domingo, 24 de julho de 2016

Constatar o óbvio: faltam reforços


O Sporting apresentou-se aos seus associados com uma derrota frente aos vice-campeões franceses por, 0-1. Esta é a nossa 4ª derrota em 5 jogos e como é óbvio a nossa exibição voltou a estar muito aquém do que pretendemos. No entanto eu até diria que estamos a melhorar.
O caminho é duro, há jogadores novos, existe também ausências de peso, há trabalho de casa para fazer mas sobretudo faltam reforços.
Hoje fomos melhores mas não chega! 
Entretanto, deu para matar as saudades de Alvalade.
Em dia de apresentação do plantel aos sócios houve quem faltasse mas espero que devidamente autorizado pois não queremos casos!
Para já não existem grandes alaridos por João Mário não ter subido ao relvado quando o seu nome foi pronunciado mas quase que aposto que anda muita gente danada para inventar tudo e mais alguma coisa.
Os jogadores foram subindo ao relvado por sector, ou seja, 1º entraram os nosso guarda-redes, depois os médios , avançados, equipa técnica e sem qualquer necessidade Bruno de Carvalho de mão dada a Jorge Jesus. 
Será preciso entra de mão dada para sabermos que estão unidos? Para mim foi desnecessário!
O que foi bastante útil foi JJ ter garantido á Sporting TV que Podence, Palhinha e Iuri Medeiros ficam no plantel. 
No sentido contrário deve estar Matheus Pereira apesar de até ter jogado mas nas próximas horas ficaremos a conhecer mais em pormenor quem fica e quem sai.
Mas vejamos quem foi apresentado: 

Guarda-redes: Rui Patrício, Azbe Jug e Stojkovic

Defesas: Schelotto, João Pereira, Coates, Zeegelaar, Rúben Semedo, Jefferson, Paulo Oliveira, Ewerton e Naldo.

Médios: João Mário, William Carvalho, Adrien Silva, Aquilani, Bruno César, Bruno Paulista, Petrovic, Palhinha, Bryan Ruiz, Matheus Pereira, Gelson Martins, Wallyson e Iuri Medeiros.

Avançados: Alan Ruiz, Slimani, Podence e Barcos.

