sexta-feira, 24 de junho de 2016

Plantel 16/17: Meio Campo


Os trabalhos da nossa equipa e mais precisamente do nosso meio campo começarão com menos 3 jogadores titulares. William, Adrien e João Mário ou ainda estarão ao serviço da selecção ou na pior das hipóteses, estarão de férias.....mais que merecidas mas acima de tudo....necessárias!
O nosso sector intermediário se não houver nenhuma saída mantém William, Adrien, João Mário e Bruno Paulista, recebe Petrovic mas vê partir André Martins e quem sabe Aquilani.
Porém ainda se fala na chegada de um nº 10 ou de um nº8. Será?
Mas comecemos pela posição mais recuada do nosso meio campo:

Médio defensivo ou posição 6:
Para esta posição, JJ , pode contar com 3 jogadores: William Carvalho, Petrovic e Bruno Paulista. 
William é naturalmente o titular da equipa!
Petrovic é contratado porque era uma das posições de que a equipa estava deficitária porque não podíamos arriscar ,ficar outra vez, sem concorrente a William. Chegou Petrovic e pode inclusive actuar em outras posições.
Quanto a Bruno Paulista já estava no Clube na temporada passada mas é como se não tivesse estado. Praticamente não jogou mas esta época e sem lesões será o teste decisivo para a sua permanência no Sporting.
Quanto ao médio defensivo Palhinha penso que será mais uma vez emprestado a não ser que na pré-época se transforme num reforço. De qualquer forma esta foi uma temporada importante para Palhinha e mais outra poderá consolidar o seu processo de crescimento. 

Posição 8:
Partindo do principio de que jogaremos em 4-4-2 o companheiro de William no miolo será o nosso capitão, Adrien Silva! 
Mas é para a posição 8 de que possivelmente precisaremos de outro jogador se......sair Aquilani. 
É certo de que o médio italiano é um jogador de qualidade mas muito se fala da sua saída. Provavelmente se sair é com uma proposta vantajosa para o Sporting e não nos esqueçamos de que apesar dos seus 31 anos. o médio italiano ainda tem um valor de mercado de 3,5 milhões de euros!
Portanto, talvez chegue alguém para concorrer com Adrien mesmo que Esgaio poderá estar a ser adaptado a esta posição.
De qualquer forma não poderíamos arriscar que Adrien ficasse sem concorrência pelo lugar!
A minha aposta é de que ainda chegará um nº 8 ao Sporting, partindo do principio de que Aquilani saia. Se ficar....também ficamos bem servidos.
Falta referir que João Mário será de novo mais um extremo do que um médio centro. Sabemos que Super Mário pode jogar nas posições todas do nosso meio campo e ataque e que se fosse mais um médio centro ...criaria um problema e .......quem tiraríamos da equipa? 
Foi adaptado a extremo direito, foi-o muito bem, fez uma época fantástica e por lá deve continuar.
Eis a minha aposta para o nosso meio campo, sem João Mário(6):

-William Carvalho
-Petrovic
-Bruno Paulista

-Adrien
-Aquilani (ou contratação)
-João Mário(extremo mas ocupa qualquer posição do meio campo)

Também não nos podemos esquecer de que Bryan Ruiz pode muito bem desempenhar as funções de nº 8 o que nos dá outra solução. No entanto só será utilizado nesta posição em puro caso de necessidade!
Portanto, Petrovic inicia a aventura no Clube, Bruno Paulista tem outra oportunidade, William e Adrien continuam de pedra e cal e Aquilani é dúvida na equipa.
Há também quem pense que Alan Ruiz possa também desempenhar a posição desempenhada por Adrien mas penso que Alan Ruiz é mais um nº 10 ou um 2º avançado.
Esta é a minha aposta para o nosso sector intermediário.

2 comentários :

Joao Felicio disse...

Se sair o Aquilani acho que se devia abrir a porta, pelo menos, ao Francisco geraldes, em vez de se gastar dinheiro aqui desnecessariamente uma vez que o J Mário pode fazer de 8

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Não discordo totalmente do João mas talvez o Geraldes precise de um empréstimo primeiro. Talvez seja a etapa que lhe falta na sua formação.
Acho que está a caminho do Moreirense..........
De qualquer forma o João Mário não pode jogar os jogos todos e precisamos de um jogador já experiente para o caso de Adrien não poder jogar.
Imagine que os 2 estão lesionados ou castigados.....
SL