segunda-feira, 10 de outubro de 2016

1ªs decisões até final de 2016(análise ao calendário SCP)


Até final do ano de 2016 disputamos jogos para todas as competições oficiais: Liga Portugal, Liga dos Campeões, Taça de Portugal e Taça da Liga.
Nestes três meses o calendário é apertado e as 1ªs decisões estão aí á porta.
O Sporting estará preparado para elas!!
Nestes 3 meses disputamos 17 jogos sendo 5 em Outubro, 6 em Novembro e outros 6 em Dezembro. Mais em pormenor serão: 9 jornadas da Liga NOS, 4 jogos para a Liga dos Campeões, 2 eliminatórias (em principio) da Taça de Portugal e mais dois jogos da Taça da Liga.
UFA!!
Disputamos então jogos para todas as competições oficiais da temporada 16/17 sendo que os jogos da Liga dos Campeões e da taça de Portugal são decisivos.

Outubro

Neste mês disputamos 5 jogos já contando com o empate surpreendente em Guimarães. Assim 3 são para a Liga NOS (Guimarães-f, Tondela-c e Nacional-f); 1 é para a Liga dos Campeões (Dortmund-c) e outro a contar para a Taça de Portugal (Famalicão-f). 
Ao todo disputamos 2 jogos em Alvalade e outros 3 , fora!
Pelo meio, temos 2 partidas das selecções nacionais.
Com tudo isto vemos que não existe muito tempo de descanso entre jogos das diferentes competições o que obriga a que a parte física e a sua recuperação sejam exigentes e essenciais.
Vejamos os jogos e as suas datas:

-1/10: Guimarães 3-3 (Liga NOS)  F
-7 e 10/10: Selecção Nacional
-13/10: Famalicão (Taça de Portugal)  F
-18/10: Dortmund (Liga dos Campeões)  C
-22/10: Tondela (Liga NOS)  C
-28/10: Nacional (Liga NOS)  F

Vemos que o Sporting practicamente joga com um intervalo de 4/5 excepto entre Tondela e Nacional que se cifra em 6 dias, nada normais.
Desta forma e com alguns jogadores sem descanso devido também aos jogos das suas selecções nacionais( ex: Rui Patrício, Sebastián Coates, Rúben Semedo, William Carvalho, Markovic, Gelson Martins, Bryan Ruiz, Joel Campbell e Bas Dost) deverão descansar no jogo da Taça de Portugal frente ao Famalicão.
Sabemos que rodar jogadores na prova ´tomba gigantes`  é arriscado mas é um risco baixo e é o melhor momento para o fazer.
Por um lado jogadores como : Beto, Esgaio, P. Oliveira, Douglas, Petrovic, B. Paulista, Matheus Pereira e Castaignos poderão ter a sua oportunidade, jogar e fazer rodar a equipa. Talvez não joguem todos mas uma boa parte deles é natural que seja.
O período de jogos posteriores é muito importante começando pela recepção ao B. Dortmund , para a Liga dos Campeões. Aliás os 2 jogos com os alemães podem revelar-se cruciais para a continuação em prova . Por exemplo: duas derrotas afastar-nos -ía da 2ª fase da competição.
Claro que com 3 pontos de atraso para o 1º classificado qualquer jornada da Liga NOS também se torna bastante importante e uma deslocação á Choupana nunca foi fácil.

Novembro

E Novembro inicia com um dificílimo jogo em Dortmund. Até pode não ser decisivo se empatarmos ou vencermos em Alvalade mas será com certeza um grande osso e duro de roer. Porém se silenciámos o Bernabéu quase o jogo todo porque não o fazer também ....na Alemanha?
Neste período de 30 dias vamos disputar 6 jogos: 2 para a Liga NOS(Arouca-c e Boavista-f); 2 para a Liga dos Campeões( Dortmund-f e Real Madrid-c); 1 para a taça da Liga e, em principio, 1 para a Taça de Portugal(se passarmos o Famalicão).
Também haverá concentração para as selecções nacionais o que faz apertar ainda mais o calendário.
Vejamos os jogos e datas:

-2/11: Dortmund (Liga dos Campeões)  F
-6/11: Arouca (Liga NOS)  C
-13/11: Selecções Nacionais
-18/11: Taça de Portugal(data e jogo ainda por definir)  ?
-22/11: Real Madrid (Liga dos Campeões)  C
-26/11: Boavista (Liga NOS)  F
-30/11: Taça da Liga  ?

