sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Cuidado: o mercado tanto dá como....tira


Para mim faltam poucos dias para terminar a janela de transferências.
Acontece que para muitos outros adeptos, estes poucos dias são considerados ...uma eternidade. Tudo para que termine o assédio aos nossos jogadores o quanto antes!
No entanto, esquecem-se de que pelo andar da carruagem, estes mesmos dias podem dar muito jeito é .......ao nosso Sporting.
Será que vamos ter de esperar até ao último minuto para vermos reforços a chegar e ninguém sair?
O momento aconselha-nos a geri-lo da melhor forma possível pois não é fácil suportar todo um interesse pelos nossos melhores atletas.
Se o fizéssemos estaríamos a estragar toda uma equipa e voltaríamos á estaca zero. Perderíamos o balanço conquistado desde que BdC chegou ao nosso Clube mas também todo um excelente trabalho de Jorge Jesus e sua equipa técnica no nosso Clube.
Este é um momento que pode ser mau para nós mas também pode ser.....nosso amigo.
Ele sugere-nos que sejamos rápidos mas que contratemos com bastante eficiência porém, estas, só as saberemos avaliar depois de contratarmos alguém e consoante o resultado final.
Agora só espero que o resultado final seja do agrado dos adeptos pois estamos a confiar que chegará um, dois ou três bons reforços á equipa. Estes são cruciais para o nosso sucesso!
Mas este não costuma ser um tempo em que conseguimos discernir entre o que precisamos e procuramos com o tal assédio aos nossos jogadores. Por vezes esquecemos mesmo um deles e dedicamo-nos só ao outro. Não pode ser!
E não pode ser pois o mercado funciona um pouco como a cadeia alimentar, isto é, o Sporting assedia jogadores que lhe são mais acessíveis enquanto os maiores Clubes já assediam e compram os jogadores mais caros e inacessíveis ao Sporting ou até os nossos.
Nós estamos é acostumados a que sejamos nós a procurar e a assediar mas depois deste Europeu tudo vai mudar.
Neste momento eu até diria que passámos mais a ser os assediados do que os que assediam porque temos jogadores que têm uma qualidade fantástica e que devido ao nosso trabalho, muitos clubes com outro poderio financeiro, pretendem os seus serviços.
É este lado que dantes não o víamos e que agora sofremos com ele. Bolas, nunca mais é dia 1 de Setembro!!
Por outro lado também precisamos deste tempo para nos reforçar, não é? E se precisamos de reforços!!!
E nesta janela de transferências temos de tudo um pouco!
Ao Sporting, por exemplo, não estando vendedor para não delapidar a sua equipa dará sempre jeito uma transferência de milhões de euros até porque com estes milhões podem chegar jogadores melhores.
Mas a quem não dará jeito estes milhões no bolso?
A todos dará jeito uma transferência de milhões porque o futebol é mesmo assim - formar, transferir, lucro, equilíbrio, mudança, etc.
Se virmos bem até os maiores clubes do Mundo como o Barcelona, Man Utd, Real Madrid, etc, estão constantemente a comprar e a vender, ou seja, a mudar. Não podem existir jogadores acomodados e o a idade do jogador diz para....transferir!
E é esta mudança que todos os Clubes fazem neste tempo de mercado com um único objectivo: tornarem-se mais fortes. Pelo menos acreditam que sim!
Claro que existem os Clubes que ficam mais fracos mas lá terão as suas razões.
Imaginem que o Man City chega ao Sporting e no último dia bate a clausula de Rui Patrício ou o Rela leva o João Mário!
Com o jogador a ter a última palavra pensam que recusaria tamanho contracto?
Nós é que ficaríamos mais fracos e sem hipóteses de nos reforçar!!
É para isto que tenho também alertado. Temos que nos reforçar para que não nos aconteça uma situação destas como já aconteceu ao nosso rival com Witsel.
Na baliza já o fizemos com a chegada de Beto mas na frente de ataque ainda não.
Slimani já não tem clausula de rescisão activa e acredito que seria recusada uma proposta por ele nos últimos instantes do mercado mas no caso de existir uma clausula de rescisão , como por exemplo tem o João Mário ficaríamos bem mais fracos.
Não pretendemos que isso aconteça pois não?
Neste caso devo dizer que me parece que Meli poderá ser a solução para a saída de João Mário do Sporting. mas mesmo que não seja temos o Gélson que merece que apostemos nele.
Vêem com o mercado pode ser cruel para com o Sporting mas ao mesmo tempo,..... amigo?
O que nós pretendemos é saber gerir bem este momento e não ficarmos mais fracos. Pretendemos mesmo, não estando vendedores, ficar mais fortes.
mas para isso até sorte temos que ter pois se aparecer algum Clube no último dia com uma proposta pelo valor da clausula só mesmo rezando poderia dar resultado.
Como podem ver este período tanto é bom como pode ser mau até em termos financeiros e se for á ultima hora ainda pior. Ficaríamos com muito dinheiro é verdade mas a equipa sairia prejudicada e talvez deitasse tudo a perder nesta altura.

Sem comentários :