quinta-feira, 7 de julho de 2016

Insúa, sim! Cardozo e Helton, não!!


O pretendido é que o mercado seja tranquilo para o Sporting.
Porém algumas entradas e saídas são quase ´obrigatórias` em todos os plantéis pois existe sempre algo a melhorar.
É conhecido de que para além dos reforços que já chegaram que o Sporting ainda procurará mais um ou dois mas não podemos excluir alguma oportunidade de negócio que possa surgir.
Desta forma alguns jogadores são apontados ao nosso Clube mas os seus nomes não são nada consensuais.
Verdade ou não, dedicamos umas linhas sobre o tema.
É sabido que o Sporting procurará um guarda-redes que seja um bom substituto de Rui Patrício quando ele não puder jogar. Um guarda-redes que tenha mais experiência que Azbe Jug e que dê garantias de poder realizar uma boa rotação na baliza leonina.
Começou-se a falar de Eduardo que está na selecção nacional mas o que se sabe é que o internacional português ainda tem contracto com o seu habitual Clube, o Dínamo Zagreb, e que o problema até nem seria aceitar ser a sombra de um dos nossos capitães.
O ordenado também parecia ser um entrave mas nada que não se pudesse ultrapassar com anos de contracto. Pelas noticias este pormenor seria mesmo o que estava a causar o impasse nas negociações. O guarda-redes pretendia mais anos como jogador leonino do que o nosso Clube oferecia!
Se a chegada de Eduardo pode levantar alguma dúvida em relação á sua idade, 34 anos, o que dizer então da hipótese Helton, avançada hoje pelo Jornal A Bola?
O guarda-redes ex-FC Porto de 38 anos surje com uma das hipóteses a ter em conta mas será uma realidade ou uma mentirinha de mercado?
Seja de qualquer forma não vejo em que o Helton possa nos ajudar até porque apostar num jogador com 38 anos parece-me um tremendo disparate mesmo sabendo que faz bom balneário, excelente profissional e que tem uma fantástica experiência.
O problema é que vemos sempre a perspectiva de um dia reavermos o investimento realizado ou neste caso que um dia possa ser o substituto de Rui Patrício mas se este não sair para quê contratar um guarda-redes jovem que depois não joga e consequentemente não evolui?
Esta ideia leva-nos á contratação de um guarda-redes mais velho , experiente e que saiba que vem para ser a sombra de Rui Patrício mas Helton....não!!
Depois tem-se falado muito em Óscar Cardozo poder ser contratado pelo Sporting.
O seu actual Clube já confirmou que o jogador pediu para sair e agora aguarda no seu país pelo seu próximo destino que também espero, não ser o Sporting.
O paraguaio ou Tacura, como entenderem, é uma referência do nosso rival encarnado e também já tem 33 anos!! Já para não falar nos problemas físicos que pode ter pois na última temporada jogou pouco.
O atleta sul americano é um goleador e em Portugal ao serviço do Benfica já o provou mas para que precisamos de outro ponta-de-lança quando temos Slimani, Barcos, Spalvis e Teo Gutiérrez?
No meu post sobre este tema(link)  referia que se pensarmos que Teo pode estar de saída, que Barcos ainda não mostrou nada e que Spalvis vem de outra realidade , então Slimani precisava mesmo de uma boa ....sombra!
Mas Cardozo e já com 33 anos?
Volto a dizê-lo que não concordo com esta possibilidade até porque este atleta tem toda uma referência com o Benfica e não precisamos de ninguém que venha só para se poder fazer mais comparações. Já chega o Jorge Jesus!
Portanto, Cardozo no Sporting? Não, por favor!!
Já de Emiliano Insúa penso o contrário! O argentino pode muito bem reforçar a nossa equipa seja por empréstimo seja em definitivo. Seria muito bem-vindo e até por um bom preço!
O lateral esquerdo pode assim regressar ao Sporting depois de ter sido transferido para o At. Madrid por apenas 3,5 milhões de euros quando valia 7,5 milhões de euros.
Actualmente o internacional argentino é jogador do Estugarda que acaba de descer á II divisão alemã. Com certeza de que poder regressar a uma casa que já conhece, lutar pelo titulo e ainda jogar na Champions será muito melhor do que jogar na II Liga alemã e é nisto que o lateral esquerdo pensará. Claro que o salário também é muito importante mas o jogador que JJ aprecia e que já tentou contratar para o Benfica não será um problema.

NOME: Emiliano Adrián Insúa Zapata
NASCIMENTO: 1989-01-07(27 ANOS)
PAÍS DE NASCIMENTO: Argentina
NACIONALIDADE: Argentina
DUPLA NACIONALIDADE: Espanha
NATURALIDADE: Buenos Aires
INTERNACIONALIZAÇÕES A: 4 Jogos / 0 Golos
PÉ PREFERENCIAL: Esquerdo
ALTURA: 1,81 cm
PESO: 78 kg
POSIÇÃO: Defesa (Defesa Esquerdo) / Médio (Médio Esquerdo)
CLUBE ACTUAL: Stuttgart
CONTRATO: Até 2018

Insúa esteve no Sporting entre 2011 e 2013 e era o titular da lateral esquerda. 
Os alemães contrataram o argentino por 4 milhões de euros ao At. Madrid onde mal jogava mas no entanto conseguiram transferi-lo mais caro do que o compraram... ao Sporting.
Foi mais um dos nossos excelentes negócios.
Seria mais uma curiosidade saber por quanto nos custaria agora mas que seria muito bem vindo seria.
O problema serão os dois laterais esquerdos que já estão no plantel.
Jefferson que acabou de completar 28 anos será muito provavelmente o jogador com mais hipóteses de sair do Sporting pois são as tais oportunidades de negócio que surjem sempre com o equilíbrio na folha salarial.
Quanto á nossa equipa não ficamos nada a perder com a chegada do argentino e a provável saída do brasileiro, Jefferson!
Os próximos dias dirão se existe essa possibilidade mas para haver negócio teria que ser com condições boas para nós e alguém sair mediante uma também boa proposta financeira.

Sem comentários :