quarta-feira, 27 de julho de 2016

Sporting melhor mas não o suficiente


O Sporting disputou o Troféu Ibérico com o Villarreal perdendo nas grandes penalidades por, 4-3. Mesmo assim a nossa equipa já se apresentou melhor mas não o suficiente para vencermos e marcarmos golos. 
Foi o melhor jogo do Sporting na pré-época porém.... faltam muitos jogadores e a qualidade de jogo vai saindo....aos poucos. 
Com a Liga a iniciar-se a 14 de Agosto iremos a tempo de recuperar o fulgor demonstrado na época passada?
Já estivemos francamente melhores mas não é suficiente para uma equipa que se quer candidata ao titulo.
Não haja dúvidas de que ainda falta muito trabalho pela frente mas já gostei mais da forma como jogámos! No entanto é pouco....muito pouco!
Defensivamente: 
Estivemos mais coesos, mais rápidos sobre a bola, mais soltos fisicamente, melhores na marcação mas ainda um pouco trapalhões e com problemas em sair a jogar. Não é fácil não ter William e Adrien a pegar no jogo.
Mesmo assim na 1ª parte não sofremos nenhum golo por culpa de Azbe Jug que fez boas defesas negando algumas criticas que lhe foram endereçadas comigo incluído.
Ofensivamente: 
Já nos mostrámos melhores fisicamente e assim mais propensos para pressionarmos bem lá na frente e durante mais tempo. Em alguns momentos ainda conseguimos recuperar muitas bolas mas a partir de aqui não conseguimos ser muito objectivos e ter muito tempo a bola em nosso poder.
Neste aspecto temos muito mas muito a melhorar.
Portanto pelo que vi são bons progressos mas serão os suficientes até se iniciar a Liga? 
Vai ser muito difícil ou quase impossível ter na 1ª jornada, William, Adrien, Rui Patrício e João Mário a 100%. 
Temos 20 dias para que os Aurélios estejam a prontos para o jogo com o Marítimo.
Jorge Jesus mexeu e mudou algumas pedras na equipa em relação ao jogo com o Lyon: João Pereira surgiu na vez de Schelotto, Naldo na vez de Rúben Semedo e Jefferson na de Zeegelaar e Iuri por Gélson.
Digamos que estas soluções não foram as melhores mas algumas surtiram o seu efeito. 
João Pereira não foi tão atacante como Schelotto, Naldo já jogou quase o jogo todo e mostrou que está para ficar, Jefferson mostrou que não está com a cabeça no Sporting, Petrovic fez o melhor jogo pelo Sporting desde que chegou, Bryan já esteve mais solto e com mais bola, Iuri fez um bom jogo, Bruno César também melhor e com mais preponderância na equipa, Alan Ruiz ainda está lento e a prender a bola mas a rematar é um perigo e Barcos foi outra vez uma decepção. 
Depois, na 2ª parte, Schelotto, Rúben Semedo, Zeegelaar e Podence trouxeram mais acerto á equipa. Entretanto Palhinha já tinha entrado por Petrovic e surpreendeu-me!
Matheus voltou a estar muito longe do que mostrou na época passada, Slimani jogou pouco, Ewerton também e Alan Ruiz mostrou pouco para além de boa técnica, bom remate e bom pé esquerdo.
Os 6 quilos que JJ diz que perdeu ainda não são os suficientes e os outros três que faltam penso que não será o suficinete pois é preciso que Alan solte mais rápido a bola e faça a equipa subir no terreno. Quando souber ter a bola e fazer jogara a equipa vai ser um caso muito sério e com JJ em ciam dele não há duvidas de que isso vai acontecer.
A equipa foi a seguinte: Jug; João Pereira, Coates, Naldo e Jefferson; Petrovic; Bryan Ruiz, Iuri Medeiros e Bruno César; Alan Ruiz e Barcos.
Conclusões:
Continua a faltar Rui Patrício, outro defesa central de categoria e com mais experiência, William, Adrien, João Mário e Slimani na frente mas este não poderá jogar na 1ª jornada por estar castigado.
Claro que também ainda falta um outro médio centro, um substituto para Rui Patrício e outro ponta-de-lança ou 2º avançado mas se vierem ficaremos muito mais fortes. Muito mais!!
A lateral esquerda continua indefinida pois Jefferson parece não querer colocar outra velocidade no seu jogo. Passar-se-á algum problema?
Seria outro reforço.....................
Constatação:
Os Aurélios condicionaram a nossa pré-época e sem eles os jogos não são os mesmos. Depois JJ quer reforços mas sem vender ninguém também não temos muito dinheiro para reforços. 
No entanto espero que tenhamos o suficiente para tornar a nossa equipa bem mais forte do que mostra ser. 
Vais ser uma temporada exigente e é preciso ter plantel capaz e competente mas enquanto esses reforços não chegam.... vai ser esta mediocridade!!
Declarações de JJ:
-"Foi um jogo de preparação. Viu-se coisas melhores daqueles jogadores que chegaram ao Sporting, principalmente aqueles da formação. O Iuri fez um excelente jogo, deu boas indicações. A equipa esteve melhor defensivamente, ofensivamente ainda está muito longe, o que é normal, daquilo que vai ter de fazer. A partir de amanhã já chegam os três jogadores que estiveram no Europeu, portanto vão chegando jogadores que eu penso que podem ajudar o Sporting".

