terça-feira, 28 de junho de 2016

Plantel 16/17: Sporting tem excelente equipa


A nova época iniciou! 
Depois dos exames médicos e apresentações segue-se a preparação para uma temporada muito exigente.
O ano 15/16 ficou para trás mas no presente ficou a qualidade do futebol praticado e dos nossos jogadores. A comprovar o titulo foi discutido até á ultima jornada !
Faria então sentido mudar muito a equipa?
Amorsporting tem dado a sua opinião, sector a sector, sobre o que possa ser o nosso plantel para 16/17 mas agora chegou a hora de os juntarmos e constituirmos a nossa equipa!
E na sua base só podia estar quase toda uma equipa que fez parte do plantel do ano anterior. A qualidade dos jogadores que se reflectiu num futebol com nota artística tornou tudo mais fácil....mesmo sabendo que nada é......fácil!

Os nossos reforços chegaram....em Janeiro:
Efectivamente os nossos principais já cá estão há meio ano. O mercado de Inverno da Lida passada foi generoso para com o Sporting e o nosso objectivo quase foi concretizado. Daí o nosso presidente ter afirmado que este período de mercado seria muito calmo para nós.
Com as chegadas de Coates, Schelotto, Bruno César, Zeegelaar e Rúben Semedo a meio da época o Sporting ficou bem mais forte!

Faria então algum sentido mudar o que está bem?
Os planteis por muito que sejam vencedores mudam sempre!
E no Sporting apesar de termos visto toda uma qualidade e garantia de sucesso também vai mudar. Agora....faltará saber se estas mudanças são para melhor!
Á partida e se os nossos melhores jogadores não saírem tudo será como dantes.

Plantel:
Ora, depois de ter analisado sector a sector chegou então a hora de os unirmos e constituirmos o nosso plantel definitivo:

Guarda-Redes:(link
1-Rui Patrício,
2-*contratação,
3-V. Stojkovic

Defesas:(link)
4-Schelotto,
5-João Pereira,
6-Jefferson,
7-Zeegelaar,
8-Coates,
9-Rúben Semedo,
10-Paulo Oliveira,
11-* contratação

Médios:(link)
12-William Carvalho,
13-Petrovic,
14-Bruno Paulista,
15-Adrien,
16-Aquilani (ou * contratação),

Extremos:(link)
17--Bryan Ruiz, 
18--J. Mário, 
19-Gélson Martins, 
20-Bruno César, 
21-Iuri Medeiros

Avançados:(link)
22-Slimani,
23-Teo Gutiérrez,
24-Hernán Crespo,
25-Alan Ruiz,
26-Lukas Spalvis

Nenhuma das nossas jóias foi transferida e só o será pela sua cláusula de rescisão! 
Desta forma continuamos com os nossos pilares todos intactos e com pequenos ajustes melhoramos a equipa. Alguns jogadores ainda estão por chegar a Alvalade e com eles podemos ser bem melhores e ter uma equipa mais forte!
Talvez ainda cheguem ao Sporting, um guarda-redes, um defesa central e um médio(nº8).
Também vários jovens se mostram na pré-época mas penso que a melhor solução é um empréstimo para ganharem maturidade a não ser que provem o contrário: R. Esgaio, Palhinha, Ryan Gauld, Wallyson, Daniel Podence e Matheus Pereira. 
Será que algum deles ficará no plantel principal?

Na baliza:
Rui Patrício continua a ser o dono e senhor mas com o empréstimo mais que possível de Azbe Jug fica a faltar um substituto á altura de Rui patrício.
Quanto a V. Stojkovic: sobe ao escalão mais levado e será, ao que tudo indica, o nosso 3º guarda-redes!

Defesa:
Neste sector deverão registar-se poucas mexidas. Porém ainda se espera por um novo defesa central. Douglas Teixeira é uma possibilidade mas o certo é que o Sporting precisa de um defesa mais experiente e que faça parelha com Coates no centro da defesa.
Rúben Semedo e Paulo Oliveira ou quem sabe ...Naldo serão as sombras dos titulares mas são garantia de que com eles também ficamos muito bem servidos.
Nas laterais tudo na mesma: João Pereira e Schelotto na direita, Jefferson e Zeegelaar , na esquerda!
Na direita também pode jogar R. Esgaio que fez uma época praticamente sem jogar e que para esta temporada não se sabe onde jogará.

Meio Campo:
Ao não sair ninguém poderá querer dizer que William Carvalho e Adrien serão os donos do nosso meio campo. A chegada de Petrovic dá-nos uma boa solução a William Carvalho e a continuidade de Bruno Paulista é como uma 2ª oportunidade.
Mais no miolo..............Aquilani poderá sair e assim abrir vaga para outro jogador mas se ficar é bom contar com um jogador com a sua qualidade.
Depois ainda não se sabe o que acontecerá com Wallyson, Palhinha nem Federico Ruiz e não nos podemos esquecer que João Mário pode, a qualquer momento, regressar á sua posição de origem.

Extremos:
João Mário na direita e Bryan Ruiz na esquerda são muito provavelmente os nossos titulares mais encostados á linha lateral a não ser que Gélson Martins , Bruno César, Iuri ou até Matheus tenham uma palavra a dizer!
No entanto não me admiraria se Matheus fosse emprestado uma temporada para ganhar maturidade!

Avançados:
Na frente há a registar duas aquisições: Alan Ruiz e Lukas Spalvis. 
O 1ª é um 2º avançado e o outro um ponta-de-lança, o melhor marcador da Liga dinamarquesa!
O argelino deverá continuara a ser o nosso goleador e.....Teo o ...2º. Muito se espera de Alan Ruiz pois custou 5 milhões de euros. Mas será que tira o lugar ao colombiano?
Depois Hernán Barcos que continuo a dizer que é bom ponta-de-lança e que só precisa de tempo e de jogar. Por algum motivo JJ o quis!
Ficarão os 5 no Sporting ou alguém sairá? Não se sabe mas eu apostaria nos 5 sendo que esta é a 1ª temporada de Alan e Spalvis.

Conclusão:
Muitas e variadas soluções para cada posição mas sobretudo qualidade....muita qualidade!!
O nosso plantel prepara-se para uma temporada muito exigente e as várias competições são para se vencer, seja com este ou aquele jogador.
A rotação vai continuar a existir e far-se-á obrigatoriamente sabendo que qualquer que seja o escolhido fará o seu melhor mas ficamos, sem dúvida, muito bem servidos.
Temos bons executantes e o objectivo é conquistar títulos!
Esperam-se ainda mais 2/3 jogadores e se forem os certos só podemos esperar o melhor!

Objectivos:
Com tamanha qualidade e investimento a nossa fasquia aumenta e qualquer outro resultado que não seja a vitória será mau.
Não esperem que sejamos imbatíveis mas....quase!
Depois de nos termos intrometidos entre os nossos dois rivais parece-me que somos uns claros e inequívocos candidatos a vencer qualquer prova em que participemos.
A nossa grandeza assim o exige e o demonstrado na temporada passada não deixa muito espaço de erro!
Só o titulo pode satisfazer tamanha qualidade, vontade, garra, crença, querer e ambição do LEÃO!!
Nem se poderia pensar de outra forma.

Sem comentários :