terça-feira, 20 de setembro de 2016

Mudar? O quê, quem e porquê.


A derrota em Vila do Conde deixou um alerta e uma lição que JJ e o Sporting saberão interpretar. 
Para os adeptos, não há duvidas de que será preciso mudar algo na nossa equipa, já nesta sexta-feira, frente ao Estoril. 
Em Madrid realizámos uma grande exibição mas com o Rio Ave voltámos atrás na nota artística o que nos deixa a perceber que para Jorge Jesus não existe aquele ditado que diz: ´em equipa que ganha não se mexe`. 
Agora é tempo da nossa equipa encontrar o seu equilíbrio mas mudar, mudar porquê e quem são perguntas que só as desfaremos em Alvalade.

O Sporting perdeu o seu 1ª jogo e de forma dura e fria. 
Perder 3-0 em Vila do Conde depois de uma exibição que encantou a Europa e que deixou água na boca a muita gente não é normal! 
Jorge Jesus também ficou convencido mas com o Rio Ave mexeu na equipa justificando que não podia ter deixado os mesmos em campo!!? 
As outras equipas costumam mexer muito nos seus 11´s ou serão só ideias de JJ? E a equipa estava cansada ou não mudou o chip? 
O próximo jogo desfará algumas das nossas duvidas. 
Para mim não vejo porque não poderiam ter jogado os mesmos jogadores ou se muito trocar um ou dois jogadores: Rui Patrício, João Pereira(S, Coátes, Rúben Semedo, Zeegelaar(Jefferson), William, Adrien, Gélson, Bryan Ruiz(Alan Ruiz), B. César e Bas Dost.
Cansaço? 
Há quem diga que o cansaço é psicológico e que a motivação supera-o mas jogar de 5 em 5 dias também ajudaria muito!!
Este jogo com o Rio Ave despoletou então toda esta conversa pois para muitos(eu inclusive), a tal rotação custou-nos a derrota. Jorge Jesus arriscou e deu-se mal!
Então, em equipa que não vence.... tem que se mexer!

Mas analisemos os 11´s utilizados por JJ até agora: 
O Sporting iniciou o campeonato ainda com João Mário e Slimani mas os dois não chegaram a jogar mais ....juntos. Slimani estava castigado na 1ª jornada e João Mário só jogou o nosso 1º jogo, ou seja, o Sporting obrigatoriamente tem um antes de 1 Setembro e um após esta data.

1ª jornada:
Jogo com o Marítimo.
Jorge Jesus iniciou a Liga apostando em dois defesas centrais que deverão ser os mais utilizados durante a época: Rúben Semedo e Coátes e isso tem se confirmado!
Depois os laterais escolhidos foram João Pereira que justificou a aposta e Jefferson que só jogou 45 minutos não agradando ao treinador e...nunca mais jogou.
Do meio campo para a frente não houve nada a apontar: William, Adrien, Gélson, João Mário, Bryan, e Alan Ruiz. Este último jogou porque Sli estava castigado e não havia mais pontas-de-lança. 
Resultado: 2-0.


2ª jornada:
Jorge Jesus voltou a utilizar quase as mesmas escolhas á excepção para o regresso de Slimani, a saída de João Mário e a saída de Jefferson da equipa. 
A surpresa foi Bruno César a lateral esquerdo! Não deslumbrou mas também não desiludiu. 
Claro que a nossa exibição não foi a melhor mas vencemos o que é o mais importante. 
O adversário não era muito forte.


3ª jornada:
Porém, JJ não ficou totalmente satisfeito!
Recebemos o FC Porto e voltou a fazer alterações. Porém não foram muitas.
Zeegelaar entrou para lateral esquerdo, Bruno César voltou a subir no terreno, Bryan voltou a avançado e acompanhou Sli na frente de ataque. No resto não se verificaram alterações. 
Muito bem.