-"Seguramente vamos fazer uma equipa tão boa como aquela que tivemos o ano passado. A pouco e pouco vai-se notando melhorias. Não treinámos contra uma equipa qualquer, treinámos contra o quarto classificado da liga espanhola que vai estar nas eliminatórias da Champions. Tínhamos algumas dúvidas que pudéssemos suportar a qualidade desta equipa com os jogadores que estavam. Na 1.ª parte não estivemos tão bem como na 2.ª. O Bruno César melhorou muito o jogo dele, o que fez com a equipa estivesse melhor. Os nossos avançados estão ainda com pouca mobilidade, mas isso vai com os treinos. O Slimani não tem sido opção: chegou mais tarde e está a ir pouco a pouco. Não pode jogar na 1.ª jornada e essa é a razão da minha opção"

-"Não tinha a noção que o Sporting tivesse tantos adeptos. Há adeptos por todo o lado. O Sporting está a recuperar o seu prestígio e estes torneios também são bons para os adeptos do Sporting. Tudo isto vai ajudando à recuperação e vai ao encontro das ideias do presidente, que quer mais sócios. Ser um clube diferente também nos seus adeptos"

-"Muito satisfeito com o comportamento da equipa".

4 comentários :

Mario Silva disse...

Mais que suficientes para aquele Villareal... mesmo com um ataque longe do ponto como o JJ disse, o que faltou foi um pouquinho de sorte... por momentos fez-me lembrar Guimarães da época passada, não entrava nem à lei da bala

Rui Cerdeira Fernandes disse...

A sorte também se trabalha Mário e sim é verdade que ainda tivemos lances para golo na 2ª parte.
O que não nos podemos esquecer é que esta é a nossa quase 2ª equipa. Como eu disse no post do 11 da cabeça de JJ, faltam aqui muitos jogadores que ele idealiza e eu também penso que falta.
sl

Mario Silva disse...

É bom ser a segunda equipa, ter banco à altura vai ser importantíssimo não só no Tugâo como na Champions... e todas as equipas até agora menos uma são equipas Champions, e o Villareal não é só isso, mas foi vice-finalista da Liga Europa.

Por isso gostei... resultados servem para lampiões é fruteiros falarem... mas nota-se um crescendo acentuado à medida que os índices físicos melhoram,

Era arriscado contra aqueles equipas muito à frente na preparação, jogar com tanto jovem e segundo plano e esperar não perder... mas ainda bem que o JJ o fez, vai ganhar muito com isso no futuro, esse tar-se a borrifar pa jornalixeirada e demais críticas, mostra que tem a confiança total da direcção (senão teria escolhido jogar com equipas de segundo ou terceiro plano como o Venvica e o FC Fruta)

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Concordo Mário.
Há males que vêem por bem. Mais tarde vamos tirar dividendos pelo que estamos a fazer na pré-época.