domingo, 4 de setembro de 2016

Plantel de sonho (parte III)


Com este plantel de sonho , as dores de cabeça de Jorge Jesus certamente que serão bem maiores. No entanto ter um lote de quase e dezenas de atletas de excelentes recursos é também um sonho de qualquer treinador.
O culpado? Bruno De Carvalho!
O nosso presidente deu todas as condições a JJ para lutarmos em todas as frentes.
A nossa ambição nunca foi tão alta!
Quem tinha medo que o Sporting, ao perder João Mário e Slimani, ficasse mais fraco deve ter ficado mais tranquilo ao ver o plantel ás ordens de JJ.
Bruno de Carvalho conseguiu dotar o Sporting com excelentes jogadores que agora só terão que fazer o que sabem fazer tão bem- jogar futebol e dentro de campo ajudarem o nosso Clube a vencer e a conseguir conquistas!!
Aliás...foram contratados para este efeito!

O Sporting não quer ser campeão do defeso!
Este titulo, que muitos paineleiros lampiões exibem com muito orgulho por esses meios de comunicação por aí a fora, deixamos para quem, mais uma vez, gastou cerca de 50 milhões!!!!!!!!
O que realmente nos interessa é vencer as competições a que nos propomos disputar. Títulos morais já nós temos muitos!
Mas também o que queremos ter é que os jogadores encarnem no que JJ pretende e que se concentrem só nos nossos objectivos.
O Sporting aposta muito forte para esta época.

É hora de trabalhar.
O trabalho das selecções nacionais não chegam na melhor altura para nós. Os nossos reforços, praticamente, ainda não sentiram o  seu novo Clube e voaram logo para a Costa-Rica, Holanda, etc, etc. 
Os nossos reforços que são mais de uma dezena precisarão do seu tempo para depois conquistarem o seu espaço. Uns mais que outros, obviamente, pois por exemplo, Markovic e Elias são regressos ao futebol português.
Mas futebol também acarreta problemas e saber resolvê-los é o mais complicado. Porém penso que BdC soube resolvê-los e todos da melhor forma. Ficaram resolvidos os casos Slimani, João Mário, Adrien e Elias! 
Bravo! Se bem que cada um de nós resolveria á sua maneira, como não poderia deixar de ser!
Slimani pediu para sair e saiu mas sem antes de deixar nos nossos cofres 30 milhões , que era o que o Sporting pedia; 
João Mário, idem aspas aspas. Para sair tiveram que pagar como queríamos e o que mais ou menos pretendíamos. Foram só 40 milhões podendo aumentar mais 5 milhões(como Slimani) se determinados objectivos forem concretizados;
Elias voltou ao Sporting mas nem terá sido caso difícil. As pessoas quando são homens o suficiente sentam-se e resolvem o que os separa. Neste caso nem Sporting nem Elias viram problemas de maior e com muita humildade e muito carácter resolveram a questão. 
Agora, os dois, voltamos a lutar do mesmo lado;
E finalmente.......Adrien que foi o caso mais difícil de resolver. 
Quando não dão o que o Sporting pretende ...nada feito. Fica no nosso Clube e o problema está sanado com palavras de dedicação do jogador e de admiração do nosso presidente sobre o nosso capitão. 
Duvido que existam muitos adeptos que lhe quisessem tirar a braçadeira! 
Para mim foi o nosso maior reforço...neste defeso!!
Problemas resolvidos....é tempo de trabalhar!!

Previsão do mercado não se ....verificou.
Bruno de Carvalho previa que o mercado fosse calmo para nós mas ou foi estratégico ou enganou-se. O assédio pelos nossos campeões foi tão grande que existem mesmo negócios irresistíveis. 
Resolvemos esses problemas com mestria e muita humildade mas também com muita capacidade de trabalho. 
O nosso presidente deu mesmo uma grande lição e a muita gentinha!!
Quem diria que Elias, o jogador que disse que BdC era meio maluco, voltaria a jogar no nosso Clube? 
Para mim isto foi uma grande lição pois quem permite que Elias volte sabe perdoar e fica provado que mais uma vez, BdC, não é o que muita gentalha deseja que ele seja!!!
E Elias faz parte dos nossos reforços que acabam por não ser poucos. Porém tudo se precipitou e eis alguns craques a jogar no nosso Sporting.
Ninguém pensaria que Markovic, Joel Campbell e Bas Dost pudessem chegar ao Sporting mas o que é facto é que cá estão e o holandês é a nossa maior compra de sempre-10 milhões + 2 por objectivos. 
As previsões não se verificaram mas este Verão foi de ....mestre!