Em Novembro a exigência física continua pois vemos que o intervalo entre jogos ainda é menor do que em Outubro. Neste mês, practicamente, jogamos de 4 em 4 dias e este facto vai exigir mais do nosso físico e da nossa capacidade de recuperação.
De facto não serão nada fáceis estes dois meses, Outubro e Novembro, mas também não são esperadas facilidades. Hoje em dia, não existem jogos fáceis e um pequeno deslize pode deitar tudo a perder. Existem é jogos com níveis de dificuldade menor ou maior sendo que defrontar num curto espaço de tempo, duas vezes o vice-campeão alemão e ainda o Real Madrid  é de uma exigência máxima.
Este nível pode elevar-se se, por exemplo, sair jogo grande da ´jarra` do sorteio da Taça de Portugal.
Mas em nenhuma competição se pode facilitar pois a Taça é a eliminar, na Liga não nos podemos atrasar e até recuperar terreno e na Liga dos Campeões queremos seguir em frente.

Dezembro

No mês de Dezembro não queremos prendas no sapatinho. Queremos é vencer os derbis e os clássicos. 
Eu explico!!
Dezembro vai ser mês de clássicos, V. Setúbal e Sp. Braga e ainda de dois derbis: Benfica e Belenenses. Para além disso também fazemos a nossa única viajem para fora: vamos a Varsóvia defrontar o Légia naquela que será a ultima jornada do nosso Grupo da Champions.
Á semelhança de Novembro disputamos então 6 jogos: 4 serão para a Liga NOS(V. Setúbal-c, Benfica-f, Braga-c e Belenenses-f); 1 para a Liga dos Campeões(Légia-f) e ainda haverá jogo para a Taça da Liga. Assim sendo disputamos 2 jogos e Alvalade e 3, fora. O jogo da taça da Liga ainda não tem adversário nem local de encontro.
Vejamos os jogos e datas:

-3/12: V. Setúbal (Liga NOS)  C
-7/12: Légia (Liga dos Campeões)
11-12: Benfica: (Liga NOS)  F
-16/12: Sp. Braga (Liga NOS)  C
-21/12: Belenenses (Liga NOS)  F   .........jornada a meio da semana
29/12: Taça da Liga

Este mês em termos de intervalo de tempo entre jogos será semelhante a Novembro, ou seja, só teremos 4 dias entre um jogo e outro o que dificulta a tarefa em campo. 
Por outro lado a ída a Varsóvia será a nossa única saída este mês. É que não saímos da zona de Lisboa: Setúbal, Luz e Belém.
Claro , o jogo da Taça da Liga ainda falta agendar um adversário, data, local e hora.
Com esta panóplia de jogos, este mês, também é muito importante na nossa caminhada mas nada a que já não estejamos habituados.Venham de lá então esses jogos mas.....só podemos pensar neles....um de cada vez!!

E como já pudemos constatar este inicio de época não tem sido fácil nem o é para ninguém. 
Queria também destacar o que o nosso sorteio nos deixou para esta 1ª volta. As nossas saídas mais perigosas estão de facto a ocorrer nesta 1ª volta do campeonato: 
-Guimarães, 
-Paços Ferreira, 
-Vila do Conde, 
-Luz, 
-Bessa, 
-Funchal, 
-Belém,
-Chaves.
Para já nestes jogos em casa o saldo está em 1 vitória(Paços F.), 1 empate(Guimarães) e 1 derrota(Vila do Conde). Como será nas outras?
O outro aspecto prendesse inevitavelmente com os golos sofridos.
Na época passada fomos a melhor defesa do campeonato com 21 golos sofridos. Porém esta época já vamos com 9 golos sofridos o que faz com que seja quase metade do que sofremos a época passada ...toda!
Isto deve dar que pensar e cada um tem as suas teorias. A de JJ é de facto a que mais interessa e com certeza a mais acertada mas tenho duvidas de que o mal esteja nos defesas centrais ou só nos laterais.
Para uma equipa são os 11 jogadores e se porventura aparecem mais jogadores adversários perto da nossa área é porque os deixámos lá chegar.
A nossa 1ª defesa são os avançados, depois os médios e depois sim, os defesas e o guarda-redes. Talvez se fizéssemos melhor pressão no ataque talvez não tenhamos tantas surpresas e ainda por cima nos últimos minutos de um jogo.
Mas claro, como disse, não é só este o problema. O problema é um conjunto de factores que não estamos a conseguir evitar ou a controlar.
É isso que agora vamos corrigir para de uma vez por todas para podermos embalar esta onda verde fantástica!

Sem comentários :