sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Gélson não está á venda


Gélson Martins está nas graças de toda a Europa, quiçá do Mundo do futebol mas parece que estará mais nas graças do ...Real Madrid, o nosso ultimo adversário.
Acredito que seja possível até porque Amorsporting o tinha avisado antes do jogo mas não só.(link
Fazer uma exibição no Estádio Bernabéu, frente ao Real Madrid e ainda por cima do lado de Marcelo pode-se dizer que não é para todos. Agora, ficaram impressionados mas nada que Aurélio Pereira não o tivesse dito há dias em entrevista: "O Gélson não deixa nada por fazer".
Temos craque ....mas nós já sabíamos! 
Entretanto o nosso Clube já informou: "Gélson não está á venda"



Depois desta exibição os Clubes estarão alerta para o nosso talentoso jogador mas ele não está mesmo á venda! Um dia poderemos realizar negócio mas deixem-no crescer e não deve saltar etapas da sua formação.


Dizia eu então, em Maio deste ano que Gélson Martins era um talento! 
Claro que não sou só eu que o vejo como toda uma nação sportinguista, o Mundo do futebol e muito provavelmente os principais departamentos de Scouting de grandes Clubes já o terão debaixo de olho há muito tempo.
Mas dizia eu que há males que vêm por bem ou a saída de uns são a sorte ou hipótese de outros. Foi o que aconteceu ao Gélson!
Carrillo saiu e Gélson teve a sua chance! Depois de um ano em que foi o nosso suplente mais utilizado eis que sai João Mário. Aqui Gélson saltou para a titularidade do nosso Sporting e em poucos jogos.....deixa todos surpreendidos com o seu futebol.
O futebol também é feito destes pormenores que podem ditar o futuro de um atleta!

NOME: Gelson Dany Batalha Martins
NASCIMENTO: 1995-05-11(21 ANOS)
PAÍS DE NASCIMENTO: Cabo Verde
NACIONALIDADE: Portugal
DUPLA NACIONALIDADE: Cabo Verde
NATURALIDADE: Praia
INTERNACIONALIZAÇÕES A: --
PÉ PREFERENCIAL: Direito
ALTURA: 173 cm
PESO: 65 kg
POSIÇÃO: Avançado (Extremo Direito) / Avançado (Extremo Esquerdo)
CLUBE ACTUAL: Portugal Sporting
CONTRATO: 06/2021 (CLÁUSULA RESCISÃO 60.0 M)

Vejamos o seu histórico:

Se repararmos, Gélson, quem eu digo que já não é nenhum menino, tem uma carreira em ascensão.
Ingressou no Sporting em 2010 e a partir desse ano foi sempre subindo e jogando cada vez mais: 26 jogos em 12/13; 26 jogos em 13/14 mas mais um golo marcado(4) que no ano anterior; em 14/15 já pela nossa equipa B fez 40 jogos e marcou 6 golos e quando entrou JJ no Sporting, em 15/16, o menino com futebol de rua, ficou na equipa principal, foi o suplente mais utilizado da equipa e contabilizou nada menos do que 42 jogos e marcou 7 golos.
Esta época é o que estamos a assistir. Estamos na 4ª jornada e Gélson tem coleccionado elogios atrás de elogios, ganhou a titularidade, já marcou 2 golos e outras tantas assistências e  na 1ª jornada da Champions em pleno Bernabéu deixou Marcelo encostado ás cordas!
UFA!! Gélson promete realizar uma época em cheio!

