quarta-feira, 22 de junho de 2016

Plantel 16/17: Guarda-Redes


Faltam 5 dias para o arranque dos trabalhos no Sporting!
As saudades de Alvalade e da nossa equipa já são grandes mas nesta altura a curiosidade pelo que é novo suscita mais atenções: o novo relvado, os novos jogadores, o novo equipamento e as obras na Academia.
A época 16/17 está mesmo á porta mas com algumas dúvidas ainda por desfazer. 
Objectivo: O Sporting não se desfazendo de nenhumas das suas pérolas e ainda reforçando o seu plantel perfila-se como um verdadeiro candidato a vencer todas as competições a que se propõe!!
Hoje, debatemos a última barreira de uma equipa dentro de campo: os Guarda-redes, neste caso, do Sporting!!
São de facto, saudades! 
Muitas saudades tenho do nosso Estádio e do convívio com os nossos adeptos e companheiros de bancada! A atmosfera é sempre fantástica e sempre que não posso ir fico com uma pena.......
Mas os jogos estão quase aí depois de uns dias de férias!!
Precisamente de hoje a 1 mês, no dia 23 de Julho, lá estaremos para estrear este novo relvado ...frente aos franceses do Lyon no jogo de apresentação da equipa aos sócios.
Até lá....segue a apresentação para os exames médicos, etc, etc, 
Depois deve ser uma pré-época a doer! 
Treinos em Alcochete e partida para Nyon de 11 a 19 de Julho onde teremos 4 jogos de preparação.
Com o plantel todo ou não o Sporting não pará e existem jogadores que querem agarrar a oportunidade de ficar no plantel. Para isso existem jogadores que já trabalham ás ordens de JJ e outros que tiveram trabalho especifico nas férias!!
Mas quanto ao nosso plantel o que falta definir? Vamos por partes!!
A partir de hoje, Amorsporting, percorre, sector a sector do nosso plantel começando pela ultima barreira da nossa equipa: os guarda-redes.

GUARDA-REDES:
Incontornável!!
Rui Patrício é o nosso número 1 e vai continuara sê-lo!!
O nosso jogador está há 17 anos no Sporting e desde que chegou foi subir e neste momento não existem palavras para qualificar o seu valor e o que significa para nós, sportinguistas!
Tem 28 anos, 47 internacionalizações e é um dos nossos capitães de equipa. É sem sombra de dúvidas um dos melhores guarda-redes de todos os tempos de Portugal e do Sporting!!
Será o titular, com certeza, mas precisa de competir internamente mas também de descansar e é por isso que o Sporting procura um substituto á altura.
Penso que serão verdade as noticias de pretendermos outro guarda-redes para rivalizar com Rui Patrício mas acima de tudo que o possa substituir á altura em caso de necessidade.
Fala-se em Eduardo que está na selecção portuguesa e que já foi treinado por JJ. O internacional português tem 33 anos, portanto é experiente, e joga actualmente no Dínamo de Zagreb.


Ora, Eduardo, seria uma boa solução a Rui Patrício. 
É verdade que Eduardo é bom guarda-redes e acrescentaria qualidade ao nosso plantel e que em caso de uma necessidade ou de uma rotação de jogadores estaríamos perfeitamente á vontade.
Depois: uma dúvida que deve estar na mente de muitos sportinguistas é se deve ser um jogador com esta idade. Porque não um jogador mais novo? 
Penso que a resposta é: Eduardo é um guarda-redes que se enquadra na máxima de qualidade/preço/experiência! 
Atenção: Isto será válido para qualquer outro guarda-redes que se insira nesta máxima.
O outro pormenor é o do 3º guarda-redes.
Quem será o nosso 3º guarda-redes sabendo que JJ prefere sempre ter 3 jogadores para esta posição? 
Será V. Stojkovic, Pedro Silva ou o Azbe Jug? 
Reparem que quem vai mexer com isto é a nova politica da equipa B!!
Se a nossa equipa secundária ficar só (ou quase) com jogadores de sénior de 1º ano então ,Pedro Silva sobe á equipa B(onde também já jogou esta temporada, e muito). 
Ficam assim 2 guarda-redes nesta equipa: Pedro Silva e Stojkovic! Os 2 têm 19 anos e poderiam ser muito bem os titulares desta equipa o que deixa a adivinhar que um sobe á equipa principal ou é emprestado e o outro...não! 
Ao subir Jug fica em risco pois não joga nem de onde veio ....jogava. Então a conclusão é a seguinte: Jug precisa de jogar e isso só pela, equipa B(com esta nova politica não!) ou sendo...emprestado.
Jug é o mais experiente dos 3(Jug, Pedro e Vladimir), tem 24 anos mas esta é a melhor solução se pretender evoluir!!  
É certo que veio da I Liga francesa mas não jogar muito. Assim poderia ser emprestado para ter os tais jogos que lhe faltam!
Assim, a minha ideia é : Jug ser emprestado, a uma equipa de I ou II Liga, que Stojkovic suba á equipa principal e que Pedro Silva se consolide como guarda-redes da equipa B.
Estes dois últimos têm 19 anos e estão a crescer mas vejo mais futuro em Pedro Silva!

Conclusão:
Se Eduardo chegasse ao nosso Clube o Sporting ficaria com este sector bem reforçado e disso não existem dúvidas!
Rui é história e presente no Sporting; Eduardo ou outro experiente como ele, garantiam uma baliza bem defendida a qualquer momento e a 3ª opção ganharia experiência trabalhando com dois bons guarda-redes!
Se chegar o Eduardo, seriam os dois guarda-redes da nossa selecção e se for este o plano.....está  mais que aprovado!

Sem comentários :