Foram ao todo 28 jogadores que estiveram no relvado sendo que João Mário não esteve presente e Wallyson, Paulo Oliveira, Bruno Paulista e Stojkovic não jogaram um minuto. 
Primeiro e antes de fazer a análise do que vi atentem bem a estas palavras de Jorge Jesus:
-"Hoje já estivemos melhor. Jogámos com uma equipa vice-campeã em França, foi um jogo equilibrado. O Lyon fez um golo mas podia ter sido o Sporting a fazer. Estivemos melhor, já estivemos defensivamente muito mais perto do que é a equipa a defender. O momento de jogo onde estivemos melhor foi defensivamente. Falta dinâmica e qualidade ofensivamente, que ainda não temos... Como é óbvio também faltam aqui muitos jogadores.. Os que foram campeões europeus vão juntar-se ao grupo na próxima semana. Hoje o Rui [Patrício] é que quis jogar, foi uma excepção. Só para a semana é que volta", explicou à Sport TV."
-"Estamos no mercado. Andamos à procura de alguma soluções. Hoje tivemos muitos jogadores da formação mas sem um suporte de experiência e qualidade que é preciso para estes miúdos terem equilíbrio. O Sporting do ano passado não é este. Do 11 da minha cabeça se calhar jogaram um ou dois".
O Sporting hoje defendeu bem melhor do que nos outros jogos o que significa que sabem aprender. Apesar disso, errar é aprender e esta é a melhor altura para se falhar.
Não jogámos o que sabemos mas estamos a crescer!
Reparem numa coisa: Sem William, Adrien e João Mário Jorge Jesus tem que testar outro meio campo para começar a jogar! Chegou e jogou Petrovic; a seu lado jogou Bryan Ruiz e Palhinha também tem contribuído.
Bryan não é médio centro e J.  Jesus sabe-o mas acontece que tem que testar alguém e esse alguém é o Bryan , o recém chegado Petrovic mas também o Palhinha. Quanto a Aquilani tem jogado pouco e resta a duvida: Aquilani está para sair?
Depois de ver o nosso meio campo jogar fico com a certeza absoluta de que precisamos de um Meli. 
É que sem William , Adrien e João Mário andamos á procura de jogo e jogadores!! Petrovic e palhinha não dão parta as encomendas!
Mas também passa por aqui o nosso futuro. 
JJ aposta em quem tem pois os 4 Campeões da Europa ainda estão de férias. E que melhor momento do que este para rodar Palhinha e Petrovic? O problema é, se William e Adrien não jogarem quem os substitui? Lá está: as soluções são Petrovic e Palhinha que ainda têm muitos quilómetros para palmilharem.....e assim para mim, continua a ser prioritário Meli ou um jogador com as mesmas caracteristicas, para o meio campo!! 
Este sim, faria a diferença quando um ou outro não tivessem!!
Na Baliza apresentaram-se 3 guarda-redes mas só dois é que jogaram. Porém, sabe-se que o Sporting pretende outro! Também aqui é preciso um substituto sério a Rui Patrício e fala-se em Eduardo!
No ataque, e agora com mais certezas , Barcos não é jogador para o Sporting! Um jogador com 32 anos e ainda não sabe colocar uma bola nem fazer um drible? Foi muito fraco e tirei a prova dos nove neste jogo! Se tem mercado então aproveitem......
Depois: Slimani, Alan Ruiz e Podence mostram-nos do que é preciso para se ser avançado! 
Alan é bom jogador mas precisa de tempo, Slimani dispensa apresentações e Podence é rápido mas fresquinho. 
E quem jogará na frente quando o argelino for á CAN, em Janeiro?
Pois......um problema para resolver.
Por último a nossa defesa, que o ano passado foi a melhor defesa da Liga!
Não existem novidades na esquerda nem na direita mas no miolo Paulo Oliveira e Ewerton muito provavelmente estarão de saída.
Hoje já mais fortes e mais velozes mas também com mais apoio do nosso meio campo.
O futebol é uma simbiose de todos os sectores: quando um falha normalmente é o outro que paga mas hoje já estivemos bem melhor.
Por fim o relvado que parece bom mas ainda é novo e levantou um pouco. porém esperemos que seja realmente desta vez que pegue ....de estaca.
No geral falta muito trabalho para que esta equipa saiba o que fazer mas estamos a melhorar.
Os reforços é que para hoje já são tarde!!

3 comentários :

Bruno Nogueira disse...

Continuamos sem ganhar, sem convencer e, sobretudo, sem apresentar a dinâmica de jogo da época passada. Esta pré época tem sido um pesadelo e, apesar de termos feito uma exibição um pouco melhor, ainda só vencemos o Sporting B e o Nyonnais da 3ª divisão do campeonato suiço. Muito pouco para uma equipa que aspira grandes conquistas para este ano.

Notas que retiro deste jogo:

- Urgente adquirir um segundo guarda-redes, alguém que ofereça garantias numa eventual ausência do Rui Patrício: Jug parece padecer de uma falta de qualidade gritante e com 24 anos já não é propriamente um garoto; Stoijkovic ainda é muito "tenrinho".

- Precisamos de um lateral esquerdo: o Marvin Zeegelaar não parece ter andamento para estas andanças; o Jefferson que há um ano atrás parecia indiscutível, agora parece amuado, sem intensidade competitiva e já nem a atacar faz a diferença. Neste momento o Bruno César parece-me a opção mais viável.

- Tenho observado com atenção o Petrovic mas, do que tenho visto, parece que por alguma razão foi despachado da Ucrânia. Jogador sem intensidade, lento, decide mal a maior parte dos lances, incapaz de construir jogo, quando recupera uma bola raramente consegue ter o critério de a meter jogável. Neste momento o Palhinha parece-me mais alternativa ao William, mas ainda assim insuficiente. Em relação ao Aquilani, a sua gritante falta de intensidade serve para os Aroucas e para os Moreirenses mas em jogos de alto grau de dificuldade (tipo Champions League) é impensável (parece-me que o Sporting o quis despachar mas não o conseguiu "engrupir" a nenhum clube)

- O Alan Ruiz de facto veio com excesso de peso mas, quando recuperar a forma e bem trabalhado, parece-me que será um caso sério pois a qualidade é evidente.

