sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Futebol de especulação


Quem folheie os nossos desportivos deve pensar que vamos ficar ricos de um dia para o outro! Somos de facto ´obrigados`a sonhar com milhões e imagino a cabeça dos jogadores ...mais sonhadores!
Eu diria que o mercado está ao rubro e são atingidos números record mas com praticamente um mês para fechar a janela de transferências esses valores ainda vão subir.
Para isso acontecer, parece ir contribuir o Sporting que a julgar pelos jornais da nossa praça, mais concretamente os desportivos, irá pulverizar todos os recordes de transferências até hoje.
Será uma loucura no mercado!
Que loucura será o nosso Sporting conseguir vender de uma assentada, Rui Patrício, William Carvalho, Adrien, João Mário e Slimani. Mas atenção: loucura, só pelo aspecto monetário pois seria catastrófico perder a nossa espinha dorsal e seria começar tudo do zero.
Já deve ter percebido que falo ironicamente pois com o mercado ao rubro os jornais também lucram.
E lucram á pala dos Clubes e jogadores que transferem todos os dias e que estão interessados em meio Mundo, e isto só num par de meses. Imaginem se o mercado estivesse aberto durante mais tempo!!
Mas lucram também os empresários que conseguem publicitar os seus clientes e valorizá-los para andarmos constantemente em leilões para conseguir os jogadores. 
Todos estes intervenientes do futebol lucram e não é pouco e faz com que efectivamente o mercado esteja....ao rubro.
Não é portanto ao acaso que vivemos na era da especulação!
Mas vamos partir do principio de que, de repente, uns investidores chineses que tinham comprado um Clube em Itália, levavam o nosso capitão e William Carvalho pelas suas clausulas de rescisão. William sairia por 35 M pois parece existir uma clausula que diz que teríamos que dar ao William 5 milhões por propostas negadas acima de 35 Milhões.
Seria portanto brutal receber 80 milhões por dois jogadores(45 M de Adrien + 35 M por William)!!
Mas para a história ficar como a apregoam imaginemos também que apareciam dois ´colossos` do futebol inglês dispostos a pagar 30 Milhões de euros pelo nosso goleador e ainda outros 20 milhões pelo Rui Patrício! Neste caso o Rui não saía pelo valor da sua clausula de rescisão mas mais do que 20 milhões também seria ...utópico!
Meu Deus, seria.....fantástico receber para além dos 80 milhões mais 50 milhões vindos da terra de sua Majestade! 
Quanto ao João Mário não pensem que fica de fora desta história jornalística pois as propostas vão subir e vai chegar a Alvalade a qualquer momento a tal que o levará também para longe. No entanto também sairá mas sempre pela sua clausula de rescisão, 60 milhões de euros!
Era o fim do Mundo mas tal e qual como apregoam os nossos diários desportivos que á pala do Sporting mas não só, devem estar a vender como nunca.
Ora bem, 80 milhões por William e Adrien; 50 milhões por Rui Patrício e Slimani e ainda 60 milhões por João Mário daria nada mais nada menos do que uns fenomenais 190 Milhões de euros!
Agora imaginem as noticias e os jornais vendidos depois esta Bomba Mundial!!
Como podemos ver é quase o que apregoam os jornais da nossa praça pois o importante é vender e o máximo possível. Todos os dias surgem novas propostas e maiores do que as até hoje apresentadas!
Todos os dias existem histórias do que o tal empresário disse e no que poderá acontecer, etc, etc.
Porém não é nosso objectivo ficar sem uma equipa inteira e só de uma vez! 
Seria começar todo um trabalho do zero! Não seria aconselhável pois temos pouco tempo para contratar jogadores e para os trabalhar. A equipa ressentiria-se e nem sei como seria!!
Financeiramente seria fundamental mas desportivamente seria uma fase muito complicada e um mais que provável adeus ao titulo. 
O que teríamos que fazer e até o podíamos começar já, era vender os jogadores aos poucos para também termos lucro e os jogadores terem o contracto das suas vidas! Iniciaríamos pelos mais velhos e aqui surge claramente Slimani e Adrien, porque a partir dos 28/29/30 começam a perde valor. Depois e já com os seus substitutos dos jogadores vendidos adaptados ao Sporting, venderíamos os outros mais novos e assim sucessivamente. Tudo de uma só vez é que não poderia ser!!
É claro que as oportunidades de negócio poderiam inverter todo um planeamento como por exemplo aparecer uma proposta irrecusável por João Mário e aí , meus amigos, passaríamos ao plano B.
Com isto tudo não estou a defender que temos que vender pois percebo que com esta equipa e com mais dois ou três bons reforços teríamos equipa para altos voos. 
O que eu quero realmente pretendo realçar é toda esta história de especulação em que vivemos nos dias de hoje e em que os nossos jornais e muitos outros, têm contribuído para que o futebol seja efectivamente dos maiores negócios do planeta. 
O futebol e nós, comum dos mortais, vivemos mesmo em Mundos separados pois enquanto os povos vivem com dificuldades os Clubes de futebol vivem á grande e á francesa!
Efectivamente no futebol tudo é permitido! 
Hoje em dia vemos de tudo e tudo nas nossas barbas: desde grandes e avultadas transferências que cada vez são maiores, grupos de empresários de onde não se sabe de onde vem o dinheiro, trocas de jogadores e passes e direitos de imagens sem que ninguém os fiscalize, compra de Clubes de futebol por parte de magnatas que ninguém controla, surgimento de investidores chineses que aparecem e compram tudo e sabe-se lá mais o quê e finalmente ao aparecimento de inúmeras casas de apostas com as histórias de corrupção que também já as conhecemos.
E é este mercado que temos e este o Mundo onde vivemos onde uns são verdes e outros são de outra ....cor. 
Mas que grande e farta história nos contam todos os dias em "A Bola", "O Record" e em "O Jogo". 
Parabéns, pois o povo gosta é disto!!

