quarta-feira, 19 de outubro de 2016

A habitual hipocrisia lampiã


Ultimamente tenho primado por não dar ênfase ao que nos acusam, difamam, mentem sobre nós e a todas as calunias lançadas, principalmente ás segundas-feiras, nos programas de destilação de veneno. E disso até dei conta num post, intitulado de ´Desprezo`(link) que tenho intenções de continuar a cumprir.
Há porém factos que não se podem escamotear nomeadamente a tremenda hipocrisia do nosso rival que nos vai brindando e que prova que só podem considerar as pessoas á volta do futebol como meras crianças ou como não percebendo nada do assunto. E disso faz parte este ultimo comunicado em que diz que foram os próprios que pediram "uma participação ás instâncias competentes visando esclarecer e para por fim ás especulações ....descabidas".
Mas, este Clube não o devia ter feito em muitos outros casos? Afinal que hipocrisia é essa em que de um lado se pedem averiguações para não existirem suspeitas e por outro praticam actos que envergonham o futebol português?
O titulo deste post só podia ser mesmo a Hipocrisia lampiã e arrisco mesmo que muitos benfiquistas vão concordar comigo.
Atenção, com isto não quero insinuar nada nem acusar de nada. Somente quero frisar a má VOZ deste Benfica e a baralhada e hipocrisia no que tem feito ao longo destes anos.

Todos devíamos estar ´obrigados` a zelar pela transparência no futebol português. E digo todos e incluo-me nesse aspecto porque nós com adeptos e neste caso como comentadores não devíamos incendiar por vezes mais o ambiente. No entanto há quem faça bem pior, em directo, ao vivo , pagos e ainda sendo dirigentes de Clubes que deviam primar por outra conduta.
Portanto ninguém é inocente!
Para mim, o estar livre de qualquer suspeita seria o ponto nº 1 da ordem de trabalhos mas não me parece que seja assim no Benfica ou melhor....no Benfica de LFVieira.
Para mim, existe muita hipocrisia e falta de uma única voz de comando no nosso rival e as provas estão nos comentadores afectos e dirigentes do Clube que continuam a fazer tudo como dantes como se o presidente do Clube que lhes paga o salário não tivesse dito nada. Daí também a saída de Rui Gomes da Silva do Clube!!
Os exemplos que eu vou dar já são do conhecimento de grande parte dos viajantes por estes blogues e e sites afectos aos Clubes. O que ainda se fez foi o paralelismo entre esses factos e este comunicado do Benfica.
Um Clube que diz que pediu a investigação ao caso dos Vouchers para se ver livre de suspeitas não deveria reger a sua actividade baseada no mesmo-estar acima de qualquer suspeita? Por isso o digo que o Benfica deve rever a sua estratégia sob pena de ser acusado de hipocrisia que é o que já está a acontecer.
Aliás estes actos que vou comentar precisam de ser legislados porque de outra forma o Benfica vai continuar a cometê-los sem qualquer vergonha. Veja-se então como de um lado pedem investigações para estarem livres das especulações e suspeitas e por outro continuam a praticar coisas que envergonham o nosso futebol.

Comunicado SLB: "......a análise dos factos seja totalmente esclarecedora, pondo fim a especulações que reiteramos serem totalmente descabidas."(link).
O Benfica faz muito bem em pedir estas averiguações pois está no seu direito e só tem que se mexer para provar que não fez nada de mal. No entanto o que cai mal nesta história é mais um comunicado que não está coerente com a linha de actuação deste grande Clube.
O problema pode estar na situação de preferirem estar calados e de ´fazê-la pela calada` o pode explicar a não oficialização de nada e de nem lançarem comunicados.
Lembro também que foi este Clube que remeteu um recurso ao TAD pois não concordou com o veredicto que referia que BdC não tinha dito mentira nenhuma e já todos sabemos que não disse!! O caso dos Vouchers e prendas aos árbitros é todo verdade e já comprovado por árbitros e inclusive pessoas do Benfica portanto não se vê como não concordar com um veredicto que está mais que comprovado. Aliás isto vem na senda de outros processos maldosos colocados pelo nosso rival mal conduzidos e baseados em recortes de jornais. Muito bom, mesmo!!
Ponto da situação:
Esta atitude do Benfica percebe-se perfeitamente porque está a defender-se e mostra não ter medo de nenhuma investigação. Sempre ouvi dizer que quem não deve não teme! Ponto!!
O que eu não percebo é porque é que o Benfica não tem a mesma atitude em relação a muitas outras situações e passo a explicar:


  • Não deveria ser este Clube a evitar dar prendas como as que dava/continua a dar(?) como os Vouchers para refeições e caixa premium Eusébio aos árbitros para não se levantarem suspeitas?


