sexta-feira, 22 de julho de 2016

Reforços: quantos, quando e porquê


O Sporting precisa de reforços mas quem não precisa? 
Todos, todos os Clubes grandes e pequenos de Portugal precisam de reforços porque as equipas mudam, surgem bons e irrecusáveis negócios, prende-se jogar de outra forma ou até porque se pretende reforçar o plantel com mais soluções para uma só posição. 
Este período é um ritual do futebol que move muitos milhões e milhões de euros e daí esta industria ser a mais lucrativa do Mundo.
Para nós Sporting, não é diferente mas esta temporada, parece que precisamos mais de reforços.
Alguns até dirão que para estarmos nesta altura a dizer e a procurar os tais reforços de que o planeamento foi mal feito ou mal pensado mas eu não vou por aí.
Existe uma pré-temporada onde se testam várias soluções e jogadores e depois reajusta-se á medida!
Acontece é que este ano precisamos de mais reforços do que ao principio julgámos serem necessários! E todos nos lembramos do que disse BdC sobre o mercado de transferências que até agora se confirma!
Mas será que previam ter que contratar mais um guarda-redes, outro defesa central, outro médio e mais avançados? 
Alguns deles penso que sim porque mesmo antes de iniciar-se o Euro16 já eram conhecidos os sectores alvos de reforços: baliza. defesa central e meio campo. Depois claro, é conforme o que o mercado nos traz e ....leva! 
Já para a nossa frente de ataque estávamos dependentes das impressões a tirar de Lukas Spalvis mas também de Barcos, isto sem contar com nenhuma saída de jogadores.
Ora o lituano acabou por lesionar-se e vai estar meio ano no estaleiro e Barcos continua sem convencer e as opiniões divergem. 
Quanto a este último até eu estou na dúvida mas o pouco que jogou joga contra ele. Também está á pouco tempo em Portugal e há jogadores que demoram a habituar-se mais do que outros. Mas como já disse, na dúvida e com boa proposta, dava-lhe guia de marcha! O Sporting não pode ter dúvidas e ter muito tempo para avaliar um jogador ainda para mais com 32 anos! 
Claro que não é fácil contratar outro até porque o dinheiro não nasce de baixo da baliza mas depois da lesão de Spalvis, a demora de Barcos e da vontade de Teo é mesmo imperial contratar um bom avançado. Aliás, para mim, vinham dois: 1 ponta-de-lança para rivalizar com Slimani e um 2º avançado para substituir o Teo. 
E que tipo de jogadores é que o Sporting procura? 
A julgar pelos jogadores que JJ tem tido ao seu serviço, também no rival, não terão que ser obrigatórios altos e bons no jogo aéreo como não eram, por exemplo, Saviola e Aimar. Claro que estes jogadores mais baixos terão que fazer a diferença mas o que interessa é que o consigam fazer! 
O talento não se mede pelo tamanho!
O mais difícil é saber quem são os nossos alvos e até sou sincero. Com os mesmos Clubes por aí á procura do mesmo prefiro que eles nem saiam na comunicação social. É que parece que a inveja é tanta que a vontade é sempre ter o que o Sporting quer. 
Quanto menos souberem ...melhor!
Outra coisa é eu ou outro blogue dizer quem gostava de ver na nossa equipa mas isso até já o fiz (link) embora muito superficialmente.
Também se analisarmos que o nosso Clube contratou Spalvis com 1,90 m é de esperar que pelo menos o ponta-de-lança seja alto, bom no jogo aéreo e claro ...com os pés. 
Para 2º avançado temos jogadores que fazem muito bem essa posição(João Mário, Bryan Ruiz e Alan Ruiz) e aqui a minha dúvida se será mesmo necessário  contratar mais outro. No entanto se JJ mexer em Bryan ou João Mário é natural que então se vá ao mercado e contratar um extremo. 
Eu sei, eu sei....que estão a pensar na aposta no Gélson, Iuri ou Matheus mas para além de Gélson conseguirão os outros entrarem na equipa? 
Nesta conversa vejo o porquê o interesse em Markovic mas temos que ver que seria muito difícil trazer um jogador que sabe jogar tanto a extremo como a 2º avançado. Seria de facto a melhor opção mas também a mais difícil!!
Depois para o meio campo e a saber que Petrovic não é para já aquele médio que vai substituir o Adrien ou o William e não me estou a esquecer de Bruno Paulista que continua a estar envolvido num redoma de segredo, teremos que contratar outro 8 pois de Aquilani fala-se mais uma vez que estará de saída.
Não passam de boatos é verdade mas é preciso refrescar aquele sector e com um bom jogador que nos dê garantias. Neste momento temos um Aquilani que tem a cabeça noutro local e um Petrovic ainda não habituado ás nossas exigências e desta forma quem substituirá Adrien quando estiver lesionado ou castigado? Sempre o João Mário? Não pode ser!
No nosso sector defensivo eis que a nossa defesa que terminou a titular a época passada começou a meter água por todos os lados. Penso no entanto que não será preocupante mas eu contratava outro defesa central mais experiente do que o Rúben. 
Na baliza penso é mais do que  visível a necessidade de outro guarda-redes para substituir Rui Patrício quando for necessário e disponível para ser a sua sombra. 
O mercado terá a resposta para o que todos queremos-nomes! 
E este é um trabalho que o departamento de Scouting do Sporting já tem feito e agora é ponderar bem e negociar ainda melhor. 
Claro que era bom que todos estes reforços chegassem o quanto antes mas da forma como continuamos a operar no mercado não me dão muitas garantias de sucesso. Aquele jogo de paciência que tanto se apregoa para mim até pode dar jeito mas raramente dará o que pretendemos.
Andar á espera que baixem o preço quando se fala de 1 milhão de euros ou pouco mais é um risco que eu não o correria. 
O problema é que nem todos vão nesta conversa e forma de negociar e ou mal me engano ou desta foram o médio do Boca Juniors, Meli, nunca chegará a este lado da 2º circular. 
No entanto desafio a que me surpreendam!!

