assistencias e de um momento para o outro sai um daqueles passes de morte.

    Para segundo avançado, tem de ser um jogador móvel que lute pela bola e crie espaços, acho que campbel seria uma boa opção. (e já agora que lhe expliquem que não estamos na premier league e que empatar com dos últimos é mau mesmo que seja conseguido já nos descontos).

    Por fim, acho que estamos numa tempestade perfeita, temos feito bons jogos e acabamos por perder ou empatar, o que nos tira pontos e moral. Os arbitro já sabemos o que a casa gasta, a CS é sempre a mandar a baixo e a sorte não quer nada com a gente. Acho é que não podemos questionar tudo e por tudo em casa porque de certeza que vamos melhorar.

    antónio

    ResponderEliminar
  6. O Paulo oliveira colocava-o na direita da nossadefesa e mudava o Coates para o outro lado. Tb tinha preferido um lateral ao Markovic mas agora está feito e o melhor é mm o Jefferson. Quanto à tactica talvez mudar o sistema nao seja mal visto mas seria mais uma mudança a juntar às na equipa.A mudar penso mais num 4-2-3-1. O Adrien mexe muito com a equipa e ou se consegue uma boa solução ou perdemos mais pontos mas não creio que seja o Campbell.
    É normal os assobios pois quem não gosta, gosta de o dizer.
    Apesar disso acredito que daremos a volta mas os 12 contratados tem que andar para a frente.

    ResponderEliminar

Comente em AmorSporting: