quarta-feira, 6 de julho de 2016

Cardozo? Que tal Borja Bastón, Nikolics, Berg, Necid?


Corre nas noticias de que o ex-jogador do rival, Òscar Cardozo, mais conhecido por Tacuara, poderá regressar a Portugal mas......para assinar pelo Sporting. 
Mentiria se dissesse que esta noticia não me tenha deixado um pouco desconfiado, não por o atleta já ter jogado e marcado golos atrás de golos no Benfica mas sim por já ter 33 anos!
Se não temos falta de pontas-de-lanças porque existe esta hipótese?  E porquê este jogador e não um mais novo e com sangue na ....guelra?
É o que abordo já de seguida!
Começo por dizer que não percebo porque o Sporting precisa de mais um ponta-de-lança quando tem Slimani, Teo, Barcos e Spalvis!!
Ou seja, talvez se pensarmos que o lituano é verdinho, que Barcos ainda não mostrou nada e que Teo apesar de não jogar mais na frente poderia estar de saída, talvez se possa pensar que podemos contratar outro ponta-da-lança, experiente, barato e de créditos firmados para rivalizar verdadeiramente com Islam Slimani!
Mas não só: por outro lado, teríamos uma excelente solução e interna para o caso de o argelino sair do nosso Clube. Admito que, com Óscar Cardozo teríamos uma frente de ataque preparada para tudo e apesar de ser uma solução dispendiosa seria uma excelente opção.
Mas será que um jogador á beira da reforma, sem hipótese de retorno financeiro e aparentemente com alguns problemas físicos é uma boa escolha para o ataque do Sporting?
Qual o problema para não apostarmos num jogador mais novo, menos experiente mas com o fulgor de um jovem, com potencial para reavermos o dinheiro investido e sem problemas físicos?
Dinheiro?
Ora bem.........visto por este lado do negócio, a mim não me parece que Cardozo seja a melhor escolha para a nossa equipa!!
Não é segredo para ninguém de que Òscar Cardozo é um matador mas que no Benfica era um mal amado. Tanto diziam mal do jogador como o veneravam!
Quantas vezes não discuti este assunto com um amigo meu benfiquista. Uns diziam que era lento e que falhava muitos golos e outros davam-lhe mérito por ter sido sempre o melhor marcador do Clube e do campeonato! Enfim.....ainda hoje estávamos a falar do mesmo!
Mas não é devido a este facto que eu não concordo com a sua vinda para o Sporting!
Eu prefiro mil vezes apostar e gastar dinheiro num jogador que nos daria um bom retorno financeiro do que num jogador com 33 anos, dispendioso, quase na reforma, aparentemente com problemas físicos, que já jogou no rival e que já teve problemas com ....Jorge Jesus!
Para quê arriscar?
Também de referir que não acredito muito na sua vinda até porque não serei só eu a pensar da mesma forma e apesar de ter marcado muitos golos não creio que o possa continuar a marcar e ainda por cima na sombra de Slimani.
Para isso prefiro um jogador mais novo e que possa ser trabalhado! Não precisamos de um jogador verdinho como Spalvis mas talvez um ponta-de-lança entre os 25 e os 30 anos, com créditos firmados e que pretenda jogar na Champions.
Até porque Cardozo é um ponta-de-lança diferente de Slimani. O paraguaio é mais um jogador mais fixo e não muito bom no jogo aéreo! Tem é um pé esquerdo muito bom e letal!
Quanto a Slimani não tem um potente remate mas ganha em muitos outros aspectos como recupera muitas bolas, bom no jogo aéreo, também é letal na grande área, pressiona e trabalha mais para a equipa.
E na Europa existem tão bons jogadores!!!
Amorsporting fez um pequeno Scouting por alguns campeonatos europeus (I e II Ligas) e vi muitos bons pontas-de-lança, jovens e com um potencial enorme! Isto sim seria investir num substituto de Slimani!!
Como disse: analisei bons jogadores mas só apresento aqueles em que teríamos hipóteses financeiras para os contratar! Espero que gostem do meu trabalho que posso dizer que é algo superficial e que em alguns casos teríamos que investir....um pouco!
Eis o meu trabalho sendo que a minha escolha é Borja Bastón, ponta-de-lança emprestado todos os anos pelo At. Madrid e no seu último ano de contracto com os colchoneros.
Tem 23 anos e tem excelente potencial!

-Jonathan Kodjia
Nacionalidade-Costa do Marfim
Internacionalizações: Costa do Marfim 2/1 golos
Idade-26
País de nascimento-França
Local de nascimento- Saint-Denis
Posição-Atacante
Altura-1,89 cm
Peso-77 kg
Pé- Direito
Clube: Bristol City
(link)
Valor de mercado: 2,5 milhões de euros
14/15 Angers: 29/15 golos
16/16 Bristol C.: 48/19 golos



-Borja(Bastón) González Tomás
Nacionalidade-Espanha
Internacionalizações: --
Idade-23
País de nascimento-Espanha
Local de nascimento-Madrid
Posição-Atacante
Altura-1,91 cm
Peso-82 kg
Pé- Direito
Clube: Eibar(emprestado pelo At. Madrid)
(link)
Valor de mercado: 4 milhões de euros
12/13: Huesca 32/9 golos
13/14: Deportivo 33/10 golos
14/15: Zaragoza 40/23 golos
15/16: Eibar: 39/19 golos
O espanhol é constantemente emprestado pelo At. Madrid mas por onde passa marca golos. É internacional pela selecção espanhola dos sub-17 aos sub-19 não com muitos golos apontados.
Posso dizer que seria um jogador ao gosto de JJ pois é alto, bom no jogo aéreo e letal na área. A sua compleição física dá-lhe poder entre os defesas.
O que poderia jogar a nosso favor é o fim do seu contracto: 30/6/2017. O atacante espanhol tem excelentes perspectivas de futuro, é jovem mas poderia muito bem jogar na ausência de Slimani ou até se o argelino sair pegar de estaca na equipa.
Borja Bastón é a escolha de Amorsporting!!  



