quarta-feira, 27 de julho de 2016

Reforços de qualidade e o timing da sua chegada


Os rumores de transferências a esta altura são mais do que muitos, mais do que nos outros anos e estão a afectar o Sporting. Afectam sempre!
É como se fosse uma novidade pois sinceramente não estamos habituados a ter este sucesso todo apesar de não termos vencido nada. 
Os nossos Aurélios venceram contra todas as odds o Euro16 e o trabalho efectuado na nossa equipa são então o que potencia toda esta procura ou simplesmente o que origina todos estes rumores. 
No entanto há uma coisa que ninguém está a discutir e penso que é muito importante: se existir uma proposta que nos leve um Aurélio como ficará a equipa se não tivermos outro jogador para o seu lugar? Fará sentido demorar tanto reforçara equipa? E contratar sem um possível retorno financeiro é o mais favorável? A pré-época foi bem preparada?
São todas estas questões que abordo seguidamente.
Imaginem então que chega uma proposta irrecusável por Adrien!
Dentro do plantel quem o substituirá? Estamos preparados? É que dizer que não vendemos poderá não chegar!!
Sabemos no entanto que para esta posição estamos á procura de um jogador que penso que possa ser a sua sombra e que me parece ser a escolha acertada. Pelo que vi de Meli é um grande jogador e que tem boa técnica e uma raça impressionante. Até diria que é mesmo ao jeito do Leão!
Mas onde pretendo chegar? 
O que quero dizer é que temos que contratar jogadores que nos possam valer de imediato se ficarmos sem um dos nossos pilares pois neste caso....não temos!! Se o Aquilani nem joga!!!!!!
Há uns anos levaram O Witsel ao Benfica no último dia de mercado e sem hipóteses destes de compensarem a perda. Isso pode-nos acontecer!! E depois? 
O que temos que fazer é estar prevenidos e para isso é contratar antes que o mercado feche mas também que dê tempo á equipa técnica para o trabalhar.
Eu preferia gastar agora e investir agora para receber depois, nem que seja a um ou dois anos. Mesmo que não vendêssemos ninguém neste momento receberíamos para o ano ou depois! mas o Sporting não faz isso!! Tem que vender para comprar? E se não vendermos? 
O que interessa é que não ficaríamos desprevenidos e se não sair nenhum jogador ficaríamos mais fortes. E não estou a pedir que se gaste mais em salários do que se pode dar mas gastar mais nas contratações. 
Se por exemplo são verdade as noticias que Douglas quer mais de salário do que podemos dar e está irredutível então que fique outra vez na Turquia ou que vá outra vez para onde lhe possam pagar o que pretende. Eu até preferiria um jogador de qualidade mas mais novo!! 
E onde estaria a nossa hipótese de retorno financeiro? 

Hoje fala-se em Dória, do Marselha!
É incontornável que precisamos de outro defesa central mas até hoje falava-se num mais experiente que o Rúben Semedo já que pelos vistos Paulo Oliveira, Ewerton e Naldo podem sair.   
O brasileiro é bom jogador apesar dos seus 21 anos mas será o tal mais experiente? E tem que ser mesmo mais experiente ou a sua qualidade bastará? 
Sobre a juventude eu lembro-me perfeitamente quando diziam que o Luisão(do Benfica) era tosco. E o que eu e um amigo dizíamos era que:.... mas sendo internacional pelo Brasil seria assim tão .....tosco? Pois bem....Dória até viria mais barato do que custou ao Clube francês pois não tem jogado muito, o seu salário penso que também não seria problema só que a experiência não é a mesma que tem Douglas. Porém nem sempre a experiência é que dá ....cartas!!
Enfim.......prefiro Dória ao Ewerton e ao Naldo!

