quinta-feira, 23 de junho de 2016

Plantel 16/17: Defesa



Neste sector as mexidas serão mais sobre saídas do que entradas, ou seja, existem jogadores a mais no plantel e é preciso racionar custos e recursos.
Só defesas centrais temos 6 e ainda se fala na entrada de mais um. Portanto pelo menos 2 jogadores desta posição deverão sair mas quem serão os preteridos e quem ficará para 16/17? 
É o que vamos tentar ´descobrir`!
Defesas centrais:


Há uns anos dizia-se, e constatava-se, que não tínhamos centrais á altura. Ora hoje, defesas centrais é fartura e tudo com qualidade: Coates, Rúben Semedo, Paulo Oliveira, Naldo, Ewerton e Tobias Figueiredo. 
Impressionante!! 
Quantos Clubes não desejavam ter por exemplo Ewerton e Tobias no miolo da sua defesa? 
Destes 6 atletas, dois são uma certeza pois foram os que terminaram a época a titulares: Coates que fica mais um ano emprestado e Rúben Semedo que depois de iniciar a temporada no V. Setúbal regressou para se afirmar no onze inicial.
Partindo do principio que JJ deseja um novo defesa central, bom no jogo aéreo, rápido, bom na marcação, que saiba sair com bola e experiente, significa que Rúben provavelmente não será o titular. Digamos que pode ser uma 3ª escolha!
Fica então uma vaga para preencher e uma 4ª escolha para definir.
Ora, é conhecido que para 2ª escolha e companheiro do eixo defensivo se fala muito em Douglas mas será que pelo 2º ano consecutivo não conseguiremos trazer o brasileiro de 28 anos, 1,92 m e 80 kg?
Veremos mas o salário é sempre uma dificuldade!
Depois chegamos á 4ª escolha. 
Eu prefiro o internacional português Paulo Oliveira, a Naldo mesmo sabendo que o brasileiro também é bom jogador. É uma escolha difícil mas , para mi, continuo a dizer que o Paulo Oliveira até seria o companheiro de ....Coates, naquela zona! 
Chego então á conclusão de que Ewerton será mesmo para sair, em definitivo ou por empréstimo, e que Tobias Figueiredo também sai mas só por empréstimo. É mesmo o melhor para ele, para poder jogar e voltar mais forte. 
Isto só para o eixo defensivo que tem que ser mais impermeável e constante do que nunca pois as várias competições do Sporting assim o exigem. 
Só os melhores ficarão!

Laterais:


Para as laterais também temos algumas dúvidas e quer na esquerda como na direita.
A não sair ninguém, penso que tanto Schelotto na direita, quer Jefferson na esquerda, perfilam-se como os possíveis titulares da equipa. 
Quanto aos jogadores que estarão nas suas sombras, João Pereira na direita e o holandês, Zeegelaar , na esquerda penso que são excelentes alternativas.
Assim as dúvidas recaem em Ricardo Esgaio, que dizem estar a ser adaptado a médio e em Bruno César que também pode jogar na lateral ´canhota`. 
Quanto a Bruno César penso que é mesmo um extremo (se bem que nunca deixou o sector mais recuado.... coxo) e que deverá integrar o nosso sector mais avançado mas quanto a Esgaio a dúvida permanece. Continuar como lateral e não jogar, ser também extremo e não jogar ou ser adaptado a médio pois parece que JJ vê nele um médio de qualidade?
Prognósticos só no fim!! 
Esta seria a minha defesa(8):

-Schelotto,
-João Pereira,
-Jefferson,
-Zeegelaar,
-Coates,
-Rúben Semedo,
-Paulo Oliveira,
-Douglas*

Conclusão:
As dúvidas só se dissiparão dentro de alguns dias ficando a principal dúvida para o novo defesa central da equipa que parece estar identificado. Se não for Douglas muito provavelmente será outro que dê ao nosso eixo defensivo outro traquejo se bem que os que lá ficarem também terão a nossa confiança. 
Se Esgaio e Naldo continuarem no plantel principal serão sempre boas alternativas quer para a lateral quer para central.
No final só se contratará mais um defesa deixando um sector quase intacto pois também foi a defesa menos batida do nosso campeonato!

Sem comentários :