-Florin Andone
Nacionalidade-Roménia
Internacionalizações: 9/1 golo
Idade-23
País de nascimento-Roménia
Local de nascimento-Joldești
Posição-Atacante
Altura-1,81 cm
Peso-79 kg
Pé- Direito
Clube: Córdoba
(link)
Valor de mercado: 2,5 milhões de euros
14/15: 30/8 golos
15/16: 36/21 golos



-Sébastien Haller
Nacionalidade-França
Internacionalizações: --
Idade-22
País de nascimento-França
Local de nascimento- Ris-Orangis
Posição-Atacante
Altura-1,87 cm
Peso-86 kg
Pé- Direito
Clube: Utrecht
(link)
Valor de mercado: 6,5 milhões de euros
14/15: 28/11 golos
15/16: 40/21 golos



-Tomáš Necid
Nacionalidade-República Checa
Internacionalizações: 41/12 golos
Idade-26
País de nascimento-República Checa
Local de nascimento-Praha
Posição-Atacante
Altura-1,90 cm
Peso-81 kg
Pé- Direito
Clube: Bursapor
(link)
Valor de mercado: 4,5 milhões de euros
14/15: Zwolle 33/14 golos
15/16: 33/15 golos



-Armin Hodžić
Nacionalidade-Bósnia Herzegovina
Internacionalizações: 3/0 golos
Idade-21
País de nascimento-Bósnia-Herzegovina
Local de nascimento- Sarajevo
Posição-Atacante
Altura-1,82 cm
Peso-76 kg
Pé- Ambos
Clube: Dínamo Zagreb
(link)
Valor de mercado: 4 milhões de euros
14/15: 9/2 golos
15/16: 33/17



-Marcus Berg
Nacionalidade-Suécia
Internacionalizações: 41/10 golos
Idade-29
País de nascimento-Suécia
Local de nascimento-Torsby
Posição-Atacante
Altura-1,84 cm
Peso-75 kg
Pé Direito
Clube: Panathinaikos
(link)
Valor de mercado: 5 milhões de euros
14/15: 33/22 jogos
15/16: 34/19 golos



-Nemanja Nikolics
Nacionalidade-Hungria
Internacionalizações: 20/4 golos
Idade-28
País de nascimento-Sérvia
Local de nascimento-Zenta
Posição-Atacante
Altura-1,80 cm
Peso-81 kg
Pé Ambos
Clube: Légia de Varsóvia
(link)
Valor de mercado: 3,5 milhões de euros
14/15: 29/24
15/16: 55/36

A minha escolha foi o espanhol mas também poderia ser Nikolics que tem um registo de golos deveras impressionante.
O ponta-de-lança/avançado húngaro mas nascido na Sérvia , esteve durante muitos anos no Videoton e marcava cerca de 20 golos por época.
Na época passada mudou-se para o Légia de Varsóvia e venceu na sua estreia Campeonato, Taça da Polónia marcando uns impressionantes 36 golos em 55 partidas!!
A sua idade dava-nos experiência e a sua técnica faria a diferença. O seu preço não seria muito elevado!

3 comentários :

Mario Silva disse...

Tens de contar com o Ary Papel e o Gelson Dala, titulares da selecção de Angola apsar de muito jovens, e que já estão contratados... apesar de só chegarem em Janeiro.

É óbvio que o Girabola e o tugão são contextos totalmente diferentes, mas o puto Dala parece-me craque mesmo, melhor que o Mantorras pelos vídeos que vi.(deve ser o jogador mais jovem com mais golos pela selecção de Angola de sempre).

Ambos são extremo de origem, mas as posições de 2o avançado e até PL não lhe são estranhas. Provavelmente rodar na B, o destino mais certo este ano, mas se o Dala encantasse o JJ também não me admiraria muito.. e o Teo podia ficar na praia...

Mario Silva disse...

Spalvis apsar de "verdinho", pois é jovem de 22 anos, é craque-> excelente contratação e barata, um achado! ... vê-se pela movimentação e pela forma como marcou os golos que marcou (vídeos utube).

Vamos ver como se adapta ao pais, pois apesar de na Dinamarca o futebol não ser menos físico e rápido(talvez muito ligeiramente ), é muito menos tático.

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Amigo Mário: Espero obviamente que que esses jogadores possam a vir ser futuras boas alternativas ao nosso ataque mas ou são mesmo muito bons ou ainda terão um deserto á sua frente de adaptação.
E nós não podemos ficar á espera tanto tempo!
O que nos faria deixar de pensar em outros jogadores seria o Spalvis mostra o que se vê nele nesse video do Youtube e nos golos que marcou no Aalborg.
Talvez seja esta a nossa arma ....secreta!
Vamos ver.....de qualquer forma Borja Bastón poderia ser uma oportunidade de negócio.
SL