Mas o que eu pretendo discutir é que o Sporting tem que começar a contratar mais, tendo em conta a qualidade! Por exemplo: Jorge Jesus muito possivelmente não teria contratado Ryan Gauld por muito que nós gostemos dele e pensar que poderá ser bom jogador. Mas por aquele dinheiro e mais o que custou o Slavchev teríamos contratado um jogador de selecção e de créditos formados. Não teria sido melhor assim?
Eu sei que os contextos financeiros e os meios á disposição deste técnico são diferentes dos que os outros tiveram mas temos que ser muito criteriosos no que contratamos.
Porém com isto não vejo drama algum na contratação de Ryan ou Slavchev pois todos os Clubes erram em contratações!

O que também me faz aflição é que praticamente se sabe de tudo e como se negoceia se bem que por vezes consigam surpreender-nos! Eu preferiria que fosse sempre desta forma!!
No caso do Douglas, por ex..... há muito que teria mandado o negócio para o telhado quisesse o treinador muito o jogador ou não! Paciência? Sim, temos que a ter mas não uma paciência exagerada!!
O Sporting tem  que escolher bem o seu alvo, chegar e contratar...... ponto!!
Se o negócio for esquisito e dependente de paneleirices como o caso do Douglas(a ser verdade) só temos é que os mandar para o negócio para o............depois vemos no estado em que estamos!!
Temos jogadores de férias porque as merecem mas não temos os reforços que precisamos de ter a quase 15 dias do inicio da Liga! E isto é quase incompreensível! 
Atenção: eu não me refiro ao caso, por exemplo(a ser verdade), como o de Meli que deve exigir uma manobra e capacidade negocial assinalável mas sim aos casos em que se está num impasse e á espera que alguém dê o braço a torcer. Neste caso o passe é de dois Clube e é necessário negociar e bem.
E volto a dizer .....Meli não engana!
No entanto não nos podemos esquecer que não podemos acredita em tudo o que aparece nos desportivos pois até muito é mentira! 
E podia estar aqui a falar de muitos casos mas só vou focar mais um: ponta-de-lança!! 
A esta altura não temos uma sombra de jeito a Slimani! Pelo que já vi não é o Barcos com certeza e o tempo começa a escassear. Faltam pouco mais de 15 dias para a Liga começar e para além da saída mais que provável do patinho feio o Spalvis também se lesionou. Ora , resta-nos o Barcos!! 
Muito bom....Sporting! Deveras....fantástico!
Olhem: preferiria colocar o Ronaldo Tavares já na nossa equipa A. 
Virá mais algum ponta-lança, quando virá, quem virá, será antes um 2º avançado, etc, etc,......enfim!! 
O tempo passa e nada entra ....nem sai!

Quem também não engana é Eduardo! 
Para guarda-redes outra grande necessidade! Se chegar uma boa proposta por Rui Patrício quem joga? E porquê tanto tempo para uma contratação? Se o jogador vale um milhão e meio de euros qual é a dúvida? Querem de borla? Ainda ficam sem ele!!
O atraso na aquisição de reforços e na preparação da equipa pode-nos custar pontos no inicio do campeonato e ter que andar a lutar contra o prejuízo. Já pensaram nisto?
O que eu vejo é que os dias passam e não chega ninguém mas o Sporting precisa como de pão para a boca.
No Sábado jogamos outra vez e Rui Patrício, William, João Mário e Adrien só terão 4 dias de treinos. Já jogarão? Pois.......depois disso só temos um jogo frente ao Nice e porventura mais algum até á 1ª jornada o que não é o suficiente para estes jogadores ou que poderão chegar terem o ritmo necessário. 

