segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Que plantel final ...Sporting?


Estamos a precisamente 13 dias do inicio da Liga 16/17.
Na 1ª jornada recebemos o Marítimo em Alvalade e a esta hora nenhum energúmero ainda se lembrou do jogo da mala.... sabe-se lá porquê!!
O que não se esquece é que o nosso plantel está muito indefinido e o mercado tem 30 dias para fazer das suas! 
Que plantel afinal iremos apresentar a 1 de Setembro?
Um mês!
Falta exactamente 1 mês para fechar o que mais atormenta alguns técnicos mas também o que entretanto...... alegra outros. 
Mas enquanto ele não fecha tudo é possível e há que saber viver com isso pois tão cedo não haverá alterações a esse prazo. Não nos podemos esquecer que este período dá muito dinheiro á FIFA e quanto mais transacções existirem melhor para eles. Enfim..........
Mas vejamos como estamos:  
Se repararem pelo quadro em cima exibido são 34 jogadores já a contar com o Eduardo que penso que acabará por chegar, isto é, é muito jogador!!
Como se não chegasse ainda chegarão mais jogadores.No entanto....o plantel equilibrar-se-á com a saída de outros.
Obviamente que as saídas serão mais do que as entradas porque para entrar será no máximo: 1 guarda-redes, um defesa central, um lateral esquerdo, um 2º avançado e 1 ponta-de-lança se bem que acredito que não entre tanto jogador a esta altura. 
Também convém dizer que também acredito que para entrar um lateral esquerdo terá que sair outro e assim para os defesas centrais e para a nossa linha mais avançada. 
No fim temos as situações dos nossos campeões europeus que podem sair a qualquer momento se baterem as suas clausulas de rescisão.
Como podem verificar são muitas indefinições e o Sporting tem que saber preparar-se para elas e não deixar a equipa mais fraca. 
Neste momento fala-se muito em contratações mas tenho que dizer que a entrar alguém seria para suplente pois não será fácil entrar no 11 inicial que apresentámos frente ao Wolfsburgo. Só mesmo jogadores de eleição conseguiriam entrar e serem titulares do Sporting.
Mas olhemos sector em sector:

Baliza:
Aqui nada de novo! Eduardo é o pretendido por JJ para ser a sombra de Rui patrício que parece vir de férias em grande forma. 
Este é um sector que está entregue só ao melhor guarda-redes do Euro16 mas também do Mundo e não faria muito sentido estarmos a contratar um jovem com qualidade para sua sombra se depois não pudesse jogar e evoluir. A solução seria emprestar este jovem mas dinheiro não é coisa que nasça de baixo da baliza!!
Desta forma vem um guarda-redes mais experiente mas que seja qualificado o suficiente(neste caso é muito bom se for o Eduardo) para rodar e substituir o Rui quando necessário. Seria o 5º campeão da Europa a defender as cores do Sporting! 
Para 3º guardião outra dúvida: será que fica Jug que frente ao Villarreal já mostrou mais qualidade ou ficará um jovem mas sabendo que poderá não corresponder na ausência de Rui e...Eduardo? 
Eu aposto em Jug para 3º guarda-redes!
De que gosto é de Pedro Silva mas lá está, é melhor rodar e ganhar experiência e apostar nele mais para o futuro! Penso que deverá ser o guarda-redes da nossa equipa B!
Entrada: Eduardo
Saída: Stojkovic

Defesa:
Para a nossa direita penso que já nada mudará. Schelotto e João Pereira dividirão a posição sendo que o italiano tem a pole position ganha! 
Quanto a R. Esgaio não se sabe de nada mas os boatos falam de que JJ não se quer ver privado de um jogador que faz várias posições em campo! Deverá ficar no plantel!
Para a esquerda falou-se muito de outro lateral mas a entrar algum quase de certeza que só acontecerá se um dos nossos sair. As minhas suspeitas recaem em Jefferson até porque é mais velho, já teve algumas lesões e está neste momento bem valorizado! 
Se assim for o Sporting deve estar á espera de uma boa oferta que nos convença mas também ao jogador. Até lá Jefferson fica pois é um bom jogador e faz parte da nossa família!
Para o eixo da defesa dizem as tais fontes televisivas de que há tudo tratado entre Sporting e Trabzonspor pelo Douglas faltando só acertar o valor do prémio entre SCP e o jogador. Verdade ou não, o certo é que JJ deseja um defesa central mais experiente que Rúben Semedo o que faria sair um ou dois centrais que estão actualmente no Sporting. Os apontados são Paulo Oliveira e Ewerton mediante propostas justas. 
Já o disse muitas vezes de que gosto particularmente de Paulo Oliveira e penso que a sair só mesmo por empréstimo ou mediante um a excelente proposta. De outra forma penso que sairemos a perder!!
Pelas contas ficaríamos com 9 defesas: Schelotto, J. Pereira, Esgaio, Zeegelaar, Jefferson, Coates, Naldo, Rúben Semedo, Ewerton e Paulo Oliveira.
Entrada: Douglas(dfc) e 1 lat. esquerdo
Saídas: Jefferson(?), Paulo Oliveira(?) e Ewerton(?)

