segunda-feira, 5 de setembro de 2016

A grande entrevista de JJ


Em cada entrevista de JJ aprendemos sempre mais e mais.
Esta, dada ao jornal Record e dividida em duas edições e comandada pelos jornalistas Alexandre Carvalho, José Ribeiro e Pedro Ferreira é claramente uma aprendizagem em muitos aspectos. 
Jorge Jesus é um senhor quer se queira...ou não! 
Esta não foi uma simples entrevista....é enormíssima!
Diz Bernardo Ribeiro que Jorge Jesus deu uma entrevista sem máscaras mas não será isso o mais extraordinário. O que salta mais á vista é que o treinador que não era expulso no rival mas é-o no Sporting, o treinador truculento que foi retirado das fotos de conquistas, aquele que foi apelidado de ladrão e aquele que fala com muitas calinadas é o único que se prontifica para grandes entrevistas e para abrir o livro. Está mais alguém em casa?
Jorge Jesus será sempre um senhor por mais que tentem apagar a sua foto!!

"Ao fim de um mês quis vir-me embora do Sporting."
Escolhi esta frase para ilustrar bem o que era e o que é hoje o nosso Clube...e muito devido a Jorge Jesus. O Sporting estava mesmo a precisar de um salto qualitativo!!
Enfrenta então os jornalistas que lhe colocaram boas e difíceis perguntas mas sem nunca fugir de lhes dar uma resposta. Frontal e genuíno é assim JJ.
Desta entrevista o que mais gosto é quando ele salienta pormenores dos nossos jogadores ...o que não é muito normal. São alguns miminhos da sua parte! 
Quem diria que o treinador que colocaram permanentemente de costas voltadas para o nosso presidente ainda estivesse no Sporting e os dois surgissem sempre com a lição bem estudada. 
Esta é a maior bofetada possível que os espalhas brasas merecem pelo que disseram, fizeram, difamaram, denegriram, etc, etc, desde que saiu do nosso Clube rival.
Quem diria que o mesmo presidente tivesse dado quase tudo o que JJ pretendia? Pois bem, mesmo nunca tendo tudo o que se pretende, o que é facto é que BdC dotou a equipa de JJ com excelentes jogadores e para todas as soluções.
Mas mesmo com boas soluções JJ sabe que será difícil os nossos atacantes marcarem os 47 golos marcados por Sli e Teo. Ao mesmo tempo também sabe que estará a ´picar` os que agora comanda. É como que um estimulo e complementa com um aviso a Bas Dost: "Ser o mais caro não lhe dá a titularidade." 
O holandês terá que dar a corda aos sapatos! 
Mas não será só ele........as duplas de JJ fazem sempre 40 ou 50 golos mas vai ser difícil superar Sli e Teo. No entanto têm á sua disponibilidade ....Luc, André e Bas Dost que são primeiros avançados sendo que o André pode jogar a 2º avançado e o Alan Ruiz que é só um 2º avançado. Isto explicado por JJ.

Imagino...ou melhor....é melhor nem saber a cara de JJ quando chegou ao nosso Clube! Vir de uma situação com tudo planeado, com jogadores pedidos e visualizados por si e pela sua equipa, etc, etc, e chegar a um Clube onde faltava muita coisa.....deve ser algo frustrante mas nada que o tivesse feito virara a cara á luta. Nem ele nem o nosso presidente que escutou o que era preciso e meteu mãos á obra. Agora vejam bem como estamos hoje!!
Mãos á obra mas sem poço de petróleo.
No Sporting não se vive á grande e á francesa como em outros Clube. No nosso Clube não há 50 milhões todos os anos para investir em jogadores.
Pois bem.... o nosso petróleo são os jogadores que temos valorizado e este ano se viu o que ganhámos com isso.
Depois são jogadores como Joel Campbell, Markovic, Bruno César e Bryan Ruiz que ao fazerem várias posições dentro de campo nos deixam com esperança num ano de sucesso.
O Sporting tem um plantel diferente do da época passada mas mesmo assim não é o melhor plantel que JJ já treinou. Porém, o futuro é com Bruno Paulista, Iuri Medeiros, Podence, Francisco Geraldes, Tobias Figueiredo e Palhinha.
JJ acredita e vê estes atletas a terem lugar no Sporting!
Mas também acredita nos que ficaram no plantel como Matheus que precisa de ser treinado por Jesus mais um tempo e como Esgaio que pode jogar em várias posições mas tendo mais futuro a lateral direito. 

Markovic foi uma grande jogada de BdC e Beto melhor que Eduardo!
O sérvio, jogador do Liverpool, chegou ao Sporting e Jesus quer fazer dele o mesmo que foi no rival e o guarda-redes português é simplesmente o melhor porque é treinado por ele. E isto é o que ninguém quis perceber da 1ª vez! Só mesmo a JJ!!
Depois Adrien, que para ele continua ....como dantes! 
Ele, será e continuará como nosso capitão e JJ aproveita para explicar que a chegada de Elias não teve nada a ver com a possível saída de Adrien.
E mais Adrien....."Nunca ameacei despedir-me se Adrien saísse." Aliás, jogadores como o nosso capitão, Rui Patrício e William são importantes para passar a cultura do Sporting!
Depois mais elogios a .....Petrovic.  
"Petrovic vai ser uma surpresa para muita gente". Estes elogios são com intenção de moralizar o jogador! Bem jogado.
E Douglas? "Vai ser difícil para ele pois precisa de perder uns quilos!!" 
Jesus já o queria há muito tempo mas a concorrência é feroz. Os restantes centrais já trabalham com ele há 10 meses....

O objectivo é passar aos oitavos da Liga dos Campeões o que é uma meta ambiciosa perante os nossos adversários. Mas ambição é o que temos que ter pois também somos candidatos a vencer todas as provas nacionais. 
E esta nossa ambição levou o Sporting a ser á....antiga. Está a fazer-se uma onda e o nosso Clube está a mudar em tudo: "Se calhar, daqui a uns meses os 50 mil lugares no Estádio não chegam".
O rival continua a ser o grande favorito mas este ano já não somos uns intrusos entre os candidatos. Esta temporada há 3 candidatos a vencer o campeonato!
Jesus fala também de que ficou surpreendido com Rui Patrício e Adrien pois pensava que não tinham o valor que se dizia. Depois...Slimani e William também melhoram muito mas o William esteve lesionado. 
A entrevista não terminou sem antes abordar os lances do clássico e afirma que os jogadores não são pinguins pois não podem ter os braços sempre junto ao corpo. 
Jesus que se riu perante o que disse dos pinguins , mais uma vez, voltou a falar aos jornalistas e foi de uma correcção extrema e demonstrou toda a sua sabedoria até porque......esta foi uma entrevista......estratégica!
De qualquer forma, com Jesus, estamos sempre a aprender!

Sem comentários :