Com isto tudo chegamos a que conclusão?
Que a nossa pré-temporada foi mal preparada ou só estamos com demora no reforço da equipa?
Contámos com que Portugal fosse longe no Euro16? 
Ora bem......
A minha ideia apesar do nosso presidente ter dito que tinha tudo preparado para ver Portugal na final do Euro é que não imaginaríamos que os nossos Aurélios pudessem chegar muito tarde o que se veio a concretizar! E muita gente não acreditava, sejamos sinceros!!
Mas mesmo que tivéssemos contado com esse atraso a única coisa que poderíamos ter mudado eram os adversários dos jogos para uns mais fáceis. Mas seria esta uma boa decisão? E conseguiríamos mudar todos esses jogos? 
O certo é que não seria nada fácil! 
E então eu faço uma critica: penso que antes do estágio na Suiça o Sporting já deveria ter tido quase todos os seus reforços!! E reforço: só devido a esta politica de contratações é que não os temos ainda e começo a pensar que nem chegarão!! 
Olhem.....surpreendam-me!!

Este ´atraso` dos Aurélios acontece porque é como diz JJ: é o preço da fama e do sucesso! Nós....só temos que estar preparados para ele!!
Mas para além de estarmos preparados para ele também temos que trabalhar para o conseguir. 
Alguns conseguiram-no e valorizaram-se mas se alguns jogadores pensam que têm o Rei na barriga enganam-se. É que tirando os Aurélios ainda não ganharam nada. O que ganharam foi mais fama e isso não vence jogos! E para quem servir.....não marca golos!!

Caminho.
O nosso caminho é só um-para a frente!
Temos que seguir para a frente e trabalhar seja com A ou com B para termos sucesso. 
Claro que é mais fácil consoante a qualidade melhora  mas a que temos não chega e até nem me importo de comer estas palavras se vencermos só com o que temos. 
A minha ideia é que não temos as soluções necessárias para todas as posições e que nos dariam mais segurança mas também acredito que ainda possamos vir a tê-las.
De qualquer forma eu vou lá estar e a vontade de apoiar não esmorece!!
Mexe-te Sporting!!

6 comentários :

Anónimo disse...

O que me parece é que os 40M do Liverpool dariam muito jeito, acho que o Sporting não avança porque não tem $, ora se efetivamente a oferta do clube inglês fosse sólida, então era deixá-lo ir e compor o plantel, dado que não é aceitável esta demora na definição do plantel.

Carlos Gomes

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Também concordo com o carlos! No entanto duvido que se a proposta fosse sólida e justa o nosso presidente não a teria recusado.
Eu só venderia acima dos 45 milhões de euros mais objectivos e não aceitava menos porque o mercado está inflacionado e se os ingleses esbanjam dinheiro á toa e em jogadores de merda então porque não pagarem bem por um jogador que sai só das melhores academias de futebol do Mundo!
No Sporting não há saldos e se uns saem por 35 milhões e mal provaram que sabem chutar na bola então quanto vale o João Mário?
SL

Mario Silva disse...

Rui

O que se escreve na pasquinagem não faz lei

Não vem central nenhum, até pode sair o ewerton, que tal como o Naldo são muito melhores que esse Doria (não serve ao Marselha nem por sonhos rebuscados servirá ao Sporting). O Douglas serve, e bem, por isso onde está não querem abrir mão... poderia poupar-se 5 milhões no Coates se esse viesse a custo zero, qualidade identica... foi só isso.

Meli só virá se Aquilani sair, pois se o italiano quiser por um pouco mais de empenho e confiança, é muito melhor que esse Meli... e interessante o Wallison e até o Bruno César podem fazer a posição muito bem, este último uma surpresa contra o Villareal onde me parece muito melhor que a defesa esquerdo.

O Teo por muito que custe admitir também é difícil de substituir.. talvez um Podolsky, mas isso é entrar nos sonhos.

Portanto do que vi, vai vir um DE capaz de fazer o mesmo ou melhor que o Schelloto faz na direita... e isso já seria um reforço considerável, mais para o segundo ano de Jasus, com de longe a melhor equipa do campeonato passado, com campeões da Europa, e onde todos estão embuidos de fazer melhor que o ano passado.

