segunda-feira, 25 de julho de 2016

O 11 da cabeça de Jorge Jesus


No final do jogo frente aos franceses do Lyon que serviu de apresentação aos sócios do Sporting, Jorge Jesus afirmou que do 11 que tinha na cabeça só tinham jogado um ou dois jogadores. 
Alguns adeptos até poderão ter ficado surpreendidos com estas declarações mas Amorsporting tenta chegar ao pensamento do nosso mister.
Eis as minhas contas:
Para então chegar ás minhas contas 1º temos que relembrar qual foi o onze utilizado por JJ no jogo em que perdemos por, 0-1com o Lyon.
Eis a equipa: Jug; Schelotto, Coates, Rúben Semedo, Zeegelaar; Petrovic e Bryan Ruiz; Gélson Martins e Bruno César; Alan Ruiz e Barcos.
Como podemos ver, nesta equipa, faltam alguns jogadores que serão de caras, titulares do Sporting. Refiro-me a Rui Patrício, William Carvalho, Adrien, João Mário e Slimani. Só aqui estão 5 jogadores , ou seja, metade de uma equipa de 11 jogadores......É muito!!
Mas eu costumo dizer que há males que vêem por mal. 
Se não for agora, na pré-época, que se experimenta e testam as qualidades dos jogadores e as mais diversas tácticas quando será? E reparemos que destes 5 jogadores só Slimani está disponível para jogar. Mais tarde vamos agradecer terem tido esta oportunidade!
Jorge Jesus está portanto a rodar alguns jogadores no tempo correcto e a utilizar os jogadores que tem. Só faz omeletes quem tem ovos! 
De qualquer forma podia-se pedir que a esta altura pudéssemos estar um pouco mais adiantados na nossa forma de jogar e com alguns reforços na equipa. 
Mas vamos ás contas dizendo já que os jogadores que JJ deve ter na sua mente para o 11 ideal do Sporting são: Schelotto, Coates e Bryan Ruiz.

Baliza:
Jug não é guarda-redes para o Sporting. A insegurança é tremenda e a qualidade também é pouca. Eu não diria que estará ´queimado` mas ....quase!
Rui Patrício é claramente o titular da equipa e precisamos também de quem o possa substituir quando for necessário.
Neste jogo foi um dos que não fazem parte do tal 11 ideal.
11 - Jug= 10 jogadores

Defesa:
Neste sector diria que temos dois jogadores que fazem parte desse tal 11 e outros dois jogadores que não o farão. Schelotto e Coates são os que com toda a certeza fazem parte da equipa que JJ idealiza para o nosso Clube o que torna á esquerda da nossa defesa o ´problema`. 
O central uruguaio é um excelente defesa e de Schelotto quem tivesse duvidas neste jogo terá ficado com certezas.
Desta equipa utilizada, Zeegelaar não será o jogador que JJ idealiza e Rúben Semedo, por muito que pense que dará um grande defesa , também não.
Feitas as contas: 10 jogadores - 2 (Zeegelaar e Rúben Semedo)= 8 jogadores

Meio Campo:
Neste sector é mais que óbvio que Adrien e William sejam os titulares o que deixa Petrovic e Bryan Ruiz fora da titularidade. Aliás Bryan não é a mesma coisa no centro do campo. 
Desta feita, na equipa apresentada de inicio rente aos franceses: 8 jogadores - 2 (Petrovic e Bryan Ruiz)= 6 jogadores

Extremos:
Se Bryan não joga no eixo do campo joga como extremo e aqui é intocável. Gélson Martins e Bruno César foram titulares mas nenhum deles faz com certeza parte do onze ideal para JJ. 
Assim:  6 jogadores  - 2 (Gélson Martins e Bruno César)= 4 jogadores + Bryan Ruiz=  5 jogadores

Avançados:
Na frente de ataque já sabemos que Slimani é o nosso goleador e este será outro do 11 ideal de JJ mas neste caso não fez parte da equipa que iniciou o jogo frente ao Lyon. Desta forma percebemos facilmente que Barcos e Alan Ruiz não serão titulares da nossa equipa. Aliás Alan Ruiz tem todo um potencial mas é preciso tempo.
Faltará encontrar quem possa acompanhar o argelino a titular.
As contas ficam desta forma: 5 jogadores - 2 (Barcos e Alan Ruiz)= 3 jogadores

E estes três jogadores que jogaram de inicio na recepção ao vice-campeão francês são precisamente o Schelotto, o Coates e o Bryan Ruiz!!
Portanto como podem ver JJ anda a rodar alguns jogadores para que possam efectivamente serem reforços do plantel mas outros até podem deixar má impressão e saírem do Sporting.
Mas qual será então o tal 11 ideal que está na mente do nosso mister?
Penso que não errarei muito se disser que é o seguinte:
Rui Patrício; Schelotto, Coates, Douglas e Ínsua; William Carvalho e Adrien; Bryan Ruiz e João Mário; Slimani e um 2º avançado a contratar.
Quanto ao plantel completo penso que JJ ficaria contente com o seguinte: 
Baliza: Rui Patrício, Eduardo e Pedro Silva;
Defesas: Schelotto, João Pereira, Coates, Naldo, Douglas, Rúben Semedo, Zeegelaar e Ínsua;
Médios: William, Petrovic, Palhinha, Adrien, Wallyson e Meli;
Avançados: Bryan Ruiz, Gélson Martins, João Mário, Iuri Medeiros, Bruno César, Slimani, Spalvis, PL/2º Avançado, Podence, Alan Ruiz. 
São portanto 27 jogadores que nos dariam garantias de realizar uma boa época em todas as frentes.

1 comentário :

Anónimo disse...

Concordo com tudo que foi dito. Gosto imenso do amorsporting. Nada a haver com o sporting visto por nos.
Espero que o bruno de carvalho abra os olhos e reforce a equipa ou arrisca-se a ter uma época catastrófica.