Reforços.
São efectivamente muitos reforços mas nem todos vestem as nossas cores pela 1ª vez. Elias, Pedro Delgado e Beto já estiveram no nosso Clube e Markovic já passou por Portugal, Lisboa e futebol português. Para estes, adaptação, é coisa que não será problema. 
Depois os ´novatos`: Douglas, Petrovic, Meli, Alan Ruiz, Joel Campbell, André, Luc Castaignos, Lukas Spalvis e Bas Dost. 

Reforços para todos os sectores.
De facto todos os sectores da equipa foram reforçados. O ataque foi mesmo renovado mas o meio campo, defesa e baliza foram só retocados. 
Vejamos:

Baliza:(3)
Para este sector chegou um único reforço pois era mesmo preciso um guarda-redes que desse garantias quando Rui Patrício estivesse ausente. O escolhido foi Beto, jogador formado no Sporting e internacional português. 
Rui Patrício, Beto e Azbe Jug são os nossos guarda-redes para 16/17.

Defesa:(9)
Na defesa só um retoque.
A única mudança é a entrada de Douglas que JJ já pretendia treinar á muitos anos mas para entrar Douglas tiveram que sair Ewerton e Naldo que até nos rendeu 4.5 milhões de euros.
Para o resto do sector tudo ficou igual: João Pereira e Schelotto são os laterais direitos; Jefferson e Zeegelaar são os laterais esquerdos e Coates, Paulo Oliveira e Rúbem Semedo são os defesas centrais juntamente com Douglas.
Para terminar ainda contamos com Esgaio que tanto joga á esquerda como á direita.

Meio campo:(6)
Neste sector estava identificado o problema. Faltava alguém para dar descanso a William Carvalho.
Bruno Paulista era uma incógnita e então adquiriu-se também Petrovic. Este último parece precisar de adaptação e entretanto Paulista dá boa conta de si.
Como diz JJ: "O talento está lá , agora é preciso mostrá-lo".
Para o lugar de Adrien, chegaram Elias mas também Meli. O argentino deverá ser adaptado á direita e desta forma Elias é uma excelente escolha.
Este sector está sem dúvida bem mais forte.
Os titulares são sem dúvida....William e Adrien que deverá continuara como nosso capitão!

Extremos:(5)
As alas eram ocupadas por Bryan Ruiz e João Mário mas a saída do português deixou espaço para preencher. O natural substituto de J. Mário é o Gélson Martins que inicia a temporada em alta rotação.
Acontece que com a chegada de Campbell e agora de Markovic algo vai mudar na equipa e bem pode ser o de extremo direito. O Gélson que se cuide!
Quem pode e mexe muito do lado esquerdo é o Bruno César que tanto joga a lateral com a extremo esquerdo. É um valor muito utilizado por JJ.
O outro jogador que JJ pode utilizar é o Matheus Pereira que vem de baixo tentar ganhar o seu espaço.

Avançados:(6)
Esta posição era a mais carenciada e com a possível saída de Slimani soaram os alarmes.
De uma forma ou de outra, Teo e barcos eram cartas fora do baralho e então contratou-se Lukas Spalvis que logo no seu 2º jogo lesionou-se para meio ano. Que sorte!!!!??
Mas ainda não era tudo!!!!
Se já precisávamos de avançados, com a lesão de Spalvis e a saída de Slimani ainda ficámos pior.
Fomos obrigados a ir ao mercado mas a demora estava a ser muita.
Porém devo-me calar pois as escolhas foram bem feitas. Para os lugares chegaram: Bas Dost, gigante holandês que veio como a nossa transferência mais cara de sempre(10M), Luc Castaignos, outro holandês que pretende de uma vez por todas impor-se no futebol e André, internacional brasileiro acusado de ser boémio. 
Depois para 2º avançado chegou o Alan Ruiz que vem rotulado de craque mas que tem que o confirmar dentro de campo. No entanto temos jogadores que desempenham esta função ás mil maravilhas e estou convencido de que passará por aí as ideias de JJ.
Muito provavelmente esta posição vai ser ocupada ou por Bryan Ruiz ou por Markovic pois não me parece que Alan esteja muito adaptado e que Joel Campbell saia da ala.

