domingo, 26 de junho de 2016

Obrigado Fernando por ouvires....Amorsporting


Era mais que óbvio: William Carvalho, Adrien e João Mário e ...outros...eram o segredo da nossa selecção nacional! 
Amorsporting bem avisava que o tridente sportinguista do meio campo seria o nosso tesouro e o caminho para uma caminhada brilhante no Euro16 mas, com toda a justiça, não nos podemos esquecer de outros ´grandes´ jogadores.
Até que enfim o nosso seleccionador ouviu muitos portugueses, inclusive comentadores, que não estava a colocar os melhores em campo e que continuava a insistir em jogadores que não estavam em forma ou até dessincronizados.
Também avisei eu que o nosso segredo estaria na entrada deste nosso tridente de maravilhosos jogadores que lhe dariam garantia de muita coisa no nosso jogo e parece que fui ouvido!! 

Orgulho! 
São estes jogos que nos deixam com uma lágrima no canto do olho e com um orgulho enorme!
Não me refiro só por termos , na selecção e na equipa de ontem, muitos jogadores oriundos da nossa formação mas de todos os nossos jogadores que foram uns bravos!! E se algum benfiquista ler estas palavras: sim, também tenho orgulho no Renato Sanches!! Como se alguma vez pudesse pensar de outra forma..........................
Na terça-feira, para além de focar estes três meio campistas dava também a minha constituição de equipa que acredito, que também fosse a escolhida por muitos portugueses: Rui Patrício, Cédric, Ricardo Carvalho, Pepe e R. Guerreiro, William, Adrien, João Mário, Ronaldo, A. Gomes e Éder.(link)
Como podemos constatar falhei dois jogadores: R. Carvalho e Éder!
Ontem a equipa foi esta: Rui Patrício, Cédric, Pepe, José Fonte e R. Guerreiro, William, Adrien, João Mário, Ronaldo, A. Gomes e Nani.
Não me estou a gabar(bem, talvez um bocadinho), mas que com esta equipa fomos melhores....fomos bem melhores!!
Sim jogámos mais na defensiva mas para mim a Croácia era uma das minhas favoritas á conquista do Euro16. Tinha e teve muita posse de bola e aí fomos inteligentes e não lhes demos muito espaço. Demos-lhes a bola e mais espaço na sua defensiva e claro que agora parece que só tentámos sair em transições rápidas mas também soubemos ter bola e o nosso meio campo foi essencial para isso.
Não tivemos a bola mais tempo que os croatas mas com Adrien em campo tivemos outra capacidade de circulação. Conseguimos tê-la e circulá-la em espaços pequenos e em lateralizações mas sobretudo deixámos de ter os pontapés compridos do Pepe. 
Com o Adrien em campo também parámos muito jogo contrário e tapámos muito melhor os espaços. Jogou mesmo na posição dele: a pressionar lá mais na frente como um Leão!! Muito bom mesmo! 
E por falar no Pepe.....que exibição MONSTRUOSA!! Desculpem mas para mim o Renato nunca seria o homem do jogo pois o Pepe......esteve simplesmente MONSTRUOSO!!
Percebo no entanto essa distinção pois levou a bola e fez a jogada que deu o nosso golo! 
Fomos mesmo uma grande equipa de futebol naquele rectângulo mágico que nos deixou todos aos gritos com o golo e felizes da vida! 
Não diga que hoje, não acordou, muito mais feliz?

A defesa:
Pepe: Impressionante!! Para mim e sem dúvida foi o melhor em campo!! Este simplesmente intransponível. Cortou tudo o que aparecer pela frente e no seu raio de acção e ainda teve forças para participar no ataque. Este é o nosso Pepe!!
Aquele mauzão que por vezes vemos não queremos! Queremos este que é autoritário e simples. Não chutes a bola para a frente ....dá-a ao nosso meio campo e brilha na tua zona. Depois é no que dá: uma exibição MONSTRUOSA!!
Depois de Pepe que fez uma exibição fenomenal, o que dizer daquele defesa central do Southampton, um tal de José Fonte em que os grandes não apostaram? Nasceu no Sporting mas não foi aposta, esteve no Benfica mas nem jogou mas já está em Inglaterra há 9 anos e sempre a jogar!! 
O Rui Patrício mostrou que é um guarda-redes que pode passar um jogo sem efectuar defesas mas quando é preciso está lá para decidir como fez perto do final com aquela defesa espectacular. Fantástico!
Depois os nossos laterais que espero que tenham convencido o nosso seleccionador de ....vez!
Se de Guerreiro já tínhamos visto que é bem superior a Eliseu , de Cédric, apesar de o dizermos ainda não tinha jogado. Só mesmo Fernando santos não via que Vieirinha, jogador adaptado, não conseguia ir á linha cruzar nem cruzar a preceito. 
Que diferença entre os dois..........mas bem a tempo!
O Guerreiro foi mesmo......Guerreiro! Não atacou tanto como Cédric mas por alguma razão foi! A defender esteve bem pressionando em cima mas deu alguns espaços. 
Este lateral vai dar muito que falar pois está a crescer muito.