6 comentários :

Anónimo disse...

Sonhar é fácil porque não custa dinheiro nem paga imposto.
Mas pensar que se vendem 5 jogadores por 190M não só é utópico como impossível. As maiores ofertas que terão chegado não passaram dos 20M. Os salários oferecidos aos jogadores é que são milionários.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

O problema nem será sonhar com esse montante pois prefiro não os vender e ter uma grande equipa para atacar em todas as frentes.
E claro que sim que é utópico mas é o que os jornais andam a apregoar por aí para se vender.
O problema muitas vezes e concordo consigo são os ordenados que fazem com que os jogadores queiram sair. Porém tb têm que saber o que assinam e desta forma o SCP tem que ganhar a sua parte e de uma forma justa e não porque pressionam o Clube.

Mario Silva disse...

O *jogo* das transferências é um jogo para parolos, tótós...

No fundo todosos adeptos querem é ganhar... e pensam eles que ganhando no jogo das transferências ganham no jogo desportivo, quando a regra é essencialmente ao contrário.

Depois falam duma maneira que até parece que todos os outros por essa Europa e Mundo fora são estúpidos, vendem 190M e depois pensam que um seria relativamente fácil comprar um contentor cheio e esperar colmatar essas lacunas abertas por metade do dinheiro dahhh!!!

Se calhar esses não apreciam terem dos melhores jogadores do mundo na equipa, querem desparchar-los ao menor jogo menos conseguido... crianças sempre á espera dum brinquedo novo, não interessa a porcaria que é... e quem lhes der ouvidos criança é...

Mario Silva disse...

A estratégia do BdC é a melhor e a que é possivel, em vez de milhões gastos em traques a tentar colmatar uma saída, é preferível aumentar os ordenados aos que já são realmente craques e tentar segurá-los na equipa... tenho a certeza que a politica se mantém e os craques ainda verão os seus salários aumentados...

O Sporting não tem Lavandarias Mendes, nem quer voltar a ter passivos enormes que inviabilizem o clube, situação a que regra geral esse tipo de politicas de lavandarias levam (geralmente enriquecem o presidente, associados, e as lavandarias... á custa de perder o jogo dos tótós -> nem é preciso pensar o que é melhor).

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Grande Mário:
Concordo com o Mário. Nós já temos dos melhores que podemos ter. Pensar que podemos contratar para seremos mais fortes é só na questão de termos boas soluções caso este ou aquele não joguem. No ano passado tivemos esse problema e se este ano conseguirmos colmatar esse problema estamos prontos.
Agora aos poucos vamos subindo a nossa forma de jogar e embalar para uma boa temporada.
Não podemos pensar que temos que contratar mais do que os outros pois isso não nos dá vitórias. Essas vêem com o trabalho e hoje já vimos mais.
Os jornais engatam isto tudo e os adeptos parecem cordeiros e acreditam em tudo!!

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Continuando............também penso que os jogadores serão aumentados pois com tanta procura seria conveniente isso acontecer.
O que também me parece justo é os jogadores pensarem no Sporting e não só nos seus umbigos. Deixem-se de tretas e joguem esta época como se o amanhã não existisse. No final de 16/17 logo se vê. Se os objectivos forem concretizados tudo será possível!!
Obviamente que não temos o Mendes e todas umas artimanhas para que tudo seja por milhões e milhões sem os valerem mas infelizmente é o que há demais no futebol.
E claro não queremos ir pelo mesmo caminho de outros...