terça-feira, 30 de agosto de 2016

Turbilhão


As últimas horas têm sido um turbilhão de noticias e de possíveis negócios.
No Sporting parece que tudo se vai passar nas ultimas horas ainda com o mercado de transferências aberto e quem o confirma é Jorge Jesus dizendo que só não o convidaram a ele para sair.
Foi João Mário, vai com certeza Slimani, fala-se em Adrien e ainda em William e.....Paulinho mas a tentação de ganhar milhões não se pode sobrepor ás pretensões do Sporting Clube de Portugal!
O turbilhão passará e deixará marcas mas o Sporting tem uma nova realidade com que lidar.

A vida está em constante movimento e mudança. E não há nada que se possa fazer para parar este constante movimento.
No futebol é a mesma coisa. Se não dá para fazer desta forma faz-se de outra mas nesta altura o turbilhão não pára.
Os Clubes por esta altura, do mercado de transferências, vêem-se num redemoinho imparável de onde só sobrevivem os mais fortes.
A corrente é forte e os Clubes, uns mais poderosos que outros, que têm necessidades diferentes sendo que uns deixam-se ir com a corrente e outros tentam remar contra esta corrente.
Há mesmo aqueles que sem hipóteses não conseguem sair do turbilhão e ...vão ao fundo.
Esta comparação pode até estar a ser muito profundo e catastrófica mas este é o momento que vivemos devido ao ainda aberto mercado de transferências.
Como disse no principio, nada se pode sobrepor ás pretensões do Sporting Clube de Portugal e se ontem escrevi sobre o que faria o nosso Clube sobre Adrien(se o deixava sair a baixo da cláusula ou não), hoje, já sei que só sai por esse valor de 45 milhões de euros ou lá muito perto.
Isto sim é decidir pelo bem do Sporting e espero que se mantenha.
Imaginemos que vários jogadores desejavam sair para auferir mais dinheiro e jogar em outros campeonatos!!
O Sporting nos seus mais altos interesses não pode deixar sair todos eles. O Clube ficaria cheio de dinheiro mas a equipa ficava sem muitos jogadores e de rastos. Isto nunca poderá acontecer!
Se olharmos para trás vemos que os empresários de João Mário e Slimani falaram e agora foi o Adrien... pessoalmente.
Os dois primeiros saem mas por propostas que vão ao encontro das suas clausulas de rescisão o que significa que há negócios que não se podem recusar mas no caso de Adrien, o oferecido, nem chega perto da sua clausula de rescisão. Ou seja, o Adrien, a dois dias do fecho do mercado só pode sair pelo valor que está no seu contracto e que foi assinado pelo próprio ou por quase esse valor!
Aplaudo esta decisão a 100%.
O João Mário foi por 40 Milhões +5 por objectivos, o Slimani provavelmente será por sensivelmente 30 Milhões e........ o Adrien só pode sair consoante uma grande proposta e não uma que encha os bolsos do jogador e do empresário!
Chega lucrar 60/70 Milhões de euros? Claro que sim mas se esta for uma oportunidade de uma vida inteira quer para jogador quer para o Sporting porque não aproveitar. Atenção: só se for mesmo uma proposta mesmo muito boa, isto é, de 35 milhões por exemplo.

Não podemos vender a equipa toda!!
Claro que ao vender Adrien, João Mário e Slimani era como se nos dessem três tiros no Porta-aviões. Seríamos capazes de suportar esta tamanha machadada?
Seria o Sporting, em menos de dois dias, capaz de encontrar um homem que fizesse o lugar de Adrien Silva?
E depois o trabalho que teria em entrosar-se com os seus colegas e perceber o que JJ pretende dele?
Não seria nada fácil apesar de termos milhões nos bolsos!
Sairíamos todos a perder pois o futebol não seria o mesmo! Sem estes 3 elementos a nossa forma de jogar seria muito diferente.
A nossa equipa sentiria estas 3 perdas com toda a certeza mesmo sabendo que chegariam jogadores para os seus lugares!

Uma realidade nova.
Nós não estávamos habituados a esta azáfama!!
É o preço do sucesso, referiu JJ e muito bem. Agora é preciso saber conviver com ela!
De uma assentada transferir os 3 melhores jogadores da equipa não seria nada fácil mas também não existem impossíveis!
Adrien soube muito bem o que iria fazer quando deu aquela entrevista ao Jornal ´O Nojo`. E porque falou logo àquele jornal?
Ele sabia que a sua situação não seria encarada de animo leve quer pela nossa direcção quer pelos adeptos que poderiam passar a não o idolatrar! Isto foi muito bem calculado e com a intenção de poder sair mesmo do Sporting. Neste aspecto foi bem engendrado!!
O que temos que saber é que a partir de agora o sucesso vai estar aí á porta e a convivência com a fama será diária.
Temos que saber conviver com ela e neste aspecto ainda somos bebés!!
No entanto creio que nos estamos aportar muito bem e com um presidente que aprendeu bem, a lição mas eu não gosto de bajular antes da festa terminar! Sim, somos novos nestas andanças pois nunca nos vimos numa destas!
E se é difícil sair do Sporting então faz-se a coisa para que as posições fiquem extremadas, isto é, jogador para um lado e Clube para outro!
Ambas as partes arriscam pois dum lado o jogador arrisca a ficar e ter de enfrentar as consequências do que disse e o Clube arrisca porque pode ficar com um elemento contrariado no plantel.
Porém não creio que Adrien ficasse contrariado nem que dificultasse a sua vida ao ficar no Sporting mas esta atitude nunca mais ninguém lha tirará de cima!
É o dinheiro e os Clube ingleses, com mais potencial financeiro, são espertos esperando pelos últimos dias para pressionarem, neste caso o Sporting, para ver se conseguem que baixemos o preço. Acontece que não estamos vendedores e que ou pagam o que queremos ou não levam o jogador!!

Não vai ser fácil segurar mais um pai.
Penso que o Sporting deve começar a colocar uma cláusula nos contractos que impossibilitem os familiares de comentarem o que quer que seja pois isto ameaça ser um regabofe de declarações para obter o que pretendem.
É triste mas é verdade! É o que está a acontecer no Sporting e é mau demais ter que levar com estes parvos, porque o são, a dizerem o que dizem sem ter vergonha na cara.
Falta de respeito?
Falta de respeito é um capitão de equipa e com muitos anos de Sporting vir para um jornal dizer que chegou a hora dele sair para ir jogar noutro campeonato!! Isto é que é falta de respeito!!
Mas reparem que a seguir se for preciso vem a mãe também falar ou quem sabe a esposa só para que as posições fiquem mesmo extremadas!
Este é o principal objectivo e o alvo é o Sporting e o seu presidente!
Não pode ser e algo está mal.
Tanto que um Clube faz para que gostem de um jogador, o que o protege, o que investe na sua formação, na imagem que faz dele, e no fim é isto que recebe em troca?
O futebol já não é o que era e neste aspecto temos que nos chegar á frente e esta é só mais uma etapa....da chegada do sucesso!
Não pretendemos mais maças podres mas se tiverem que apodrecer até 2020 que assim seja!

Sem comentários :