domingo, 31 de julho de 2016

Faleceu o nosso Prof. Mário Moniz Pereira


Faleceu o nosso Professor Mário Moniz Pereira, aos 95 anos de idade.
O srº Atletismo deixa o Reino dos mortais e junta-se aos Deuses do Olimpo depois de nos ter ensinado muito.
Hoje, o Sporting, Portugal, o desporto e a própria vida em si fica mais pobre mas com toda a certeza de que onde quer que esteja, o Prof. estará a ver o nosso Sporting!
Á sua família, Amorsporting, não poderia de deixar de enviar os mais sinceros pêsames.
Obrigado por eu ser sportinguista, Professor!!
O Professor é um nome incontornável na nossa vida e do nosso Clube.
Não há, não existiu e muito dificilmente existirá um homem como o Professor, Mário Alberto Freire Moniz Pereira, também denominado por Srº Atletismo.
Quem não tem carinho por este SIR do desporto nacional?
Tudo o que fez e representa para o nosso Clube será muito difícil de expressar em palavras e deixa-nos com obra feita não só no desporto como na própria vida em si.
Que valor enorme de Homem acabámos de perder!
Nascido em Fevereiro de 1921 em Lisboa viu interessar-se pelo Sporting e pelo desporto em geral devido ao seu vizinho, o Doc. Salazar Carreira. Desta forma praticou de tudo um pouco: Andebol, Basquetebol, Futebol, Hóquei em Patins, Ténis de Mesa, Voleibol e Atletismo e desde muito cedo.
Mais tarde, licenciou-se em Educação Física pelo Instituto Nacional de Educação Física de Lisboa, onde foi professor durante 27 anos.
Mas foi em 1939 que entrou para o Sporting como praticante de Ténis de Mesa mas ,curiosamente, seria como jogador de Voleibol que se sagraria Campeão Nacional nas épocas de 1953/54 e 1955/56.
Depois foi preparador físico da equipa de futebol do Sporting treinada por Fernando Vaz em 1970 e 1971, sagrando-se Campeão Nacional no primeiro ano e vencendo a Taça de Portugal no segundo.
No entanto seria no Atletismo que se destacaria mais.
Desde cedo coleccionou títulos como atleta e como treinador : Campeão universitário de Portugal de triplo salto e recordista nacional e tornou-se treinador da equipa do Sporting a partir de 1945, conquistando:
-30 Campeonatos Nacionais de Pista Masculinos (entre 1946 e 1988),
-24 Campeonatos Nacionais de Pista Femininos (entre 1946 e 1987),
-33 Campeonatos Nacionais de Corta Mato - Masculinos (entre 1948 e 1991)
-12 Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato (entre 1977 e 1992).
SIR Mário Moniz Pereira foi um  "fazedor de campeões".
Estes Campeões : Álvaro Dias , Domingos Castro, Manuel de Oliveira, Armando Aldegalega, José Carvalho, Hélder de Jesus, Aniceto Simões, Carlos Lopes, Fernando Mamede e Dionísio Castro levaram o nome de Portugal e todos a ouvirem o nosso hino vezes sem conta pelo mundo a fora.
O nosso Professor esteve presente em :
-12 JOGOS OLÍMPICOS,
-5 Campeonatos do Mundo,
-13 Campeonatos da Europa,
-15 Taças da Europa,
-22 Campeonatos do Mundo de Corta Mato
-18 Taças dos Clubes Campeões Europeus de Corta Mato.
Nestas competições todas, participou como técnico , jornalista e seleccionador de Atletismo mas ainda foi Director técnico da Federação Portuguesa de Atletismo, Seleccionador Nacional de Atletismo e de Voleibol, Presidente da Comissão Central de Árbitros de Voleibol e Árbitro.
Impressionante só para um Homem.
Que mais poderia eu dizer deste Leão se não agradecer: Obrigado Professor, por eu ser sportinguista.

Sem comentários :