segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Análise ao crucial, Sporting - Légia Varsóvia

Equipa do SCP em 2012 frente ao Legia. Resultado: 1-0, golo de Matias Fernández

Refeitos das duas derrotas seguidas e da vitória frente ao Estoril por, 4-2 a nossa equipa defronta amanhã o Légia de Varsóvia para a 2ª jornada do Grupo F da fase de Grupos da Liga dos Campeões.
Alvalade vai ter uma boa casa, como já vem sendo hábito, e o ambiente será frenético pois para a PSP é considerado jogo de risco. 
A equipa está na máxima força e só uma vitória interessa!
Aviso importante: amanhã,  há instruções para as roulotes estarem fechadas!!

Lá se vão as bifanas e a cerveja para refrescar!(link)


Em 2012 defrontámos o Légia para os 16 avos-de-final da Liga Europa e depois de termos empatado 2-2 fora de casa conseguimos a vitória em Alvalade num golo de Matias Fernández num livre directo.
O Sporting bateu o Légia por 3-2, no conjunto das duas mãos, quando as duas equipas se defrontaram nos 16 avos-de-final da UEFA Europa League 2011/12.
A nossa equipa(foto): Rui Patrício, João Pereira, Carriço, Polga, Insúa, Rodríguez (Xandão 71), Fernández, Carrillo (Capel 70), Schaars, Izmailov (Pereirinha 77), Van Wolfswinkel.

Amanhã:
Este jogo é  muito importante para as nossas aspirações mas também para o Légia que no entanto não terá como ambição passar á fase seguinte. Se muito ir á Liga Europa!
Pois bem, encontram-se duas equipas que perderam o seu 1º jogo mas para o Sporting é muito mais importante vencer esta partida pois o nosso objectivo á passar á fase seguinte. Desta forma e á partida defrontamos a equipa mais fraca do Grupo F e é imperioso vencer! 
Se vencermos, continuamos na caminhada somando 3 pontos importantes e até porque na próxima jornada voltamos a jogar em Alvalade, desta vez, para defrontar o B. Dortmund. E este jogo poderá ser crucial para as nossas aspirações! (depois desta jornada falamos melhor! É que há um B. Dortmund-Real Madrid...amanhã)
Mas para tudo se proporcionar não podemos vacilar em casa e consequentemente já amanhã! O próximo jogo é sempre o mais importante! 
Eu diria que os jogos em casa são todos para vencer e depois daquela exibição em Madrid não há adversários que nos metam medo se é que os havia...antes dela. 
Em caso de empate o cenário começa a ser negro se bem que, para já,  não fica nada resolvido!

Adversário:
O Legia tem 10 jogos jogados para o campeonato polaco e encontra-se num decepcionante 14º lugar com 10 pontos. Está a 12 pontos do líder!
Atenção: o Legia foi o campeão polaco a época passada.
Como melhor jogador tem um ponta-de-lança que já foi apontado ao Sporting e mais recentemente ao FC Porto: o húngaro Nikolics ! 
Equipa mudou de treinador...há dias! Saiu Besnik Hasi e chegou Jacek Magiera, antigo médio do clube que comandará o seu 1º jogo...amanhã! 
Compreende-se a saída do técnico.
O Legia para campeão polaco vem com uma sequência de jogos deveras preocupante que para nós pode fazer parecer um jogo fácil. No entanto não há jogos fáceis e muito menos na ...Champions.


Assim, o nosso adversário não vence há 4 jogos mas em 12 jogos só venceu duas vezes! 
Quanto a jogos só nesta competição, no último jogo e em casa ´levou` chapa 6 do B. Dortmund mas pode-se verificar que não é uma equipa fácil e que normalmente não sofre muitos golos quer na Liga polaca quer nas competições europeias.
As suas maiores derrotas na prova foram com o Barcelona por, 3-0(2002) e com o Celtic por, 3-0(2014) e agora esta por 0-6, na semana passada. 
Portanto, nada servirá como desculpa para não vencermos esta equipa ´polaca` que me parece um adversário do mais acessível que pode existir nesta competição!!
Desta forma somos os favoritos como se pode comprovar pelas odd´s das casas de apostas(a nossa vitória na Bet.pt está a 1.20!!).
E como joga....este Legia?
Contra os alemães e ainda com Hasi no comando foi assim: 

