sábado, 23 de julho de 2016

Assim vai o Sporting


Assim está o nosso Sporting e mais precisamente a nossa equipa principal de futebol que se apresenta hoje aos sócios pelas 20 horas. 
Dúvidas e mais dúvidas mas é mesmo o tempo delas! A pré-temporada trouxe derrotas mas também trouxe a análise que era precisa sobre os jogadores que queremos para 16/17.
É então tempo de arrumar a casa e eis que há muito para fazer!
Amorsporting resume tudo aqui.
A imagem dá-nos logo uma perspectiva do que se passa na nossa casa ou....aproximadamente!
No entanto falta aqui matéria.
Hoje é dia de festa mas o Sporting não pára e existe trabalho para fazer. Digamos que vai ser a partir desta data que tudo se vai definir, ou seja, quem sai e quem fica.
Hoje é dia de apresentação e provavelmente só estarão os jogadores que farão parte do plantel principal mas colocando-se a hipótese de Bruno Paulista ou Wallyson também serem apresentados. No caso de não subirem ao relvado é porque são cartas fora do baralho. 
Será assim também para aqueles que hoje são dados como não certos no plantel principal como Iuri Medeiros ou Matheus.
Mas vejamos sector a sector.

Baliza:
Já sabemos que JJ gosta de trabalhar com 3 guarda-redes. Rui Patrício é o titular e depois só contamos com rapazes mais novos mas ainda sem aquela presença que se deseja. para além deles há Azbe Jug que ou será o 3º guarda-redes ou a sua vida segue fora do Sporting, seja emprestado ou a titulo definitivo.
O que é certo é que sem apresentação de outro guarda-redes hoje, frente ao Lyon, quem joga é o eslovaco.

Defesa:
Aqui a casa direi que está quase arrumada. 
Neste momento temos 4 laterais que nos dão garantias embora se fale muito num lateral esquerdo para o Sporting. Neste caso Jefferson ou Zeegelaar sairiam do plantel.
No miolo temos 5 defesas mas sendo que Ewerton e mais outro, ao que tudo indica Paulo Oliveira, não deverão contar para a equipa porque ainda está para chegar Douglas ou outro para esta posição.
Esgaio que está nos JO quando vier é uma incógnita mas se é para não jogar mais vale emprestar. 

Meio campo:
Hoje fiquei doido com uma noticia que dizia que o negócio Meli é jogo de paciência! Irra...ainda mais paciência? Pois bem este é a prova de que precisamos mesmo de um nº 8 que faça sombra a Adrien pois Aquilani é dado como transferível. 
Era para ser o Lucas Silva mas problemas cardíacos tiraram-o do Sporting.
Depois, para médio defensivo William deverá contar com a rivalidade de Petrovic que ainda está fresco sendo que a confirmar-se a noticia, Bruno Paulista vai começar na equipa B. 
Faltando então um 8 sem contar que João Mário também faz esta posição ainda temos Wallyson que recupera a sua forma depois das cirurgias aos tornozelos. Ficará e rodará para ganhar forma na equipa B? Um jogador que era titular no Nice não pode ser fraco....................
Quem ainda não se sabe se fica ou não é Palhinha mas o caminho deverá ser o empréstimo.

Extremos:
O Campeão da Europa falava-se que era para sair mas as propostas foram....curtas. Assim e ainda bem teremos-o do nosso lado. Para além de Super Mário Bryan Ruiz deverá ser o titular no lado oposto.
Gélson Martins é a sombra natural de João Mário e Bruno César a de Bryan. Ficam então a faltar Iuri Medeiros e Matheus Pereira que ainda não se sabe se ficam ou se são emprestados. 
A minha ideia é ter 5 extremos pois J. Mário ao poder jogar no meio campo deixaria espaço para outro entrar já para não falar numa possível saída de alguém.
Quem não deverá continuar é Mané que está nos Jogos Olímpicos mas que não deve regressar.

Ataque:
Slimani que há dias era o jogador que estava mais fora do Sporting mas neste momento é o que está mais dentro. 
Barcos é a sua sombra mas as duvidas no seu valor são grandes e ao que parece Clubes interessados não faltam. E isto tem o seu porquê! O seu valor é de 4 milhões de euros e um jogador com 32 anos e ainda com este valor de mercado não pode ser um cepo. 
Depois Spalvis que está arrumado durante 6 meses e que abre vaga para outro homem da frente. Hoje fala-se em Van Persie o que seria um espectáculo mas se Markovic aufere muito........
Para 2º avançado tínhamos Teo Gutiérrez mas agora temos Alan Ruiz. 
João Mário e Bryan Ruiz também fazem a posição o que nos dão garantias mas se porventura chegar Van Persie ou outro com as mesmas caracteristicas para além de 2º avançado também fazem de ponta-de-lança.
E Podence? O Daniel fica no plantel para crescer debaixo do mister e será um extra para a equipa! Merece-o. O que vier é lucro..............

Conclusão:
Um guarda-redes que era/é para ser Eduardo. No entanto o Dínamo quer uma proposta por ele e penso ser justo. Eu também o pediria pois é um Clube que está para entrar na fase de grupos da Champions. 
Um defesa central que está/estava para ser Douglas. Aqui passa-se o mesmo: o Sporting joga com a tal paciência mas o Trabzonspor quer 1.8 milhões de euros. Mas é caro? 
Percebo que quanto menos pagarmos melhor mas o risco e o tempo que se espera são demasiados. 
Para o meio campo um nº 8 que seja um box-to-box como Adrien. Meli cabe que nem uma luva neste esquema, é duro e tem tudo para vingar no Sporting. Mais paciência? Espero que só seja para se decidir por quem!!
Na frente surgem as dúvidas se Barcos for transferível e com a lesão de Spalvis. Esta lesão é que não estávamos á espera.
A dúvida está entre entra um avançado ou ....dois! Lembro que Slimani em Janeiro joga a CAN e estará cerca de 1 mês fora e portanto não nos podemos dar ao Luxo de estarmos privados de alguém como ele. 
Uma solução é não deixar sair Barcos e contratar um avançado que jogue nas duas posições mais avançadas. Desta forma estaríamos seguros! 

Nota: Os Campeões da Europa não vão a jogo mas estarão na apresentação da equipa mas o mais importante é que Teo Gutiérrez não seja emprestado ao Rosário Central que se portou muito mal com o Sporting no caso Cervi. Se o quiserem é com dinheiro á vista!!
Olho por olho, dente por dente!!
Que hoje seja um dia de festa mas ninguém gosta de perder nem que seja a feijões!!

Sem comentários :