terça-feira, 18 de outubro de 2016

Análise e a minha equipa para o SCP vs B. Dortmund


É normal que se destaque o jogo de amanhã com o B. Dortmund para a Liga dos Campeões e que se tente dissecar a equipa alemã ao pormenor. 
Faz parte do jogo e para quem aprecie futebol gosta de estar bem preparado para o jogo. Quem substituirá Adrien no nosso meio campo, quem será o nosso lateral esquerdo ou quem jogará na vez de Rúben Semedo, se este não recuperar?
Desta forma e analisando o nosso adversário apresento aquela que seria a minha equipa. 
Disputaremos a 3ª jornada do Grupo F da Liga dos Campeões com as chances de passar á próxima fase ainda intactas. Para isso acontecer passará por conseguir um bom resultado frente aos alemães que são a par do Real Madrid os grandes favoritos deste Grupo.
Compete-nos então derrubar este favoritismo vencendo amanhã em Alvalade, passá-los na classificação e colocar-lhes pressão acrescida para o próximo jogo, precisamente em Dortmund.
Portanto, reunindo as informações disponíveis, quem jogará de inicio e que estratégia utilizará JJ no jogo? Seremos ambiciosos como o fizemos em Dortmund ou preferiremos uma abordagem diferente? Fará JJ algumas mudanças na equipa e em relação ao nosso jogo de Madrid, sem contar com a saída de Adrien da equipa por lesão? Quem substituirá o nosso capitão no onze do Sporting?
São boas questões e todos temos as nossas preferências!
Aqui expressarei somente a minha.

Borussia Dortmund
Para este efeito aconselho vivamente esta análise que me parece muito boa(link) do site MaisFutebol.
É de facto um bom ponto de partida para tentar prever como poderá ser o jogo de amanhã.
Sabemos que muitos jogadores não jogarão e que podem condicionar a forma de jogar dos alemães por isso olhei para a equipa do Borussia frente ao Real Madrid, a que defrontou o B. Leverkusen e a que jogou com o Hertha de Berlim.
Também parti do principio que Piszczek e Sokratis recuperaram das lesões e vão jogar.
Os alemães tanto jogam em 4-1-4-1(Real Madrid), em 3-4-3(Leverkusen) ou em 4-2-3-1(Hertha) e com as lesões que têm, Thomas Tuchel, vai ter que escolher entre jogar adaptando jogadores e utilizando outras escolhas(as que tem ao seu dispor) ou jogar de forma diferente.
A certeza é de que o seu capitão de equipa e lateral esquerdo, Schmelzer, e o seu outro lateral do mesmo lado, Raphael Guerreiro, não poderão jogar e assim talvez esteja aqui uma adaptação.
A minha duvida é se Tuchel adapta alguém a lateral esquerdo ou se prefere utilizar o 3-4-3 utilizado em Leverkusen com 3 centrais e Dembelé encarregue de toda a ala esquerda.
Entretanto o site do Borussia decidiu publicar as possíveis equipas de Sporting e Dortmund mas tenho as minhas duvidas (link).


É que para defesa esquerdo Tuchel pode muito bem apresentar Burnic que já experimentou nesta posição(link) e deixar a posição de lateral direito a quem de direito, Piszczek. Desta forma só mudaria um jogador na sua defesa habitual pois tanto Ginter como Sokratis continuariam como centrais da equipa.
No resto da equipa: Weigl será com certeza o médio defensivo e o quarteto á sua frente acredito que será constituído por Pulisic, Gotze, Rode e Dembelé. É que Kagawa não tem jogado e Mor no último jogo jogou na esquerda na ausência de Dembelé. No ataque e como homem mais adiantado estará Aubameyang.
Para consulta:
1-B.Dortmund-Real Madrid: 2-2(link)
2-B.Leverkusen-B.Dortmund: 2-0(link)
3-B.Dortmund-Hertha: 1-1 (link

1
3
2

Quanto á forma como jogarão penso que não haverá muitas mudanças sendo que os pontos fortes daquela equipa são os seguintes:
-Sabe ter a bola e luta pela sua recuperação em pressão alta
-Tem uma 1ª fase de construção muito boa e através dos defesas centrais
-É rápida e tem qualidade a explorar o desequilibro no adversário
-Procura de desequilíbrios pela zona central
-Procura de explorar o espaço entre linhas através de Gotze,Rode, Kagawa ou Sahin
-Pressão alta para não deixar o adversário construir jogo
-Figura da equipa: Pierre-Emerick Aubameyang:


