quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A importância dos reforços que faltam


Não é segredo para ninguém que o Sporting precisa de reforços para fazer frente a uma época desgastante que agora se iniciou. 
Também não é segredo que a nossa equipa base é praticamente a mesma com a excepção de Alan Ruiz, um reforço, que parece ter a capacidade de se incluir no 11 de inicio de temporada.
O que muito provavelmente passará incólume aos olhos de muitos adeptos é que este reforço é um 2º avançado e que os que ainda não chegaram serão vitais para sermos considerados verdadeiros candidatos ao titulo nacional!
Alguém diz que somos verdadeiros candidatos se só contarmos com Slimani na frente de ataque?
Claro que não, apesar de na época passada, termos jogado praticamente só com ele pois Barcos parecia nem cá estar!
E só me refiro a reforços para o nosso sector ofensivo pois, se nos outros sectores não sair ninguém mas também não entrar, penso termos plantel suficiente para lutarmos pelo campeonato....no mínimo!
Depois de colmatar-mos a lacuna na baliza com o Beto, depois de termos contratado Meli, Petrovic e também Bruno Paulista para o meio campo(Paulista é como se fosse uma aquisição) só faltará mesmo reforçar o ataque. 
E aqui é que está o real problema! 
Teo foi emprestado e não tinha condições para ficar, Hernán Barcos também saiu cedido ao Vélez Sarsfield, Spalvis está lesionado e Podence está ainda muito verdinho. Portanto, só com o argelino para o que der e vier é insuficiente!
É claro então que faltará no mínimo um ponta-de-lança se bem que para mim teriam que ser três no total. Acontece que um desses jogadores poderia saber jogar tanto mais adiantado como também a 2º avançado e aí estaríamos salvaguardados para qualquer eventualidade.
Lembremos que Teo é um ponta-de-lança adaptado a 2º avançado e mesmo assim marcou 15 golos. Tomara que o jogador que venha marque tantos como o fez ....Teo!!
Ora bem, precisamos então de um ponta-de-lança como por exemplo o Bas Dost mas precisaremos de outro 2º avançado?  O Alan Ruiz e o Bryan Não chegarão? 
Eu penso que precisamos mesmo de outro 2º avançado mas que este também saiba jogar mais na frente e penso mesmo que esta seria uma forma inteligente de contratar.
Eu explico:
Nós sabemos que temos 2 homens que fazem de 2º avançado: Alan Ruiz e o nosso mágico o ....Bryan Ruiz!
Então porquê contratar outro 2º avançado se temos o Bryan? 
Lembrem-se de que quando JJ tirava o Bryan da esquerda desequilibrava a equipa e por isso, ele preferia ter o costa-riquenho na esquerda e Teo na frente! Mas......passar-se-á o mesmo esta temporada?
Penso que sim, pois não chegou nenhum extremo que possamos dizer que equilibre a nossa equipa como faz o Bryan. Nem mesmo o Bruno César!
Então se não temos outro extremo com a categoria de Bryan temos duas hipóteses: ou contratamos um bom extremo esquerdo e o costa-riquenho vai jogar na frente de ataque ou o Bryan não sai de extremo e só temos que contratar outro 2º avançado.
Esta é uma escolha que teria que ser tomada rapidamente mas tenho quase a certeza de que o Sporting terá pensado no caso e que já escolheu - contratar outro 2º avançado!!
Eu aceito as duas formas mas com jogadores de categoria e não com segundas escolhas. Desta forma só pioraríamos a nossa equipa!!
Então, depois de escolhida a nossa opção, será mais importante a aquisição de um ponta-de-lança ou de um 2º avançado? 
Eu diria que precisamos de ambos mas ao contratarmos um 2º avançado que também saiba jogar a ponta-de-lança estaríamos seguros para as duas posições com uma excepção. Será mau para um jogador mudar muitas vezes de posição e em Janeiro sabemos que Slimani vai á CAN e nesse mês o tal jogador seria forçosamente ponta-de-lança quando teria jogador até lá a 2º avançado. Como exemplo dou novamente o Bryan:  reparem que Bryan muda de posição mas não é por muitos jogos. É que a equipa fica desequilibrada!!
No entanto o que também me deixa mais preocupado é que se fala muito mas não chega ninguém!
Ora é o Bas Dost, ora é o Castaignos, ora é o Bendtner, enfim......venha quem vier mas ...já cá deveria estar há muito tempo!
E atenção: este foi um problema que não o quisemos mas no fundo colaborámos para ele.
O Teo foi contratado quando sabíamos do seu feitio e das suas histórias; o Barcos chegou sem ritmo e com um período de adaptação e nós a precisarmos dele para...já e o Montero saiu quando marcava golos e resolvia jogos. Portanto era um caso de mais tarde ou mais cedo dos problemas acontecerem! 
Mas sobre isto já o disse várias vezes de que a nossa época correu muito bem: o Slimani não se lesionou nem foi castigado, o Teo marcou 15 golos e o nosso meio campo, tirando a lesão inicial de William, não oscilou quase nada. 
Agora imaginem que o argelino se lesionava e não tínhamos mais nenhum ponta-de-lança!! Seria, de facto, catastrófico mas é isso que esta direcção está a tentar resolver. 
Porém na minha ideia é que o faz mas muito tarde! Esse jogador já deveria estar a trabalhar á muito tempo com JJ. 
Parece que o Sporting só contratará algum jogador se conseguirem vender o João Mário pois essa aquisição está muito demorada. Pode até não ser por esta razão mas sinceramente é o que parece!!
E já não vou falar no Más nem no Douglas que parecem ter tudo acertado connosco e estando só há espera de uma resposta do Sporting para viajarem porque também nãos e sabe ao certo o que se passa!
O certo e no que posso dizer é que estamos a poucos dias do fecho do mercado e o Sporting parece jogar em várias frentes. O problema é que depois de tampo tempo há espera deste e daquele os jogadores podem ir para outros locais e deixar-nos de mão vazia. 
E se para defesa central já não tenho tanta certeza de que precisamos de alguém, para lateral esquerdo e avançados já tenho a certeza de que precisamos. Arrisco mesmo a dizer que: se não chegarem reforços pelo menos para o ataque....dificilmente seremos candidatos a qualquer competição!

2 comentários :

Mario Silva disse...

O Sporting precisa de reforços mas não é urgente.

Se a equipa titular se mantiver meia época como no ano passado, o único que lá não está e que provoca alguma apreensão é o Teo... Alan e Bryan Ruizes podem fazer o lugar muito bem, resta saber se são capazes de 15 golos época... parece que sim... pelo menos o Bryan já leva um...

Quanto ao PL é realmente necessário um bom reforço po lugar do Slimani... só um... pois antes do fim do ano estão cá Gelson Dala e Ary Papel que podem fazer de Pl AV ou até extremo, em Janeiro também se vão pois não só são titulares indiscutiveis da selecção de Angola no CAN, como os seus melhores jogadores de ataque.. é possível que nessa altura Spalvis já esteja pronto... de qualquer forma o mercado de Janeiro até é melhor para excelentes pechinchas.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Concordamos em relação aos Ruizes mas quanto aos angolanos que nem sabemos se quando chegarem sabem dar pontapés na bola é precipitado. Mas mesmo que sejam também vão á CAN e continuaremos sem avançados ou ponta-de-lanças.
Mário: quem fica na esquerda se o Bryan for para 2º avançado? O Bruno César? E aguenta-se a época toda a titular?
Foi mesmo pena o Spalvis mas um bom ponta-de-lança é mesmo necessário e se for mais novo pode-se pensar na sucessão de Slimani para o ano.