- Não sei até que ponto o Iuri Medeiros e o Matheus Pereira são, neste momento, reais mais valias para o plantel. Relativamente ao Matheus nota-se claramente que tem bons pés, é craque, gosta de aparecer em zonas de finalização e rematar, mas precisa de continuar o seu processo de amadurecimento. Já o Iuri parece que não chegou com aquela "fome" que vimos a época passada no Moreirense, o que é pena pois era a grande oportunidade da sua ainda curta carreira. Se algum ficar, opto pelo Matheus, mas o ideal será emprestar ambos e adquirir um extremo.

- Também me questionei do porquê de Slimani nunca entrar de início e não jogar 45 minutos. A justificação de ter integrado o estágio mais tarde já lá vai. É provável que o jogador tenha ficado frustrado pois meteu na cabeça que ia jogar na Premier League e, na verdade, todos os indícios apontavam para a sua saída. Veremos que Slimani teremos durante a época (se não sair até ao fecho do mercado). Se vier a sair temos um sério problema, especialmente se tivermos em consideração a lesão do Spalvis (e nem sequer se sabe se vai ser mais valia), a falta de comprometimento do Teo, a banalidade que parece ser o Barcos (estarei a ser injusto?) e a dificuldade que poderemos ter para garantir um ponta de lança que faça para cima de 30 golos por época (Van Persie seria uma bomba, mesmo com 32 anos faria sérios estragos num campeonato como o nosso - marcou 22 golos pelo Fenerbahçe - mas só faria sentido numa eventual saída de Super Slim). Faria falta também um segundo avançado (Markovic? Complicado.)

- A não apresentação de João Mário (apenas foi anunciado) é um pau de dois bicos: por um lado, a primeira coisa que me ocorreu, foi que o jogador estaria num destino de férias que não lhe permitiu estar presente; por outro lado os jogadores devem marcar presença na apresentação aos sócios, logo acaba por ser desrespeitoso da parte do João Mário que, a ser verdade a tese das férias, deveria ter marcado as mesmas tendo em conta que teria de estar em Alvalade ontem. Ou será que já está a ser negociado e vai sair? Não acredito que esteja amuado e a "bater o pé", não me parece o tipo de jogador que faça isso.

Bruno Nogueira disse...

Em suma, parece-me lógico que precisamos de reforços de qualidade e é pena que os mesmos já não estejam integrados no plantel porque, como sabemos, alguns jogadores precisam de mais tempo para assimilar os processos e toda a metodologia do Jorge Jesus que não se aprende do dia para a noite. Assim de repente, diria que o planeamento para a nova época não está a ser feito da melhor maneira e toda a estrutura ficou demasiado confiante (com a qualidade demonstrada no final da época) de que não seriam necessários grandes reforços desde que os jogadores fulcrais não abandonassem o clube. Infelizmente esta pré época demonstra o contrário.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Grande análise Bruno. Muito bom!
É mesmo isso. Do que focou dou mais relevo aos amuos pois a mim também me parece o mesmo.O possível é que tenham a cabeça em outro local que não o SCP mas do Sporting só saem consoante uma boa proposta ou não e só porque querem. Seria bom que entendessem isso pois não somos Clube em saldos e esta é a imagem que queremos passar.
E eu não diria que foi mal analisado o plantel. Diria antes que estar no Sporting é diferente de estar num Clube que diz apostar na formação mas que gasta milhões e milhões em jogadores. Aqui isso não acontece e ele tem que os experimentar ou então emprestá-los.
Ao contrário do Bruno eu escolhia o Iuri pois acho que é mais jogador e menos brinca na areia.
Na frente é claro que precisamos de outro atacante pois o Barcos já não dá mais.
No entanto os reforços estão a demorar pois não temos nenhum empresário ao nosso serviço e com negócios esquisitos.
Quanto ao J. Mário espero que o Bruno tenham razão e não seja esse tipo de jogador mas com um pai sempre a falar...não teria tanta certeza. Uma coisa é certa ninguém lhe perdoará qualquer atitude contra o Sporting e se porventura isso acontecer espero que jogue num pelado até acabar a sua carreira nem que tenha que recusar 50 milhões.
SL