Demorámos a entrar em campo mas depois fizemos boa exibição e vencemos um clássico! Eu até diria que a equipa começou a descobrir os seus equilíbrios.....
Como foi bom ver que Bryan e Bruno César trocavam de posição na frente de ataque, que Gélson também mudava de flanco e que Zeegelaar era o lateral que nós precisávamos. 
Na frente, Sli, faria o seu ultimo jogo.
Esta foi a formação que nos deu mais equilíbrio dentro de campo mas.....sairia Slimani.


4ª jornada:
Depois de um interregno para os jogos das selecções que nem por isso nos ajudou na integração dos nossos reforços eis o 1º jogo...........do após 1 Setembro!!
O Sporting recebia o Moreirense e depois iria a Madrid medir forças com o Real. Eram então esperadas mexidas na equipa mas nem todos as percebemos.
Bem.....Slimani e João Mário já não estavam e JJ apostou claramente em Bas Dost no lugar do argelino. Mas não foi só. 
JJ arriscou e como o jogo era em Alvalade, também tirou Bryan Ruiz(´tocado`da selecção costa-riquenha?), voltou a recuar Bruno César para lateral esquerdo, Schelotto entrou para a direita, Joel Campbell entrou para a ala esquerda e Alan Ruiz voltou á equipa. Ufa!! 
Foram nada menos do que 5 mudanças na equipa. 
Em Alvalade talvez seja o local certo para se fazer esta rotação mas mesmo assim é muito arriscado e perdem-se pontos importantes ...assim!!
Consequência? O Sporting venceu mas acusou as mudanças. 
No resto da equipa não mexeu.
E não mexeu porque há jogadores que são totalistas e de quem JJ não prescinde. Eles são 6: Rui Patrício, Coátes, Rúben Semedo, William Carvalho, Adrien e Gélson Martins, ou seja, JJ não prescinde da espinha dorsal da equipa....e bem.

Mas será o suficiente para a equipa não acusar as outras mudanças? Não parece e penso que muito menos num jogo fora ....de Alvalade!!
Não me parece que trocar os laterais da equipa de jogo para jogo dê equilibro á equipa;
Não me parece que Bruno César seja o lateral esquerdo que precisamos; 
Não me parece que num mesmo jogo possa colocar 3 reforços ou mais ao mesmo tempo!!
No resto, até se percebe o poupar do Bryan para Madrid e o não colocar sempre o Alan Ruiz a titular.


Depois.....Madrid:
Como podemos ver pela constituição da equipa, Jesus utilizou a sua melhor equipa e a que nos dá mais equilíbrio e isso reflectiu-se pela nossa exibição.
Sem invenções a exibição quase nos colocou no céu...
A aposta para lateral esquerdo foi num verdadeiro lateral esquerdo, João Pereira voltou á titularidade, Bruno César jogou onde deve jogar e ....Bryan Ruiz também. O ponta-de-lança continuou a ser Bas Dost que até ia marcando no Bernabéu.
Esta é a nossa equipa!

Acontece que mesmo perdendo o jogo, a critica foi unânime. O Sporting quase que fazia um brilharete e JJ ficou nas estrelas. Também a sua táctica só falhou mesmo no fim e já com ele fora do banco....



5ª jornada:
Mas depois do jogo de Madrid e passados 4 dias, seria motivo suficiente para fazer 5 mudanças na equipa e ainda por cima num jogo fora e de nível de dificuldade elevado? Para o nosso treinador....sim. 
E reparem: JJ disse no final da partida que pensava que não precisava de ser tão rigoroso!!?? O quê? Para mim subestimou o adversário! 
Mas neste jogo, ainda percebo que tivesse que mudar um ou dois jogadores mas deixar Bas Dost de fora em Vila do Conde....não percebi!!
Mas como se não bastasse, recolou um Bruno César cansado a lateral esquerdo e ainda por cima deu a titularidade a 3 reforços: Joel Campbell, Alan Ruiz e André sem primeiro terem os seus processos de adaptação completos. 
Já Schelotto... seria de esperar a sua titularidade.
Foi mau demais.