2 comentários :

Anónimo disse...

O único reforço necessário era um presidente competente, com nível, com inteligência, seriedade e honestidade.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Desculpe mas tenho que me rir pois não deve saber o que é honestidade. Quem prejudica as contas do nosso Clube, quem não constrói um pavilhão para as nossas modalidades, quem vende o património do Sporting, quem vende jogadores aos nossos rivais é que é honesto? Já agora quem é que anda a resolver os mil e um processos que estavam pendentes e para resolver no Sporting?
veja bem que o problema das bombas de combustível existia há décadas!!!!!
Apresentar 40 milhões de euros de prejuízo dois anos seguidos é honesto?
Quem constrói um Estádio com uma derrapagem brutal é que é honesto?
E no é que é que BdC é desonesto? Em apresentar as nossas contas tim por tim e no jornal do Clube?

Competente:
Um homem que saneia as contas do Clube e o coloca de novo ao lado dos rivais é incompetente?
Um presidente que coloca uma equipa a discutir o titulo até ao fim é incompetente e não percebe nada de futebol?
Incompetente é quem nunca o conseguiu fazer........

Nível:
Nível é receber o líder da claque dos super-dragões na nossa tribuna?
Nível é receber quem nos chama nomes no nosso Estádio?
Líder é não se deixar espezinhar como muitos outros deixaram!! Isto é que é Nível!! Agora se vai para o banco ou se entra em programas de TV os outros tb o fizeram e não é devido a isso que se deixa de ter nível!

Inteligência:
Realmente tudo o que está a ser feito revela uma estupidez e uma burrice de todo o tamanho!

Seriedade:
Não há nada que se possa fazer para que um cego consiga ver!

A sua ideia fica registada!
Sabe que com essa ideia você faz parte de uma minoria no Sporting, não sabe?

Por mim só lhe tenho a dizer que cada vez gosto mais do Sporting porque alguém o tirou da LAMA e o colocou cá em cima taco a taco com os nosso rivais. Alguém que agarrou os cornos do problema e está a resolver os nossos problemas!
E eles eram tantos!
Mas como tudo na vida vê quem quer e apoia quem pode e realmente acredita! Você continua a não acreditar porque algo tem contra ele....
E eu a pensar que o mais importante era o nosso Clube..........