sábado, 25 de junho de 2016

Plantel 16/17: Extremos


Se já tínhamos fartura de defesas centrais o que dizer de termos 7 extremos de qualidade fantástica á disposição de JJ?
Contar com João Mário, Bryan Ruiz, Gélson Martins, Bruno César, Mané, Iuri Medeiros e Matheus Pereira é garantia de segurança e de extrema qualidade.
Mas ficarão todos no plantel, alguém sairá ou simplesmente faremos uma rotação do plantel e todos jogarão?
Não é para todos os Clubes ter 7 jogadores deste calibre para uma só posição se bem que João Mário, Bryan Ruiz, Mané e Bruno César também desempenhem outras posições:
-João joga em qualquer parte do meio campo e ataque; 
-Bryan do meio campo para a frente quase que joga em quase todas as posições, 
-Mané também actua como 2º avançado e 
-B. César também joga a lateral....esquerdo! 
Esta qualidade toda é garantia de que numa eventual rotação do plantel teremos sempre um bom jogador em campo mas também garantimos uma salvaguarda, no caso de alguém poder sair.
Ao aplicarmos o 4-4-2 temos a certeza de que os titulares serão os mesmos da temporada passada a não ser que JJ coloque Bryan na frente junto a Slimani.
Para mim até seria uma boa noticia pois o costa-riquenho tem mais produtividade na frente e actuando como 2º avançado.
Mas será que estes 7 atletas ficam todos no plantel principal ou por exemplo, Matheus Pereira e Mané poderão ser emprestados para ganhar mais experiência? E......... estará já alguém vendido?
Na temporada passada, JJ, equilibrava a equipa colocando o Bryan na esquerda e João Mário na direita mas tinha Teo junto a Slimani. Se porventura, Teo fosse transferido, Bryan Ruiz poderia passar a jogar naquela posição e desta forma não sairia nenhum extremo. Jogaria então J. Mário na direita e Bruno César ou Gélson na esquerda. 
Estaria então a equipa equilibrada? Penso que não apesar de esperar mais de Gélson esta época!!
Penso sim, que Bryan só jogará na frente se por exemplo, Alan Ruiz demorar na adaptação ao nosso futebol ou se Teo não estiver! 
É então óbvio de que temos extremos a mais na equipa e desta forma alguém sairá do Sporting, em definitivo ou por empréstimo! Mas quem?
A minha aposta é que.....
-Bryan, 
-J. Mário, 
-Gélson, 
-B. César e 
-Iuri Medeiros
........................possam ficar no plantel e que Mané e Matheus sejam emprestados ou no caso de Mané, exista uma forte possibilidade de sair em definitivo.
Agora uma curiosidade: Sabem quantos canhotos tem o nosso plantel? Não é muito normal um plantel ter tantos canhotos, pois não?
Pois bem: Rui Patricio, Ewerton, Bruno Paulista, Alan Ruiz, Jefferson, Zeegelaar, Bryan Ruiz, B. César, Matheus Pereira e Iuri Medeiros perfazem um total de 10 canhotos!!
Só em extremos contamos com 4!
Não é mesmo normal!
Pois bem mas não me fico por aqui:
Temos então vários extremos mas cada qual com características diferentes. Vejamos:
1-João Mário: jogador bastante completo podendo jogar em várias posições. As suas qualidades de ter bola são impressionantes, é criativo, cruza a preceito e prefere terrenos internos mas sabe ir á linha cruzar.
2-Bryan Ruiz: á semelhança de J. Mário prefere mais o centro do campo mas os seus cruzamentos são magníficos. Tem técnica apurada e mesmo não sendo muito veloz prima pelo seu excelente entendimento táctico. É um bom finalizador e mestre em ter a bola. É muito experiente o que o faz entra no grupo de capitães de equipa.
3-Gélson Martins: Este jogador já é mais de ir á linha e cruzar ou entrar em drible na área adversária. Também faz bem os seus cruzamentos e é letal no um para um. Melhorou muito no saber ter bola e no momento certo de a passar.
4-Bruno César:  tem um pé esquerdo apurado, sabe ter a bola no seu poder, percebe muito bem os aspectos tácticos da equipa e cruza muito bem. Não é muito veloz mas faz o seu flanco todo.
5-Iuri Medeiros: Tem um pé esquerdo fantástico e é especialista em lances de bola parada e assistências. Gosta de ir á linha cruzar mas os movimentos internos também saem bem. Sabe ter a bola e é um bom finalizador. É mestre em ter a bola.
6-Mané: actua mais pela direita do nosso ataque mas na arte de ter a bola já não está tão bom como os seus colegas. Prefere os movimentos internos o que deixa também a dúvida se não é mais um 2º avançado. No entanto utilizando a sua praia que é a velocidade e o drible também procura a linha final. Não é um exímio finalizador.
7-Matheus Pereira: outro excelente pé esquerdo que brevemente vai dar que falar. Bom finalizador, boa técnica, bom drible mas talvez lhe falte algum discernimento na altura do passe. Cruza e remata muito bem e tem uma excelente técnica.Também prefere os movimentos para dentro.

Ora podemos perceber que temos que ter homens que saibam os movimentos internos mas que também saibam ir á linha cruzar. Daí um plantel ter que ter várias alternativas no seu plantel e é o que JJ vai ter.
Sinceramente, Mané não acrescenta nada de novo e Matheus Pereira parece ser o elo mais fraco de todos os outros. As suas possibilidades de ficar no plantel passarão pela saída de outro jogador desta posição.
O que poderá mudar tudo isto é a pré-época.

Sem comentários :