quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A 1ª convocatória


Depois do mercado de transferências ter encerrado e dos jogos das selecções nacionais eis que voltamos ao nosso campeonato.
Disputa-se a 4ª jornada da Liga NOS 16/17 com o Sporting na frente, isolado mas com o seu plantel retocado. Costuma-se dizer que casa nova, vida nova mas ...como será o nosso caso? E...quem fará parte da 1ª escolha de Jorge Jesus para este jogo?
O Sporting recebe o Moreirense este Sábado e em Alvalade vai registar-se mais outra boa casa, como é habitual. Mas neste jogo será o 1º contacto dos nossos novos jogadores com o nosso ambiente e com o futebol português.
Este pormenor, que pode ser um enorme pormenor, pode ajudar JJ a escolher a sua convocatória!
Mas que outros pormenores mais ajudarão o nosso treinador a escolher o seu 11? Será que sendo jogador novo será convocado? Será que Elias e Markovic conhecendo a realidade do nosso futebol serão convocados e jogarão? Enfim.....algumas duvidas me passam pela cabeça!
Sabemos que o mercado nos proporcionou um bom encaixe financeiro mas sem Slimani nem João Mário as rotinas mudam ...um pouco.
Os jogadores são diferentes e as suas características podem levar a mudanças na forma da equipa jogar mas penso que JJ procurará que isso não mude.
Para análise ou prognóstico escolhi o nosso último 11 frente ao FC Porto!
Rui Patrício, João Pereira, Coates, Rúben Semedo, Zeegelaar, William, Adrien, Gélson, Bryan Ruiz, Bruno César e Slimani.
Depois de olhar bem para o nosso 11 deste jogo em que vencemos por, 2-1 vejo que, no Sábado, já não contaremos com Slimani pois João Mário já nem jogou. Assim, naturalmente poderia já dizer que só temos que substituir Slimani por exemplo, com Bas Dost mas o futebol por vezes não é assim tão linear e neste caso até penso que poderão ser duas alterações que JJ efectuará na equipa!
Será certo que alguém entrará por Slimani mas quem poderá ser a outra alteração? E quem entra pela vez do argelino?
Digo que normalmente, JJ, não arrisca quando um jogador não está a 100% e Bryan Ruiz pode não estar totalmente recuperado da mazela contraída ao serviço da sua selecção. Depois, vem de uma viagem de mais de 10 horas e na semana que vem, haverá jogo ...em Madrid.
Obviamente que a nossa prioridade é o campeonato mas tendo várias alternativas e muito boas, penso que o costa-riquenho poderá descansar frente ao Moreirense até porque jogamos em casa. Mas....existe outra hipótese: sem Slimani na equipa pela 1ª vez o Bryan seria muito importante na nossa manobra ofensiva.
Então, ficamos em quê? Jogará ou descansará?
Claro que JJ escolherá conforme as suas ideias mas a nossa prioridade é o campeonato... tendo boas soluções ou não!
A solução escolhida por Amorsporting é o Bryan, se estiver na plenitude das suas faculdades, é ser claramente opção para jogar pois sem Slimani na equipa será muito importante poder contar com a sua experiência no 11 inicial. Teríamos tudo a ganhar com a sua presença!!

Substituto de Slimani:
Quem substituirá Slimani? André, Luc Castaignos ou Bas Dost?
Ora bem, quem eu penso que jogará na frente é o holandês...Bas Dost!
Não por ser o mais caro da vida do Sporting mas porque é simplesmente, o nosso melhor ponta-de-lança. Sei no entanto que Bas Dost chegou á poucos dias e viajou logo de seguida para a sua selecção e se jogar treinará só duas ou três vezes mas Jorge Jesus não costuma perder muito tempo com as adaptações.
Depois existem factores que jogam a favor do holandês: jogamos em casa, o adversário é mais acessível, o ambiente é-nos propício, estamos na frente da Liga, tem as mesmas características do argelino....então, porque não lançar logo quem vai ser o titular no resto do campeonato?
Bem, mas se depois de chegar a esta conclusão como fica a equipa?
Se a nossa defesa e meio campo não merecem reparos, já para o ataque vai ser mais difícil! De qualquer forma penso que Gélson Martins, em grande forma, conservará o seu lugar.... na direita e que Bruno César jogará na ....esquerda. O lugar na frente de ataque está reservado para Bryan Ruiz e Bas Dost!!
O que também poderá acontecer é ser o Bryan o extremo esquerdo, o Bruno César passar para o banco de suplentes e entrar outro 2º avançado para acompanhar o holandês na frente de ataque.
Porém, no último jogo, até o Bruno César jogou com Slimani na frente.
Esta solução até é referida por JJ na sua entrevista em que diz que tem jogadores que podem jogar em várias posições o que pode baralhar os adversários e ....nós.
No entanto penso que a nossa equipa será esta: Rui Patrício, João Pereira, Coates, Rúben Semedo, Zeegelaar, William Carvalho, Adrien, Gélson, Bruno César, Bryan e Bas Dost.
Quanto aos outros reforços penso que entrarão aos poucos para que a sua adaptação não seja muito rápida e com risco elevado.
Não ficaria surpreendido que JJ apostasse em André que tem treinado há mais tempo com o plantel mas não faria tanto sentido apostar em André e depois tirá-lo da equipa ou mudá-lo para 2º avançado. A convocatória dir-nos-á mais sobre as escolhas de JJ mas penso mesmo que Bas Dost entrará de inicio e será o nosso homem mais avançado...em campo.
Quanto á presença dos reforços na convocatória penso que André e Bas Dost têm lugar assegurado, sendo titulares ou não mas Elias e Markovic não sei se já serão convocados.
Não vai ser fácil escolher os 19/20 jogadores todas as semanas.

Sem comentários :