Como vêem, esta temporada , JJ, não se poderá queixar das de soluções pois BdC dotou este plantel de bons executantes.
Agora o trabalho é com os técnicos e jogadores.
Quanto a nós , adeptos, vamos lá estar para apoiar....como sempre e como surge nesta magnifica foto tirada no fim de tarde em dia de recebermos o FC Porto.
Para 2016/2017 o nosso plantel é composto por 29 jogadores!

4 comentários :

Manuel Beites disse...

Foi um defeso em cheio para o nosso Sporting. Quantidade, qualidade, arrumação da casa e bons negócios...muito bons!
Gastamos menos que a concorrência, ganhamos mais que a mesma e temos melhor equipa.
No entanto há uns iluminados que, ainda assim querem escamotear esta realidade indiscutível, apresentando o Carrillo como a melhor contratação do defeso...
Pelos vistos ainda ninguém compreendeu a posição de um certo blog que se augura com visão, mas que ficou cego após a era Bruno de Carvalho.
Os seus mentores são simpatizantes do Sporting, o blog é de muito boa qualidade, as pessoas sabem de bola e estão muito atentos, mas algo se passou...
Lembro-me de no tempo do Godinho, este blog anunciar as paletes de contratações ainda antes de que qualquer jornal sequer delas suspeitasse. Depois...bem, depois não sei.
O que sei é que há uma qualquer circunstância que orienta este espaço contra a sua própria cor e que tresanda a inveja.
Há sempre posts acidulados cada vez que algo corre mal no Sporting e de elogios só se ficar mal não os fazer...e mesmo assim parece que são de favor e forçados...
É claro que a estória do peruano é paradigmática e só serve para enxovalhar a direcção do Sporting.
O fulano tem qualidade mas não passa de um caipira mal formado,instável, irregular, sem carácter, nem personalidade e claro está que há imensa gente muitíssimo mais valiosa nas trocas deste verão.
É uma engolidela de sapos. Inchem!!
Bora Sporting!

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Bem...Manuel:
Penso que esse blog de quem fala não é este com certeza mas eles existem...é verdade.
Obviamente que também penso que apesar de ter sido mais tarde nos apetrechámos bem. Sei no entanto que bons negócios se realizam quando nos fazemos de difíceis e nos últimos dias de mercado e daí terem chegado tarde.
Porém sei dar a mão á palmatória e os reforços são de boa qualidade. Agora só falta dentro de campo

Mario Silva disse...

As dispensas também foram fenomenais... vimos-nos livres de todos os jogadores que não iriam interessar (sem desprimor ou desprezo)... e até nos vimos livres do nosso tabarato... coisa que o rival não conseguiu

Aquilani, Teo, Carrillo, Barcos, Labyad, Slimani, Naldo, werton, e menos o JME, eram dos jogadores mais bem pagos... a libertação salarial nestes e com mais que foram emprestados em relação ao ano passado, creio que fica acima dos 20 milhões ano brutos(incl impostos)

É bem possível que os que entraram custem mais que os 20 e tal milhões libertados, mesmo contando q 2/3 do Markovic paga o Liverpool, Mas a diferença deve ser pequena ou muito pequena, não vai haver nenhuma explosão nos custos de massa salarial como muitos vaticinaram. Muito bem direcção, até nisto mostra rigor... o que é tão importante como contratações de nome. Ary

Rui Cerdeira Fernandes disse...

É isso mesmo Mário. O nosso caminho é este e está a ser muito bem trilhado.
O nosso presidente era o último que desejava aumentar os custos sem os poder suportar.
Fizemos um grande trabalho no mercado se bem que preferiria tê-lo feito mais cedo mas os bons negócios também são realizados no fim do mercado.
Agora é saltar lá para dentro e vencer!!
SL