Sporting Clube de Portugal.
Penso que a julgar pela imagem que o site alemão está muito bem informado sobre a nossa equipa.
De referir que ainda não sabemos se Rúben Semedo está totalmente recuperado mas que temos certeza de que Jefferson, Adrien, Petrovic, Bruno Paulista e Lukas Spalvis não jogarão.
Assim esta seria a minha equipa tendo por base aquela que entrou de inicio no Santiago Bernabéu: Rui Patrício, João Pereira, Coates, Rúben Semedo, Zeegelaar, William Carvalho, Elias, Gelson Martins, Markovic, Bryan Ruiz e Bas Dost.
Na baliza penso que não existem duvidas, na direita a certeza de que João Pereira tem estado bem e melhor do que Schelotto, no centro não faz sentido mudar(só se Rúben não recuperar) e na esquerda a lesão de Jefferson abre a titularidade a Zeegelaar. Pelo menos não acredito em Bruno César nesta posição.
No centro do terreno, William não tem concorrente na posição e Elias é o melhor para ocupar a posição do lesionado Adrien. Nas alas, Gelson e Bryan Ruiz são os que estão em melhor forma e os que dão mais garantias e na frente de ataque, Markovic dá mostras de estar a subir de forma e como ponta-de-lança acredito em Bas Dost.
Como forma de jogar acredito que temos que continuar a jogar como o temos feito.
Como gostamos de ter a bola temos que tentar construir jogo, maioritariamente, através de William se bem que nos vão tentar tapar essa via. Para sair desta pressão alta é termos a equipa a jogar um futebol apoiado e dar saída de bola ao nosso portador da bola;
Temos que saber jogar rápido e de não perder bolas na nossa defesa nem em zonas onde seja possível ao adversário realizar transições rápidas;
Procurar trocar a bola com segurança e de chegar em futebol apoiado até perto da área adversária para tentar o cruzamento para Bas Dost;
Tentar que a bola chegue aos nossos alas para criarem os desequilíbrios necessários para criarem ocasiões de golo;
O nosso meio campo tem que ser competente e saber fazer fluir o jogo pelas alas e em futebol apoiado. É proibido perder a bola;
O nosso ataque tem que pressionar mais e melhor mas não ir ás cegas pois os alemães sabem sair da zona de pressão alta e não podemos deixar zonas vazias para o adversário. Se o fizermos tem que ser em uníssono para não deixar a equipa partida;
Portanto, se formos coerentes com o futebol que sabemos praticar acredito perfeitamente que chegaremos á vitória.
O jogo é de Champions e vai ser preciso inteligência e paciência para sermos melhores.
Vamos ter que não dar muitos espaços, saber defender bem e fechados, de tentar reconquistar a bola quando a perdermos e sobretudo não deixar esta equipa aproveitar e jogar nos espaços entre as nossas linhas.
Quase de certeza que o nosso adversário vai tentar aproveitar também o espaço entre o nosso defesa central e o nosso lateral portanto há que jogar fechado e o nosso meio campo estar coeso e pressionante.
Esta é a minha equipa e a minha análise ao jogo que acredito ser o nosso ponto de partida para um resto de temporada brilhante e de sucesso e ...eu vou lá estar.

4 comentários :

Luis 10 disse...

No meu entender, será Bruno Cesar no lugar de Markovic.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Até pode ser Luís. Acho que jj prefere o Markovic pois está a subir muito de forma.
O nosso plantel oferecesse varias soluções com por exemplo o Bryan que pode jogar mais na frente ou o Bruno César no meio , na ala ou a lateral. O próprio Markovic também oferecesse outras soluções tácticas como por ex, jogar nas alas.
Será que haverá surpresas na equipa?
Só espero e que não se invente e coloque o Bruno á lateral.
SL

NGB disse...

O JJ tem de ler o teu blog. É que claramente percebes imenso de futebol e ele precisa destas dicas!! Não tens nada de útil para fazer na vida?

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Ele deve gostar é de ler noticias sobre os vouchers que ofereciam quando ele estava no teu Clube!!
Já agora espero que todo os clubes da Liga NOS ofereçam fins-de-semana , pequenas viagens, e pequenas prendas e até quem sabe entregas em vale postal mas desde que não se passe o montante legal. E pode-se oferecer muitas prendas desde que sejam todas entregues separadamente umas das outras que é para não se poder somar todas em conjunto.
É mesmo um grande privilégio ter aqui comentários destes mas hipocrisia é que mais temos!!
É-vos difícil não comentar nos blogues leoninos.