sábado, 6 de agosto de 2016

Sporting a crescer empata 0-0 com o Nice


A sensivelmente uma semana do inicio da Liga 16/17 o Sporting realizou dois jogos em dois dias. Ontem, defrontámos os espanhóis do Bétis e perdemos por, 2-3 e hoje enfrentámos os franceses do Nice mas não fomos além de um nulo.
Jorge Jesus já tem certezas mas também procurou outras soluções e os resultados apesar de ainda não serem muito convincentes o desempenho da equipa já é francamente melhor.
Para estes dois jogos, Jorge Jesus, apresentou algumas mudanças na equipa mas no geral já tenta dar algum ritmo aos titulares.
Frente ao Bétis e Nice, a nossa formação inicial não fugiu muito á que irá ser a titular mas a forma ainda está a demorar a alcançar. 
No 1º jogo JJ apresentou: Rui Patrício; Schelotto, Naldo, Coates e Zeegelaar; William, Bruno Paulista, Gelson Martins e Bruno César; Bryan Ruíz e Alan Ruíz e no jogo de hoje a diferença não foi muita: Rui Patrício, Schelotto, Coates, Rúben Semedo e Jefferson; William, Adrien Silva, João Mário e Bruno César; Bryan Ruíz e Alan Ruíz .
Ora, pelo que deu a entender Jorge Jesus terá algumas dúvidas a dissipar até ao jogo com o Marítimo que Amorsporting passa a dizer: 
No eixo defensivo o Sporting tem ganho mais com Rúben Semedo ao lado de Coates e é um facto que o português bate Naldo e todos os outros pelo lugar ao lado do uruguaio. 
Na esquerda também me parece que JJ precisa de outro lateral esquerdo mas enquanto isso não é possível vai alternando entre Jefferson e Zeegelaar. No entanto quem será o titular da equipa?
Hoje iniciou Jefferson, ontem foi Zeegelaar mas daqui a uma semana quer um quer outro têm que estar melhor.
No meio campo, William já carrega o Sporting e jogou nos dois jogos de inicio. Adrien ainda não está bem mas sabemos que será o titular. No entanto vai testando quer Paulista quer Petrovic e ainda Meli nesta posição para testar alternativas. 
Nas alas João Mário e Bruno César serão os donos da posição pois Bryan Ruiz tem jogado no meio e em apoio a Slimani. 
Aliás, o argelino não tem jogado de inicio pois está castigado na 1ª jornada e á falta de mais, Alan tem ocupado aquela posição. É claro que não é o mesmo que com Slimani em campo mas Alan aos poucos vai-se soltando. 
E foi o que eu senti desta equipa que cresce mas ainda devagar. 
É uma equipa que com os campeões é muito diferente para melhor mas que ainda procuram a sua melhor forma. Ela virá com os jogos mas não esquecer que voltaram á poucos dias mas mesmo assim já apresentam uma boa performance. 
Quanto á nossa forma de jogar já gostei mais de ver. 
Não marcámos é verdade, e até tivemos mais desatenções na defesa mas a nossa forma de ter a bola e circulá-la já foi melhor. 
Rui Patrício defendeu uma penalidade, Schelotto não arriscou tanto no ataque mas ainda não está no ponto, Jefferson também esteve mais comedido nos ataques mas está lento e tem defendido mal, no eixo Coates não está no seu melhor e dá muitos espaços e é Rúben Semedo que apresentou uma melhoria em relação aos outros jogos.
No meio campo, William esteve igual a si próprio com algumas limitações físicas pois chegou á pouco tempo mas já se notou na nossa forma mais consistente de dominar o jogo, Adrien não esteve bem e saiu ao intervalo por Petrovic que já esteve bem melhor. 
Hoje gostei de ver Petrovic jogar! 
O nosso reforço não complicou e soube jogar simples. A continuara assim é um bom reforço.
Quem também entrou ao intervalo foi Gélson para o lugar de Bruno César. Com esta substituição mudámos a nossa forma de jogar mas nunca deixámos de pressionar lá na frente. Gélson ficou na direita, Bryan foi para a esquerda e João Mário para o eixo do ataque. 
Desta forma aumentámos a nossa posse de bola e encurralá-mos os franceses no seu meio campo. 
No entanto o Nice não é uma equipa qualquer e em contra-golpes conseguia criar perigo e só não marcou por desacerto dos seus atacantes e também por culpa de Rui Patrício.
Mas o Sporting também poderia ter marcado pois os dois Ruiz´s tiveram ocasiões para tal. Porém nota-se que falta um finalizador na nossa frente de ataque!
Slimani é grande e provou-o quando entrou!
Depois mais substituições mas desta vez fomos mais fortes do que o Nice. Apesar das várias mudanças ainda conseguimos pressionar mais e melhor e não marcámos porque Slimani falhou o alvo. 
No fim o empate não premeia bem o que fizemos em campo mas o futebol é mesmo assim.
Obviamente que ainda falta muito para apresentarmos os mesmos índices da passada época mas aos poucos a nossa equipa vai crescendo, sendo mais pressionante e capaz de causar mais perigo na baliza contrária.
Não podemos é esquecer de trabalhar mais a nossa defesa pois Coates e a nossa esquerda não estão bem!
Uma ultima palavra para Paulista e Meli que parecem ser bons reforços. Quando Jesus diz que o talento de Paulista está dentro dele e que só falta não se lesionar está tudo dito sobre o jogador. Quanto a Meli, ontem jogou mais na direita e hoje mais no cento mas de qualquer forma parece ser bom jogador. Demonstrou ter garra e vai crescer e saber ter mais a bola em seu poder mas aos poucos chegamos lá.
Não vencemos mas estamos no caminho certo.

Sem comentários :