Meio campo: 
Depois dos nossos Aurélios terem regressado de férias a nossa forma de jogar foi outra. 
A qualidade é notória e o sucesso paga-se e eis que muitos deles estão muito cobiçados e até dia 1 de Setembro as noticias irão sempre apontar-lhes pretendentes. 
William comanda a sua posição e compreende-se porquê! Para o seu lugar chegou Petrovic que ainda demora a dar o ar da sua graça, Bruno Paulista também está cá mas não há meio de começar a jogar e finalmente Palhinha que este ano fica no plantel do Sporting e a crescer a olhos vistos. 
Arrisco mesmo a dizer que o português é mesmo a verdadeira sombra de William!
São portanto 4 médios defensivos que temos neste momento. Alguém sairá deste molho? Acredito que Bruno Paulista a continuar desta forma passará para a equipa B e ficará lá até provar que está recuperado e que sabe jogar o que já o vimos fazer........no Brasil!
Para a posição 8, Adrien regressado e logo com 1 golo é o natural dono da posição e com um Aquilani longe do que realmente vale e apontado como de saída era preciso contratar outro jogador.
Chegou então Meli, emprestado pelo Boca Juniors (mas com opção de compra no final da temporada) que deverá rivalizar com o nosso capitão. 
Quem está de volta aos treinos livres é Wallyson mas ainda não se sabe o que lhe vai acontecer. Uma coisa é certa: o jogador antes de se lesionar era titular no Nice e não estou a vê-lo a jogar no Moreirense ou no D. Chaves. 
Por mim o brasileiro ficava no plantel e rivalizaria com Adrien e Meli pelo lugar. 
Aliás, João Mário que se não sair também faz esta posição o que é uma segurança!
Entradas: Meli
Saídas: Bruno Paulista(B) e Aquilani

Extremos:
JJ andou em testes quando teve J. Mário de férias. 
Bryan Ruiz veio para o miolo do campo porque também não estava Adrien e Gélson assumiu o lado direito enquanto não se lesionou. 
Entretanto regressou João Mário, Gélson lesionou-se e Bryan foi para o lugar de Teo o que só prova de que Bryan Ruiz joga em várias posições e que com J. Mário a qualidade de jogo é outra. 
Neste sector e mesmo depois dos testes ainda subsistem muitas dúvidas: João Mário está muito cobiçado, Bryan Ruiz não se sabe se contará para extremo ou avançado, Iuri e Matheus estão a baixo das suas reais  qualidades já demonstradas, Gélson é certeza mas está lesionado e Mané está nos JO. 
Bem.....se não sair, o João Mário será o titular do lado direito e se contratar-mos outro 2º avançado para além de Alan Ruiz, o costa-riquenho será o nosso extremo esquerdo. 
Acontece que tudo parece enevoado! 
Porém nada que me deixe preocupado pois Bruno César é um excelente jogador e Gélson está capaz de pegar na direita do nosso ataque. Não seria a mesma coisa, pois não , e a sair João Mário e Bryan Ruiz ´subir` para 2º avançado era melhor contratar outro extremo de qualidade. 
Isto se quisermos uma equipa com qualidade certa e não só com promessas. Queremos arriscar e dar a titularidade a Iuri ou a Matheus ou até a Mané? 
Pois é, tudo se coloca a esta altura mas a poucos dias da nossa estreia na Liga o melhor era clarificar o plantel o quanto antes.
Entradas: --
Saídas: João Mário(?)

Avançados:
Mudará tudo no nosso ataque para 2016/17? 
Se sair Teo, se sair Barcos e se sair Slimani pode-se dizer que o nosso ataque mudará todo!! 
Entretanto Bryan Ruiz começa a mostrar-se mais em zonas avançadas que é onde eu o prefiro ver jogar, Alan Ruiz chegou para a mesma posição mas está em fase de adaptação e Podence subiu da nossa equipa B também para 2º avançado! 
Se ficar assim penso que ficamos bem servidos para esta posição!
Mas e então para ponta-de-lança?
Slimani joga, começa a marcar mas é possível ainda sair. (Espero que não mas para mim já tem 28 anos e se derem os 30 milhões .......vendo!!)
Spalvis foi contratado mas lesionou-se e logo por 6 meses, Teo vai sair e Barcos ao que tudo indica regressa á Argentina. 
Fica então a faltar outro ponta-de-lança no mínimo para jogar com o o argelino goleador!
O que eu prefiro e como vejo o caso é que já é diferente: preferia que contactassem pelo menos dois homens para a nossa frente de ataque! Um ponta-de-lança e um 2º avançado mas que soubesse assumir também de homem mais adiantado. 
Eu explico: 
Spalvis está arrumado até praticamente o final desta temporada pois a recuperação não será fácil. 
Se ficarmos com Slimani significa que precisamos de outro para rodar com ele ou até para entrar e reforçar o 11 em jogo mais apertado. 
Depois se puxarmos o Bryan para 2º avançado penso que estará tudo bem pois Alan Ruiz e Podence podem dar a rotação que Bryan precisará. 
O problema vai ser quando puxarmos o Bryan para avançado pois aí desguarnecemos a nossa ala esquerda. Pois bem....se JJ a época passada preferia ver Bryan na esquerda pois deixava a equipa mais equilibrada este ano com tanta indefinição ainda é pior. Assim a minha aposta é que o costa-riquenho será mesmo extremo esquerdo!
Se assim for terá que entrar mais alguém para esta posição porque Alan ainda está fresco e a equipa vai-se ressentir disso. 
O que se vai fazer Sporting? 
Investimos ou arriscamos jogar outra vez.....desfalcados?
Para mim a única saída é investir pois nada no Mundo é seguro mas podemos nos acautelar para vários contratempos e para não ficarmos.....descalços. 
Arrisco mesmo dizer que o problema do Sporting é mais no ataque do que na defesa!!


O que virá aí ........?

Sem comentários :