Meio campo:
O William esteve muito bem se bem que contou com alguns problemas na sua zona. No entanto era a Croácia que estava lá dentro e nem tudo conseguimos cortar! 
Os seus passes são teleguiados e com uma segurança impressionante. É mesmo um grande jogador mas com alguns pormenores para aprender que o tornarão um dos melhores executantes do planeta. Não foi o seu melhor jogo mas sabe jogar sobre pressão como já sabíamos!! 
A diferença dele para Danilo também é do dia para a noite!!
O João Mário esteve muito mexido mas só a espaços conseguiu libertar-se da marcação! Já o conhecem! 
O Adrien que já falei dele andou no banco estes 3 jogos passados a fazer o quê? A aquecer o banco não foi? Pois..... Fernando até que enfim que acordas-te!! Vê bem o que ele é capaz de fazer!!
Agora vais ver o que é jogar com uma Polónia que trará um jogo diferente. Nesse jogo seremos nós os favoritos e assumiremos nós o jogo e a posse de bola! O Adrien fará a diferença, vão ver!!
O André Gomes que já esteve melhor secundado é que não conseguiu mesmo libertar-se e mostra mais do que sabe fazer. Talvez esteja mais fatigado mas sabe mais! 
Agora o homem do jogo:
O Renato Sanches que para mim nem entrou muito bem no jogo, perdendo algumas bolas, fazendo muitas faltas e perigosas para nós e caracteristicas de um jogador jovem foi o homem do jogo porque fez a jogada do nosso golo. Muito bem nessa jogada mas também em outros aspectos. 
Pressionou bem lá na frente, também como sabe e é capaz e mostrou que foi uma boa substituição. Renato Sanchez é um reforço para esta selecção e vai ganhando o seu espaço! Muito bem!!
Danilo jogou pouco mas participou na vitória!

Na frente:
Ronaldo esteve mais na frente mas ontem, soube descair mais para a nossa esquerda para pedir jogo e fugir á sua marcação que é sempre apertada. Foi um grande capitão e mostrou que se sabe sacrificar pela equipa. É claro que esteve na jogada que nos deu a vitória como não podia deixar de ser.
Falem agora......
Depois o Nani que nem sempre joga onde mais sabe desequilibrar. De qualquer forma é outro muito esforçado e deixa em campo tudo o que tem. Não foi o seu melhor jogo nem nada lá perto mas que também foi que fez o remate/passe que originou o nosso golo.
Finalmente o marcador do nosso golo: Ricardo Quaresma!
Quaresma entrou por João Mário e foi decisivo. Empurrou para golo a bola que nos deu o acesso aos quartos-final e foi sempre um perigo. Notava-se a preocupação que os croatas tinham quando tinha a bola. Não conseguiu fazer grandes jogadas mas também não jogou muito tempo. 
Jogou o suficiente para nos dar a vitória e mostrar que nesta equipa, ouvis-te Fernando?, EXISTIU um grande ESPÍRITO DE EQUIPA!!
E que equipa! Fomos muito unidos, companheiros de entreajuda e muito solidários. Defendemos como Leões e não demos muitos espaços. 
A Croácia é uma grande equipa e Modric um autêntico maestro. Lutámos, encurtámos os espaços e soubemos sofrer. Fomos esforçados e demos tudo o que tínhamos.
Sorte: tivemos também um pouco mas esta procura-se e luta-se por ela. Quem tudo dá, joga limpo e tem a vitória como ambição ....tudo alcança.
Agora venha a Polónia e nem se atreva a mexer na equipa!!
FORÇA PORTUGAL!!

Sem comentários :