Frente aos alemães esta equipa apresentou-se em 4-3-3, com Nikolics surpreendentemente no banco e com A. Hloušek castigado. 
Mas eu continuo a dizer que pesar do resultado avolumado é sempre de desconfiar de uma equipa que ainda no ano passado foi o campeão do seu país. Só espero é que não voltem a encontrar-se com os bons resultados em Alvalade. 
No seu último jogo, já sem Hasi e com o seu adjunto no comando a equipa empatou..fora de casa, mas acontece que agora este é o 1º jogo que Jacek Magiera vai comandar a equipa o que torna mais difícil saber o que ai vem. 
De qualquer forma eu aposto que será dentro do que o Legia tem apresentado, portanto não longe das suas formações habituais prevendo-se uma ou outra mudança.
Quando mudam treinadores e sem tempo de mudarem o que querem é prudente não mudar muito. Neste caso o novo treinador conhece o Clube, conhece os jogadores mas a táctica deverá ser contenção, o fechar das linhas de passe, o encurtar dos espaços e saídas em transições rápidas com foco em Nokolics. 
A espinha dorsal da equipa também deverá manter-se: Malarz deve ser o titular da baliza e depois jogadores como: Hlousek, J. Czerwiński, V. Odjidja-Ofoe, Guilherme, T. Moulin, M. Kopczynski, A. PrijovićS, Langil e Radovic, que são dos mais utilizados, deverão jogar.  

Sporting! 
Que bom era se JJ apresentasse quase a mesma equipa que venceu o Estoril e que o mesmo estivesse no banco de suplentes. Mas pelo menos há certeza de que o mister não vai estar no banco e está em risco de também não estar no próximo. Será?


Bem.....para mim era meio caminho andado se mudasse o Alan Ruiz pelo André que deu boas indicações ou até colocar o Bryan a 2º avançado e Bruno César entrar para a ala esquerda!
Na minha sincera opinião, JJ, tem que decidir o que quer: ou opta por colocar e habituar André a jogar com Bas Dost ou coloca definitivamente o Bryan que sabe muito bem actuar nesta posição.
Sei que o Bryan equilibra a equipa na esquerda portanto penso que deve dar hipótese de criar rotinas aos dois homens mais avançados da nossa equipa: talvez o André e o Bas Dost que já jogaram 45 minutos no fim-de-semana.
Também não rejeitaria a entrada de Bruno César para 2º avançado mas para lateral esquerdo espero que não!
O que também não gostaria de ver era poupanças para Guimarães. Não temos tempo para isso!
Sim, defrontamos o Vitória em Guimarães no Sábado mas os jogadores que jogarem hoje podem muito bem chegar á cidade berço com todas as suas capacidades no máximo.
Também gostaria de ver o Jefferson continuar na equipa titular!
Quanto ao resto, mudar para quê? 
Ora este jogo não deve ser considerado de nível baixo pois estaríamos a menosprezar o nosso adversário. 
A nossa forma de jogar tem que ser a mesma. É cair em cima e não deixar de jogar e a melhor forma de nos pouparmos para Sábado é marcar dois ou três golos e depois saber gerir o jogo!
Aliás , eu nem mexeria nos convocados!!

Segurança:
No fim só dizer, que já que as roulotes muito provavelmente não estarão abertas espero que os adeptos não se entretenham com coisas prejudiciais para o futebol e para o Sporting.
Para mim é triste não haver roulotes pois é onde muitos de nós nos encontramos e gostamos de confraternizar e de levar qualquer coisa no estômago pois estaremos algum tempo sem comer.
As coisas têm que ser melhor pensadas porque devido aos outros nós somos sempre prejudicados.
Já nos jogos grandes somos prejudicados porque os meninos das claques adversárias entram por um sector que fica só para eles. Depois os adeptos são reencaminhados  para outro sector e há acumulação de adeptos o que demora a entrada no Estádio. 
A minha proposta é que quem vem deve entrar mais cedo para não prejudicar a maioria!!
Quanto ás roulotes quem não tem cão..... caça com gato!!
Até amanhã....em Alvalade.

2 comentários :

SCP-R disse...

Lá estaremos outra vez, para apoiar o nosso grande amor (o SCP), com ou sem bifanas, com ou sem roulotes. Afinal o nosso Sporting já está habituado a ser prejudicado, por tudo quanto é sítio (até quando vamos tolerar este estado de coisas?).

Rui Cerdeira Fernandes disse...

é verdade amigo. Em vez de olharem para os outros nós é somos sempre os mais prejudicados.
Tem havido problemas com as roulotes? Tem havido problemas com a cerveja e álcool que se bebe?
Tem havido porrada?
Enfim.......mais lenha para a fogueira!!
SL