quinta-feira, 20 de outubro de 2016

A constatação de que não temos uma equipa de sonho....


......pelo menos para já!!
Chegou-se a pensar que para esta temporada teríamos uma equipa de sonho e que seríamos ainda mais fortes. Da equipa principal saíram Slimani, João Mário e Teo Gutiérrez mas o argelino e o internacional português parecem-me bem substituídos por Gelson e Bas Dost, que entraram bem nos processos da equipa. Quanto a Teo, quem substitui o colombiano?
De qualquer forma e a esta hora do campeonato não deveríamos ter já um 11 fixo ?
Equipa de sonho? Para já.....não!!
Diga-se a verdade, que JJ nunca concordou com o titulo de equipa de sonho.
Não vejam este post como sequela da derrota ou melhor, como critica por termos perdido mas são nestes momentos em que descemos á Terra, ou seja, vemos melhor, mais friamente, o que temos na nossa frente. 
O que eu vi ontem, em Alvalade, não foi nem de longe, a tal equipa de sonho que muitos de nós chegámos a pensar que teríamos. Talvez mais tarde!
A esta altura muitos de nós já devemos ter descido á Terra mas confesso que essa ideia já me assolava a mente á uns tempos. E aquela derrota em Vila do Conde ajudou.
Com isto não digo que não acredito na nossa equipa mas somente que não é aquele plantel que pensava que tínhamos pois está descompensado e arrisco a dizer que ...mais do que a época passada.
Eu acredito nesta equipa e que ainda ficará melhor na 2ª metade do campeonato mas não acredito nela para voos mais altos como a Champions ou Liga Europa até porque a 1ª decide-se....já!! E eu que nem sou pessimista!!
Portanto, o que eu vejo é muito trabalho pela frente pois com tanto jogador novo só podia dar em mais dificuldades. As nossas expectativas é que são cada vez mais e queríamos estar já a vencer todos os jogos como começámos, a passar á próxima eliminatória da Champions, a estar em 1º lugar na Liga mas ainda é cedo para termos uma verdadeira equipa entrosada e a ser mais constante.
Equipa se sonho? Para já....não!

No inicio
Na pré-época bem critiquei a demora da chegada de reforços e a nossa politica de contratações mais por serem demoradas e tardias. Parece que tínhamos que esperar pelos restos e esperar que os jogadores não tivessem outro lado para ir mas sei que isto não se passa dessa forma. Veja-se o caso do Bryan , do Markovic e do Joel Campbell que não tinham falta de pretendentes e que vieram para o Sporting.
O facto é que foi desta forma que conseguimos bons jogadores que, penso, vieram pelo nosso projecto e por termos um treinador com nome, como JJ.

Pré-época
Poucos foram os jogadores que chegaram a tempo de participarem na nossa pré-temporada o que é sempre mau. A excepção foi o Alan Ruiz que chegou com excesso de peso, Petrovic que demora a mostrar o que vale e Spalvis que se lesionou.
Sabemos que quando os jogadores não fazem a pré-época raramente fazem uma boa época e rendem o que deveriam render mas no fim analisaremos melhor.
O que é certo é que isto tudo afecta qualquer equipa!

Numero de jogadores contratados
Eu ouvi alguém dizer que o Verão de 2016 seria calmo em termos de mercado mas não foi e isto só aumenta e dificulta ainda mais o trabalho de um treinador.
Quando JJ pensava que só perderia João Mário e Slimani e que só tinha que os substituir eis que chegaram ao Sporting 12 novos jogadores:
1-Beto
2-Meli
3-Douglas
4-Petrovic
5-Markovic
6-Elias
7-Campbell
8-Alan Ruiz
9-André
10-Spalvis
11-Castaignos
12-Bas Dost

Ambientação
Acredito também é que muitos deles estão ainda a ambientar-se ao nosso futebol e ao nosso país: o Douglas, o Markovic, o Bas Dost, o Luc Castaignos, o Elias, o Meli, o Felipe, o Joel Campbell e o Beto chegaram quase no fecho do mercado o que significa que não é de um dia para o outro que os jogadores se ambientam ao seu novo projecto de vida.

Metade de uma equipa!
O Sporting mudou metade de uma equipa! Para mim é muito e só significa que JJ terá muito trabalho pela frente.
Nós é que queríamos a equipa já na plenitude das suas faculdades. Isso é impossível com tantas mudanças. O Sporting sabe disso! Nós é que não o vemos....logo.
E são muitos jogadores que só estão á 1,5 meses em Portugal e no futebol português o que é muito pouco tempo para quem chega. A excepção é o Beto e o Elias que por cá já passou. O resto chegou tudo ....agora!
A ambientação dos jogadores percebe-se mas a exigência da competição não a tolera nem espera que os jogadores estejam preparados.
Por isso volto a dizer que para já...não temos nenhuma equipa de sonho. Mas também ainda não estamos melhor porque não concordo com alguns pormenores repetidos pelo srº JJ.

