domingo, 14 de agosto de 2016

Sporting vence Marítimo na estreia da Liga 16/17


O Sporting venceu na estreia da Liga 16/17 derrotando o Marítimo por, 2-0 com Golos de Coates e outro de Bryan Ruiz a meias com um defesa insular.
O futebol a sério está de volta a Alvalade e com uma 2ª parte de muito boa qualidade a vitória é inteiramente merecida.
No entanto queremos mais.
Não foi aquele futebol vistoso a que nos habituou o Sporting mas foi aquele futebol necessário para vencer e arrecadar os três pontos.
Alvalade vestiu-se a rigor e estiveram 42.000 adeptos nas bancadas a apoiar a nossa equipa. 
Equipa esta que fez por merecer esta vitória que até poderia ter sido mais dilatada. Também poderíamos ter sofrido dois golos mas quem tem Rui Patrício na baliza e sorte tem meio caminho certo para a vitória.
Jorge Jesus apresentou surpresas no 11 inicial pois ninguém esperava que João Pereira entrasse a titular nem que Jefferson surgisse na lateral esquerda. Ora, Schelotto começou no banco e Zeegelaar nem convocado foi. 
Mais tarde, Jefferson saiu ao intervalo e Bruno César entrou para lateral esquerdo mas isso são outras conversas.
Quanto ao jogo o nosso futebol foi o que estávamos á espera, isto é, muito domínio, mais posse de bola, mais ocasiões de golo e ... golos. Poderíamos ter sido mais rápidos, mais esclarecidos, dar menos espaço ao Marítimo e sermos mais rematadores mas para o 1º jogo não estivemos nada mal.
Na 1ª parte não fomos muito bons a interpretar o nosso futebol e deixámos uma equipa retraída no seu meio campo ter duas excelentes ocasiões de inaugurar o marcador. Só não aconteceu porque na 1ª vez estava lá Rui Patrícia que fez uma defesa excelente e na 2ª oportunidade foi pura aselhice do avançado insular. E o que fez o Marítimo terminou nesta ocasiões!!
Mas tudo isto faz parte deste jogo que viu Coates subir mais alto e marcar o nosso 1º golo aos 22 minutos. 
O Sporting dominou a partida inteira e na 2ª parte este domínio foi avassalador tendo os insulares raramente incomodado Rui Patrício. 
Mas fomos dominadores porque soubemos ter a bola no pé, trocar a bola e com percentagem elevada de passes certos, boas jogadas pelas laterais com bom desempenho de João Pereira e um William e Adrien já em grande plano.
Aliás o nosso meio campo já se apresentou em boa forma e o nosso capitão foi também na minha opinião o melhor jogador em campo. Tem muita influência o nosso capitão!
E esta forma de jogar não é estranha a nenhum destes jogadores com excepção de Alan Ruiz que só agora chegou. Todos os outros já jogavam no Sporting e sabem bem o que fazer e as nossas movimentações dentro de campo.
Daí a não estranheza de termos feito uma 2ª parte muito boa e mesmo com muito calor os jogadores deram tudo o que tinham.
Na frente, o Alan Ruiz jogou a ponta-de-lança mas para quem ainda não está bem identificado com o nosso futebol e ainda por cima jogar noutra posição jogar daquela forma é bom augúrio. De facto Alan Ruiz não fez um grande jogo nem mais ou menos, mas dou-lhe mérito por saber jogar de costas viradas para a baliza adversária que é coisa a que não está habituado. 
Quando chegar Slimani vai com certeza aquecer o banco!
Nas pontas, JJ, colocou Gélson na direita e Bryan na esquerda que deram muito boa conta de si. Gélson mais repentino e desequilibrador com os seus dribles e arrancadas á linha final e um Bryan com aquela classe que já sabemos de cor. Bryan acabou por trocar de posição com João Mário que iniciou o jogo mais junto de Alan e assim confundir mais os adversários.
João Mário esteve muito mexido mas pareceu-me um pouco triste em campo talvez acusando as negociações do Sporting com o Inter de Milão. De qualquer forma fez uma exibição Q.B. e acabou substituído perto do final por exaustão.
Acabou por ser muito aplaudido mas ainda não se sabe se terá sido o seu último jogo de Leão ao peito. 
Na defesa Coates repetiu a dupla com Rúben Semedo que também fez um bom jogo e na lateral esquerda esteve um Jefferson muito longe do que sabemos que vale. Que Más chegue e depressa!
Neste sector é preciso trabalhar bem e depressa pois ainda existem debilidades a colmatar. De qualquer forma Coates e Rúben Semedo combinam bem!
Destaque para o regresso aos relvados de Bruno Paulista que entrou e mostrou que sabe tratar bem a bola. A rever!
O Sporting regressou ás vitórias e isso é o que mais interessa!
No geral, gostei de ver a bola ser bem tratada e agora venham de lá os pacenses.

Sem comentários :