Após Vila do Conde.....e 6ª jornada:
Agora espera-se que se tenha pensado onde errámos e no que fazer para voltarmos ás vitórias sabendo que o campeonato é o mais importante. 
A vida segue sempre em frente e agora venha já o próximo jogo com o Estoril, com 5 dias entre o jogo de Vila do Conde mas a 4 do jogo com o Légia. 
O que será então que JJ mudará na equipa....se é que o fará? E mudará consoante o jogo da Champions da próxima semana? Espero que não!!
Para mim jogava o mesmo onze que jogou em Madrid estejam cansados...ou não! E na terça-feira....também!!
Rui Patrício, João Pereira, Coates, Rúben Semedo, Zeegelaar, William, Adrien, Gélson, Bruno César, Bryan Ruiz e Bas Dost.

4 comentários :

Mario Silva disse...

A derrota em Vila do Conde deveu-se ao extravazar de emoções negativas... a derrota imerecida em Madrid, e as palavras de JJ antes do jogo que mexeram notoriamente com alguns jogadores... o próprio JJ apercebeu-se disso (chamado à atenção, avisado, fazer ver, a própria consciência) e no final estava triste, muito humilde e não ego empolado... Não fez crítica a nada nem a ninguém... Não parecia o mesmo...

O Rio Ave e os outros que não se iludam, na 1a parte não jogou contra o Sporting ou o verdadeiro Sporting... na 2a parte com *SÓ* o Bryan Ruiz em vez do Campbell a música foi completamente diferente... mas difícil anular uma CAGA MONUMENTAL duma equipa que teve 3 oportunidades e marcou as 3 (o Braga teve mais oportunidades que o Rio Ave no jogo todo e só marcou 1 -> a normalidade)

Por isso o principal que havia para mudar já foi feito por auto-recriação quer me parecer... agora é bola pa frente que ainda falta muito para mostrar e ganhar.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Foram só 3 oportunidades o que significa que falhámos pelo menos 3 vezes o que não tem sido normal!
Estes erros aconteceram porque JJ mudou MUITO a nossa equipa e isso deu nos erros!!
Não temos necessidade de um jogo para o outro de mudar 5 jogadores......

Mario Silva disse...

Oh Rui... rotatividade tem de ser feita... nenhuma equipa aguenta. O Real Madrid fez rotatividade maior logo a seguir ao jogo com o Sporting e ganhou, volto para uma equipa mais próximo da melhor q jogou a CL, e empatou em casa.

O Sporting bastou mudar um só elemento da equipa inicial em Vila do Conde e a música foi outra... mas não foi pela mudança ou principalmente por esta... foi pena atitude atenção e a vergonha que estava a ser...

Futebol acontece isto muitas vezes, quanto mais quanto maior é a competitividade do respectivo campeonato (diz muito do que é o campeonato dos vouchers compadrios e influências em Portugal) ... e acontece a todos se não houver *COLINHOS*..

É esta última parte que está bem fresca na mente de todos os Sportinguistas, o colinho monumental, os roubos de igreja do ano passado... e o medo de se repetir, por isso é imperioso ganhar todos os jogos não importa o quê...

Mas não deixemos que "esse medo" e os que organizam esta corrupção nauseabunda em Portugal no futebol, mais velha que o meu avô, consigam virar os adeptos do Sporting contra a própria equipa (ou treinador...goste-se ou não) , Portização do Sporting não obrigado!.. afinal somos diferentes mas não somos Porto (e os estúpidos repetem com orgulho! ) e era um prémio aos corruptos e acólitos da jornalixeirada deveras imerecido.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Mário o Sporting não mudou só 1 jogador da equipa inicial. Mudou 4 jogadores mas o B. César foi para lateral.
Mas perder um jogo até é bom pois aprendemos com os erros. Por mim estou lá hoje a apoiar a equipa que merece. O trabalho está fantástico e não é por morrer uma andorinha que acaba a primavera.