Desiludido com JJ
Estou bastante desiludido com JJ pois faz uma rotação sem nexo ou pelo menos ninguém a percebe e não vale a pena pensarmos que isso vai mudar pois o próprio diz que com esta idade já não vai mudar. Mas também porque já teve duas abordagens erradas: em Vila do Conde e agora com o Dortmund.
Para quê mudar os nossos princípios de jogo? Não somos temidos da forma como jogamos?
Só temos que ser melhores do que os outros e mais nada!!
Viram o que fez o treinador do Dortmund e com jogadores lesionados. Pois bem, não mudou uma virgula e a jogar fora!! É obra. Já o nosso!!!!!!!
Mas também estou desiludido com JJ pois andamos a mudar a equipa de jogo para jogo como se um jogador não conseguisse jogar dois jogos seguidos. A sério que não percebo e arrisco outra vez a dizer que não existem muitos que o percebam. Já irrita!!
Afinal quem é o nosso 2º avançado? E os nossos laterais? Nos outros grandes Clubes sabemos ou não sabemos quem são os titulares porque normalmente jogam sempre os mesmos?
Na frente de ataque o mesmo.
Podíamos jogar sempre com o Bryan e com o B. César na equipa e irmos aos poucos rodando outros jogadores mas não...mudamos de jogo para jogo.
Para mim isto é uma barafunda e com esta opção de rotação de JJ podemos dizer que não temos um verdadeiro 11.
A diferença é no ano passado ficámos arredados das competições europeias e concentrámo-nos só no campeonato que deu para jogar sempre com o mesmo 11.
O que fará agora no Sábado frente ao Tondela? Mudará a equipa toda pois estão cansados do jogo com o Dortmund? Será que o João Pereira já é convocado e o Schelotto não? Que trapalhada!!

Decepção com alguns jogadores
Estou decepcionado com alguns jogadores que são efectivamente fracos e não servem para o Sporting.
Em concreto não tenho gostado nada de Zeegelaar que me parece ser um jogador fraco e a mais no Sporting. O holandês faz-me lembrar o Paíto. Tinha coisas muito boas mas tacticamente era um zero. Este holandês não marca, é comido com passes por fora, abre imensos espaços e não sabe interpretar os movimentos da equipa e dos adversários. Enfim, este não é o lateral esquerdo que precisamos e poderíamos ter comprado um bom e barato mas 1.8 ou 2 milhões eram muito para o SCP??!! Refiro-me ao internacional argentino, Emmanuel Más.
Agora têm outra hipótese quando abrir o mercado pois o seu contracto termina no próximo Verão e ou vem barato ou livre. Desta forma,  Jefferson, que está lesionado continua a ser o nosso melhor lateral esquerdo.
E também estou desagrado com a postura em campo de Markovic que não sendo aquele que por cá jogou não nos serve de nada. Quando temos um jogador que anda dentro de campo e não se sacrifica nem luta pela posse da bola, é um jogador a menos dentro de campo. Devia estar a ganhar confiança na equipa B.

Mais constatações
-Schelotto em forma é bom jogador
-Coates é o patrão da defesa
-Rúben Semedo tem categoria mas é inexperiente
-Jefferson é o nosso melhor lateral esquerdo
-William, Adrien, Gelson,  Bryan e Bas Dost são intocáveis
-Bryan Ruiz é o nosso melhor 2º avançado pois o Alan ainda se adapta e Markovic não quer
-Bruno César é pau para toda a obra

Talvez faltem acertos na equipa.
Temos que analisar que temos jogos internacionais e nacionais.
O Rúben Semedo, por exemplo, fruto da sua inexperiência tanto joga bem e parece trilhado para altos voos como também o contrário. Em Madrid fez um jogão, contra o Dortmund foi mal comido por Aubameyang e mostrou-se inseguro. Talvez fosse tempo de experimentar outra dupla de centrais com Paulo Oliveira ou Douglas. Talvez não seja mal pensado!!
Quanto aos nossos laterais o aconselhado era não mudarem todos os jogos. A equipa precisa de rotinas e só vai demorar mais tempo em adquiri-las se os mudar constantemente. Para mim o Schelotto jogava sempre se bem que o João Pereira é muito bom jogador e tem uma garra que tomara muitos a terem. Na esquerda já vi que em holandês não vamos lá.
No meio campo para a frente só mudava duas posições: mudava o Bryan para o lado do Bas Dost e colocava o Bruno César na ala esquerda.
Depois aos poucos dava minutos ao Paulista, ao Alan Ruiz, ao Campbell, ao André, ao Matheus e ao Markovic e a outros pois mais cedo ou mais tarde vamos precisamos de rodar alguns jogadores......com nexo.

E quando o Gelson se lesionar?
Vai ser um problema quando o Gelson se lesionar pois o único que tem tido alguns minutos é o Campbell e o Markovic se bem que este tem jogado mais pelo meio.
Mudar o Bryan, o Bruno César e o Matheus para o lado direito, subir o Schelotto no terreno ou adaptar o Meli são possibilidades mas será que já experimentámos? Nos jogos não tenho visto nada disso.

Conclusão
A conclusão a que chego é que temos jogadores que ainda não formam uma verdadeira equipa. Estamos é no caminho para o sermos!
Precisamos de jogos, vitórias e de adquirir as rotinas que nos podem levar aos níveis exibicionais da temporada passada. Vamos ter que trabalhar muito, levar algumas assobiadelas e passar maus bocados mas estou confiante de que lá chegaremos.
Naturalmente gostava que tivéssemos outra forma de marcar os cantos e os livres mas não sou o mister, Resta-me aceitar uma ideia que teima no mesmo mas com muito pouco sucesso. Para quê então ter torres dentro da área se as bolas não lá chegam?
Por fim, adaptações, rotações e mudanças constantes na equipa só baralham e confundem mais os jogadores e os processos da equipa. Enquanto isto acontecer vai ser tudo bem mais difícil e a única coisa que nos faz não olhar para estes factos são.....as vitórias.
Equipa de sonho? Equipa de sonho é aquela que numa temporada vence e convence mas para isso há que ser humilde, ficar calado e trabalhar muito.
Não tenho duvidas de que vamos ser bem melhores.

Sem comentários :

Enviar um comentário

Comente em AmorSporting: