terça-feira, 19 de julho de 2016

Fim de estágio e ilações


Terminou da pior forma o nosso estágio na Suiça com uma derrota pesada frente ao Campeão holandês. Desta vez foram 5 golos sem resposta! Muito mau!
Mais um jogo, mais uma má exibição, foi a 3ª derrota em 4 jogos e muitos golos sofridos.
Desculpas: nenhumas! Nem pode haver! 
Conclusões: Que estes jogos sirvam de lição e Podence. Ganhámos um reforço!
Agora é tempo de regressar a Portugal e ....hora de decidir!!
Antevejo uma semana muito movimentada!
O estágio serviu para testar soluções que nos pudessem dar outras certezas e os resultados mostraram que há muito por fazer e para decidir. 
Penso que existem jogadores com a cabeça fora do Sporting e outros que não merecem estar na nossa equipa mas sobretudo foi tempo de observar e de experimentar.
Como refere Raul José: "Tirámos algumas coisas positivas, demos ritmo a mais alguns jogadores, pois temos tido treinos de grande intensidade."
Mas as cargas físicas e as equipas que defrontámos não podem servir de desculpas. Até deverá haverá quem coloque a escolha dos adversários em causa mas penso que o caso terá sido acautelado e bem medido!
O objectivo era claro: "Queremos ganhar jogos, mas acima de tudo queremos que a equipa ganhe ritmo para quando entrar no campeonato estar forte e poder lutar pelos títulos que desejamos."
E como tudo na vida existem factores positivos e negativos!
Neste estágio gostei muito do Podence. Foi uma agradável surpresa pois não o via com aquela desenvoltura toda. Para mim foi o mais de positivo deste estágio.
Também não desgostei do Alan Ruiz que chegou a mostrar bons pormenores mas ainda precisa de mais andamento. Há-de lá chegar.
Quanto ao mais de negativo, a nossa defesa!
Não existem desculpas para tantas falhas! Não se marca, ninguém agarra, não dão pau, parece que estão agarrados ao relvado, os cortes são tortos e sem nexo, enfim.....há muito para trabalhar!
Mas não posso esquecer os nossos guarda-redes: mostraram muito pouca qualidade para serem guarda-redes do Sporting....para já!!
Foi mau demais!
E este jogo foi mais do mesmo só que com uma nuance: Aquilani foi bem expulso e só provou que a sua cabeça não está no Sporting. No entanto não pode ter atitudes daquelas. Agarrar um árbitro e depois dar aquela traulitada no adversário? Muito mau para quem tem tanta experiência!
Enfim.....
Agora é então tempo de analisar e de dizer quem fica e quem sai. É que o tempo de impressionar JJ já terminou!
Ma vejamos quantos jogadores e quais, JJ levou para a Suiça(29):

Guarda-redes: Vladimir Stojkovic, Azbe Jug e Luis Maximiano.

Defesas: João Pereira. Sebastian Coates, Rúben Semedo, Paulo Oliveira, Naldo, Marvin Zeegelaar, Ezequiel Schelotto, Jefferson, Ricardo Esgaio e Ewerton.

Médios: Alberto Aquilani, João Palhinha, Radosav Petrovic e Gauld.

Extremos: Matheus Pereira, Bruno César, Carlos Mané, Bryan Ruiz, Iuri Medeiros e Gelson Martins.

Avançados: Hernán Barcos, Islam Slimani, Teo Gutiérrez, Daniel Podence, Lukas Spalvis e Alan Ruiz.

Portanto JJ levou para estágio 29 jogadores e já sabia que Patrício, William, Adrien e João Mário não iriam!
Destes 29 podemos retirar 3 jogadores que foram para os jogos Olímpicos e que já não devem regressar: Esgaio, Mané e Teo Gutiérrez! Ainda existem duvidas quanto ao Esgaio mas veremos quando chegar.
Depois podemos retirar os jogadores que JJ utilizou menos tempo e os que não jogaram: Ewerton, Luis Maximiano e Gauld.
O brasileiro e o guarda-redes jogaram uns minutos mas o escocês, se não me engano, nem jogou!
E vão 6 jogadores cortados do plantel principal!!
Ainda não contente, ainda cortaria os que apresentaram uma qualidade insuficiente para ficar no Sporting: Stojkovic e Azbe Jug e para terminar os que não devem ter hipóteses de ficar: Palhinha e quem sabe Iuri ou Matheus!
E desta forma conseguimos a soma de 24 jogadores com quem JJ, deverá trabalhar se bem que ainda estão uns quantos em Lisboa: Guilherme Oliveira, André Geraldes, Wallyson e Bruno Paulista.
Mas algum destes ficará no plantel?
Talvez Paulista e ......Wallyson mas são duvidas para já!
Eis os mais prováveis:

Guarda-redes: Rui Patrício

Defesas: João Pereira, Schelotto, Sebastian Coates, Rúben Semedo, Paulo Oliveira, Naldo, Marvin Zeegelaar e Jefferson.

Médios: William Carvalho, Bruno Paulista, Adrien, Alberto Aquilani e Radosav Petrovic.

Extremos: Bruno César, Bryan Ruiz, João Mário, Gelson Martins e Matheus Pereira ou Iuri Medeiros.

Avançados: Slimani, Hernán Barcos, Lukas Spalvis, Daniel Podence e Alan Ruiz.

Assim e a juntar aos que estão em Lisboa: Guilherme Oliveira, André Geraldes, Wallyson e Bruno Paulista vão-se juntar os que que muito provavelmente serão cedidos ou ficarão na equipa B: Stojkovic, Luis Maximiano, Ewerton, Esgaio, Palhinha, Gauld, Mané e Teo.
Mas se tudo fosse tão simples.......ainda faltam as dúvidas que a não saírem deveremos ter esta conversa mais mil vezes até ao fecho do mercado!
Os nossos 4 campeões europeus têm pretendentes mas só sairão através de propostas boas e concretas. Devido ao assédio é muito provável que algum deles possa sair do Sporting.
Depois ainda temos Slimani que também poderá ingressar num Clube que porém terá que nos dar , no mínimo, 30 milhões de euros.
O senão é que em Janeiro haverá a CAN e Slimani estará 1 mês fora do Sporting.
Mas também devido a esse aspecto que o Sporting tem que acautelar o seu futuro e pensar em quem o substituirá! Será o Barcos que demora a aparecer ou o Spalvis que ainda não sabemos a extensão da lesão?
Teo não será com certeza pois prevejo a sua saída para breve para respirarmos de alivio! Mas que mau profissional me saiu este colombiano! Espero muito sinceramente que este jogador não regresse ao Sporting! E se sempre são 5 milhões que estão a juntar então que seja por esse montante! Rua!!
Já ontem era tarde!
Portanto existem muitas duvidas que vão sendo alimentadas pelos media e também por nós!
O que também precisamos é de reforçar esta defesa e a baliza.
Sem Patrício é gritante a falta de qualidade na nossa baliza e não sei do estão á espera? Haverá proposta para Rui Patrício e então aí avançaremos para não 1 mas 2 guarda-redes? A ver vamos!!
E esse defesa central vem ou não vem? O Douglas está espera de quê? De paciência da nossa parte? Depois admirem-se que vá para os nossos rivais!!
Como podemos ver agora é que é o tempo das decisões e também se diz que muito provavelmente os jogadores que têm a cabeça fora do Sporting estariam á espera deste momento para terem a guia de marcha do Sporting. Será? São mais dúvidas para esclarecer!
O que me parece claro é que 1º o Sporting quis saber bem o que tem entre portas e depois dessa fase irá ao encontro das suas necessidades.
Talvez seja então o momento do Douglas, do Ínsua ou até do Markovic e de mais alguém aparecer por Alvalade um dia destes para reforçar a equipa!! Quem sabe.
Depois e antes do mercado fechar para não termos nenhum ataque de coração, espero que o nosso presidente dê uma conferência de imprensa e diga de uma vez por todas que a não existir nenhuma proposta pela clausula de rescisão ou lá perto, que este é o nosso plantel.
Estas são portanto as ilações a tirar deste estágio que foi com certeza a porta de entrada para uns mas a de saída para...outros!

Sem comentários :