domingo, 11 de setembro de 2016

Sporting vence e confirma inicio perfeito de campeonato


O Sporting recebeu o Moreirense e venceu por, 3-0 com golos de Gélson Martins, Joel Campbell e Bas Dost. Mantivémo-nos na frente do campeonato, isolados, e confirmámos um inicio de 16/17 ....perfeito: 4 jogos, 4 vitórias, 12 pontos, 8 golos marcados e 1 sofrido.
E houve tempo para os reforços se mostrarem!

A 1ª convocatória de JJ era uma curiosidade porque todos os reforços já estavam á sua disposição. 
As minhas contas não ficaram nada mal mas também era o esperado! ´A minha convocatória` falhou por 1 jogador: Marvim Zeegelaar saiu e entrou Jefferson quando eu pensava que seria antes Schelotto a sair dos 19 eleitos para ir a jogo.


Ou seja, para mim não foi surpresa terem sido convocados muitos dos nossos reforços desde verão: Guarda-redes: Beto 
Médios: Elias 
Avançados: André, Markovic, Campbell, Alan Ruiz e Bas Dost.

O 11 de Jorge Jesus.
Para este primeiro 11 depois de encerrado o mercado de transferências era também curiosidade qual ou quais seriam os reforços que entrariam na equipa. Eram esperadas surpresas na equipa depois de termos tido vários jogadores ao serviço das selecções? Sim, até porque bem me parecia que Bryan seria poupado. Quanto a mais mudanças....não esperava.
Assim e em relação á equipa que utilizámos frente ao FC Porto eu teria-me ficado pela entrada de Bas Dost no 11 mas JJ mudou: tirou João Pereira e entrou Schelotto; tirou Zeegelaar e Bruno César desceu para lateral esquerdo; tirou Bryan Ruiz para entrar Joel Campbell e Alan Ruiz e Bas Dost entraram para as vagas deixadas por B. César e...Slimani.
Portanto JJ efectuou 4 mudanças de um jogo para o outro! É a tão chamada rotação de jogadores que JJ efectua nas suas equipas!
Prudente ou não já é outra conversa pois uns treinadores apreciam e outros não.
Então foi com esta equipa que o Sporting se apresentou em campo sabendo que as tais rotinas ainda não estão bem no ponto.


E quem esperava que fosse uma bela partida de futebol enganou-se! 
De qualquer forma vencemos justamente e mostrámos que depois de trabalhar bem este grupo de jogadores teremos equipa para dar e ...vencer!
De facto não foi um jogo fácil , como não é nenhum, mas sem as tais rotinas o futebol não é tão vistoso. Digamos que fomos pragmáticos em frente do golo!
Pressionar o jogo todo é uma característica do nosso Sporting e foi isso que fizemos. Caímos em cima do adversário logo de inicio e desta forma conseguimos ficar com mais bola e criar as nossas ocasiões.
Aos 26 minutos num grande passe de William Carvalho(esperamos que esta semana façam um video com o passe de William para o golo de Gélson) para as costas da defesa contrária deu no 1º golo. Gélson Martins fez uma diagonal e já dentro da área domina a bola e coloca-a no fim das redes. 
A partida esta desbloqueada!
E o jogo continuou com a  procura de mais golos mas até ao intervalo nãos e registou mais nenhum. 
O nosso lado direito era sem duvidas o mais requisitado pois Schelotto e Gélson já têm rotinas e Bruno César e Joel ainda não. É normal!
Antes do intervalo vencíamos por 1-0 mas já jogávamos contra 10 jogadores com um elemento do Moreirense a ser expulso por entrada perigosa sobre William.
Na segunda parte foi mais da mesma pressão e logo, logo a abrir Bas Dost falha o seu 1º golo. Não marcou desta vez mas marcou mais tarde. Seria o 3-0 e o arrumar do resultado. 
Entretanto ainda tentámos marcar mais mas só o conseguimos lograr com um golo de Joel a um centro de Alan Ruiz em mais uma diagonal para dentro da área. Claro que estas diagonais criam muitos desequilíbrios aos defesas que nem sabem para onde os nossos atacantes vão/andam.
Depois uma parte marcada pelas estreias dos nossos reforços.
Markovic entrou aos 60 minutos por Gélson que esteve muito bem. O sérvio acabado de chegar não podia ter ficado de fora e eis os seus primeiros 30 minutos de jogo e a já mostrar as suas qualidades.
Markovic colou-se no flanco direito!
Depois foi a vez de Elias!
O brasileiro regressado entrou por Adrien aos 67 minutos e também mostrou que está cá para mostrar futebol e ajudar a nossa equipa. Adrien foi aplaudido e as pazes estão feitas!
Aos 78 minutos ficámos a saber que André poderá ser adaptado a 2º avançado pois entrou por Alan Ruiz. 
Até final ficam alguns lances de nossa desconcentração com o Moreirense a poder marcar mas Rui Patrício a impedir tais intenções. 
Em Alvalade estiveram 44393 espectadores e o ambiente esteve fantástico. Claramente se vê que os jogos jogados ás 18 horas trazem mais publico aos Estádios de futebol. 
Sporting pragmático mostrou que pode fazer mais mas já ficou um cheirinho. Agora vamos a Madrid tentar vencer porque esta é a filosofia do nosso Clube - vencer em todos Estádios.

2 comentários :

Mario Silva disse...

Acho que em Madrid o Sporting vai jogar num 4:3:3 com Adrien William e Bruno César, q são os que defendem melhor, no meio campo e Gelson, Bryan ou Campbell e Dost no ataque... apostava no Campbell que é mais rápido, e segura muito bem a bola ...

Rui Cerdeira Fernandes disse...

É possível pois o 4-3-3 a defender é bem fechado mas o nosso sistema habitual também a defender dá em 4-5-1, isto é, dão os dois porque os alas recuam se bem q no nosso sistema o 2º avançado tb tem que fechar. ~Mas o mais importante julgo que é não ir só para defender. Isso querem eles !
O Sporting penso que não sabe o que é só defender e vai tentar ter a bola como sempre. Eles tb o sabem e vão tentar marcar o William para não deixar construir. Penso que o Adrien ou possivelmente o Bryan recuando um pouco no terreno podem ter mais bola do que William. Nas pontas é apostar em Joel e Gélson como no Sábado. São rápidos e bons de bola. Mas muito poderíamos dizer pq contra o Rela Madrid não há tácticas infalíveis. A nossa dinâmica em campo ditará muito.