  • Um Clube que é o próprio que pede uma investigação ao caso dos Vouhers não devia ser o mesmo que não deveria concordar com os estágios, no Seixal, do União da Madeira e Marítimo antes destes defrontarem o Benfica para o campeonato? 
















  • Não deveria ser também o Benfica que não deveria concordar em receber o Belenenses no Seixal, para o campeonato nacional de Juvenis, quando o jogo deveria ter sido efectuado na casa do Belenenses ou em outro campo qualquer(penso que por impedimento deste)? Não existiam mais campos em Portugal? E o Belenenses(2º classificado) foi jogar na casa do Benfica(1º classificado)?



  • Não deveria ser também o Benfica que não devia oferecer a sua parte da receita do jogo da Taça de Portugal ao 1º Dezembro para que não existissem quaisquer suspeitas? É que jogar noutro campo o Benfica não pode impedir e até dá jeito mas é como referiu A.Inácio: se o Benfica não desse esse dinheiro o jogo teria sido no Estoril?"


  • Não deveria ser também o Benfica que não deveria aceitar ou querer realizar um jogo treino, no Seixal, precisamente com o 1º Dezembro e na mesma semana do jogo referente á Taça de Portugal? Onde está a transparência nisto tudo? Não existiam mais equipas ao cimo do planeta que quisessem realizar um jogo treino com o Benfica?



  • Não deveria ser o Benfica a não deixar o seu Vice-Presidente Rui Gomes da Silva ser comentador num programa com o risco de poder ser punido por isso? Onde está o cumprimento da lei?


  • Não deveria ser o Benfica a assumir todos os seus problemas e responder por eles oficiosamente do que delegar essas tarefas em comentadores e funcionários do Clube para o efeito e em programas de TV?



Enfim, este Clube não deveria ter sempre a mesma forma de actuar e de proceder? Não devia ser este grande Clube a defender práticas livres de quaisquer suspeitas? Será bom e desejável que o Benfica proceda e defenda de formas diferentes os diferentes casos que vão aparecendo? Onde está a voz e linha directora do Clube? Afinal quem escolhe essa voz e quem a direcciona?
Isto é uma critica que precisava de ser feita pois tem sido gritante demais para não ninguém comentar. 
Penso que alguns benfiquistas até devem concordar comigo e não a faço em género de ataque e sim como um mero facto que para mim é relevante para o bem-estar do nosso futebol. E não digo-o que os outros, nomeadamente o nosso presidente ou outros agentes do futebol, não sejam provocadores ou façam tudo bem. Não! 
Esta é uma critica que tem que ser feita porque são factos verídicos e que deveriam ter outra forma de conduta. Desta forma o Benfica não mostra ser um Clube interessado em práticas saudáveis e livres de qualquer suspeita como foi por exemplo o caso dos Vouchers.
Já aqui passaram benfiquistas que o disseram: o Benfica pode não ter querido comprar os árbitros, simplesmente, não deveria ter dado aquelas prendas porque podiam levantar suspeitas. 
Tal levantou suspeitas que agora está a ser investigado. Tarde mas está!!


2 comentários :

Peter Houtman disse...

O comunicado do benfica a dizer que a iniciativa foi deles é, ele próprio, mais um hipocrisia pois, pelo que se diz agora, o benfica parece que realmente pediu à FPF para pedir a investigação, mas apenas alguns dias DEPOIS de o Sporting e de a própria FPF já o terem feito...

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Mas isso até nem me interessa se bem que é de bom tom também pedir averiguações. O pior é mesmo não terem uma postura que não deixe duvidas de que não se está afazer nada de mal. Mas assim põe-se a jeito e depois para uma coisa já pedem investigações mas para outras já nãos e preocupam se deixam suspeitas ou não.
os Clubes deviam ser os 1ºs a evitarem estas coisas que lá estranhas são.
Depois voltam as coincidências.................