No entanto Amorsporting gostava de deixar um alerta para que o ex-menino fique humilde e conserve a cabecinha no lugar pois o que sobe muito depressa e sem tino pode não ter sustentabilidade futura.
A vida tem muitos obstáculos e neste caso também o futebol!
Há que saber continuar com esta capacidade de trabalho, ter a humildade de reconhecer que ainda não se aprendeu tudo e que só se mantendo bem aconselhado terá um futuro brilhante.
Não sejas um Bruma, Gélson!!
Fortalece-te e termina a tua fase de crescimento e amadurecimento no Sporting para que um dia destes possas sair para procurares o El Dourado mas que nesse dia te sintas totalmente capaz e preparado para fazeres parte da Elite de jogadores.
Infelizmente temos muitos exemplos de jogadores que quiseram o El Dourado antes do aconselhado e hoje não são mais do que jogadores banais e que andam de Clube em Clube.
Pois bem....mas Gélson tem contracto até 2021 e está protegido com uma clausula de rescisão de 60 Milhões de euros!
Como anunciado, não oficialmente, o nosso avançado/extremo deverá ser aumentado muito dentro em breve e já que tem um novo empresário(link) será uma boa ocasião para selarmos um novo contracto mais justo e condizente com as suas exibições e estabelecer boas práticas com o seu novo representante. Nem sei se seria bom aumentar a sua clausula de rescisão pois brevemente vai ser uma loucura!
Recordemos o que JJ disse sobre Gélson em Setembro de 2015:
-"Surpreendeu-me totalmente. É um jogador com uma qualidade muito acima da média. Mas vai ser um jogador acima da média no imediato? Não. Irá sê-lo dentro de um a três anos. Ele vai-te falhar algumas vezes, mas já está num patamar que pode dar-te coisas muito boas. Dos miúdos com quem trabalhei no Benfica e no Sporting foi nele que mais talento senti. É jogador para patamares muito elevados."
E nada tem falhado nesta análise!
Mas nada que já não soubéssemos pois da nossa academia com este ou aquele treinador têm sido grandes jogadores. claro que o crescimento de Gélson se tem notado mais desde que JJ chegou ao Sporting e a sua maturidade tem sido notória!
Gélson não sendo um finalizador nato tem marcado uns golitos e esta temporada ameaça marcar ainda mais e romper com a sua marca histórica logo na sua 1ª  época.
Gélson superou mesmo CR7, Nani e Quaresma nas suas 1ªs temporadas no Sporting:
1º-Gélson- 7 golos em 15/16
2º-Nani-6 golos
3º-CR7 e Quaresma-5 golos

Eu diria que Gélson é um criativo e aqui se insere aquela análise de JJ quando disse que ainda tinha muito futebol de rua. Agora esta criatividade nãos e deve perder mas sim aliar a outros atributos necessários para o futebol da alta roda.
Este atleta tem magia nos seus pés como vimos no Bernabéu naquela jogada soberba(link) que merecia golo. Tanto joga na direita como na esquerda e as suas diagonais a aparecer atrás dos centrais são fantásticas e têm-se mostrado cruciais.
Junta a tudo isto a sua velocidade, condução de bola com uma técnica de invejar e os seus dribles imprevisíveis e quase sempre mortais. Que o diga Marcelo que no final lhe endereçou bastantes elogios: "Fizeste-me passar mal".
Mas no entanto Gélson tem crescido muito dentro de campo, ou seja, não só a atacar tem melhorado a sua performance. A defender tem tido muito boas prestações e se não estivesse a cumprir as suas tarefas não era titular da nossa equipa. Bravo, Gélson!
Por estas caracteristicas a imprensa espanhola já o compara a Garrincha!
Mas não se fica por aqui o que Gélson já jogou!
Gélson já é internacional quase pelas selecções jovens de Portugal quase todas: sub-23 ou selecção olímpica; sub-21; sub-20, sub-19 e sub-18.
No mercado, Gélson, para já, está avaliado em 6 milhões de euros mas sinceramente este valor vai subir em flecha e não esqueçamos que o jogador é jovem e uma margem de progressão ENORME!
Meus amigos ....se nos lembrarmos foi assim, depois de uma exibição monstruosa, que Cristiano Ronaldo saiu do Sporting!
No fim deixo uma certeza: Gélson é um produto Sporting e o Mundo já sabe que ......daqui só podem sair dos melhores jogadores..do MUNDO!!
Eis algumas das suas mais fantásticas jogadas, dribles, passes e golos(link). Fantástico!

Sem comentários :