Portanto quem tem de se reforçar e bastante são os rivais... o Sporting nem precisa de contratar a APAF dos colinhos como o Merdefica teve o ano passado.. pois se o fizer são 20 pontos de avanço po segundo (já o ano passado seria pelo menos 10 não fosse a APAF e o vitinha 35 pereira)

O que é absurdo é que muitos defendem vender pelo menos uma pérola, para reforçar a equipa onde imaginam que precisa, com traques de valor duvidoso a rodos, e esperar que alguém desses faça melhor do que o que foi vendido. Daah!

Ora isso é chamar estúpido aos outros, pois se vão comprar ao Sporting valores por 30 40 ou 50 milhões, se o Sporting quiser comprar alguém de qualidade igual vai ter de gastar muito idêntica ao que recebeu... assim até com excelentes negócios não ia sobrar muito dinheiro para reforços após colmatar a vaga deixada por uma venda.. pior!! existe o factor adaptação ao treinador ao clube e pais que o novo craque tem e o vendido não, podendo-o fazer flopar.

Portanto o melhor é não vender mesmo a não ser que o substituto seja uma solução já interna à mais dum ano, com qualidades e já provas dadas que agradem à equipa técnica que lhe prespectiva certezas de qualidade para isso mesmo (pode até não ser da formação)

A menos que seja imitar o Benfica, vender craque, enganar Bayern... comprar um contentor cheuo de traques, que o Mendes e a Jornalixeirada ajudam a vender e a APAF a ter sucesso... q nunca mais terão em lado nenhum..

Se isto parece uma boa gestão, então o céu está vermelho mesmo..

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Quanto ao central eu continuo a achar que merecíamos um melhor do que o Naldo e Ewerton mesmo que os considere bons jogadores. NO entanto de quem gosto mais é do Paulo Oliveira.
Concordo é com o Mário quando diz que só vai entrar quando alguém sair pois com tanta demora...seja central, lat. esquerdo, médio ou avançado.
Também gostei de ver o Bruno César...prova que sabe ter a bola nos pés e não tem medo. O Wallyson é uma interrogação e não podemos ficar á espera disso e aqui já digo que pelo que vi o Meli é bom jogador.
Quanto á quantidade de reforços o Sporting precisa é de ter jogadores sombra com qualidade para poder rodá-los qd for preciso. Na 1ª equipa só mesmo um 2º avançado e um central. O Alan Ruiz ainda está fresquinho.
Quanto a vender penso que se aparecer uma boa proposta podemos vender pois a vida é mesmo assim. São propostas de uma vida e volto a dizê-lo por 50 milhões vendia o João Mário. Para reforçar temos que gastar menos pois é esse o nosso caminho. Formar , ganhar e depois ter lucro se houver oportunidade!
Mas para mim entregava o lugar ao Gélson Martins. Ele merece!

Mario Silva disse...

O João Mário provavelmente será o primeiro a ser vendido, pois é um médio atacante e é sempre mais fácil chegar a valores elevados, e porque o Gelson Martins se perspectiva para apanhar o lugar com tanta ou mais qualidade.

Dentro da ideia de gestão que expus, tal ideia de venda encaixa que nem luva por valores a rondar os 50 mi.... talvez po ano...

Quanto ao Teo é pena não estar já cá o Gelson Dala (tenho gande fé no puto)... anda a fazer as novelas que sempre fez por onde passou, mas acredito que vai querer jogar a Champions, que deve ser a última oportunidade que tem para tal... o Sporting está quieto, vai ter que aguentar... propostas devem existir, mas duvido muito que o Rosário, uma equipa mediana na Argentina dê mais de 5 milhões por um jogador, muito menos o Teo, que no River Plate não o querem nem dado->valores inventados pela pasqinagem.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Também penso que o 1º que oferecer 45 ou 50 milhões levará o João Mário. Seria uma grande venda por parte do Sporting!
Até talvez seja já esta temporada...
Qt ao Teo tb não acredito que seja por empréstimo com opção de compra. Preferia que fosse opção obrigatória pois deste jogador temos que nos ver livres. Marcava golos mas desestabiliza e para isso chegam os empresários.