terça-feira, 21 de junho de 2016

O segredo da selecção: William, Adrien e João Mário


Ninguém ficou indiferente á classe demonstrada por William Carvalho no jogo de Portugal frente aos austríacos. 
Todos os adjectivos seriam poucos para qualificar a sua exibição e nem João Moutinho ter sido considerado o melhor jogador em campo fará refrear a sede de William no meio campo da nossa selecção!
Portugal teve mais bola, esteve mais seguro e curiosamente voltou a ganhar no jogo aéreo. Porém faltou mais objectividade,  mobilidade e profundidade á nossa selecção.
Se nos interrogamos onde estava o William porque não .....também onde está o Adrien e o Super Mário?
Maravilhosa, fantástica, fabulosa são alguns adjectivos que utilizo para qualificar a exibição do nosso príncipe que imagine-se..... estava sentado no banco de suplentes.
O melhor jogador do Euro de sub-21 estava de férias....no nosso banco de suplentes! Incrível!!
O pior é que nesse mesmo banco estão mais ....que não deviam....
Nós fomos rezando, pois não fazemos campanhas nem lobbys, que William, Adrien e João Mário podiam ser um grande trunfo para Fernando Santos e para a selecção de todos nós e continuamos a fazê-lo. Porém parece que ainda não ouviu tudo..........
O nosso meio campo que já esteve bem melhor neste último jogo e ninguém percebeu porque João Moutinho foi considerado o homem do jogo. 
Eu continuo a dizer que precisamos de um jogador mais ofensivo e esse é Adrien mas está difícil de escutar. O nosso capitão dar-lhe-ia outra solução mais rematadora, mais pressionante e mais dominadora que por exemplo não temos com Moutinho. E já nem falo a defender!
Também aceitava se saísse André Gomes que para mim ainda não justificou nada, que defende bem pior do que Moutinho ou João Mário. 
Posso ser suspeito mas para mim o nosso meio campo seria William e Adrien pois se já tem uma dupla que funciona bem, que se conhece perfeitamente e com bons resultados.........não sei do que precisará mais!!
Atenção: esta é a minha ideia e o que não faltam para aí são ideias! 
Convém dizer é que o nosso meio campo, é um dos que tem mais posse de bola mas não sejamos injustos: não dependeu só de William! Claro que não!! Mas pode ser bem melhor.......
O nosso domínio foi outro mas com Adrien ainda seriam bem maior. 
O Rui Patrício também teve menos trabalho, curiosamente ganhámos mais bolas aéreas e ainda tivemos mais ocasiões de golo! E isto não é coincidência pois parece que só Fernando Santos ainda não sabia do brilho e da influência do jogo de William.
É claro que para mim também não sabe que existe um Adrien pujante, experiente, conhecedor de espaços curtos, com uma capacidade de remate enorme mas sobretudo também de comandar uma equipa! 
Espero que não tenhamos que sair do Euro sem o ver jogar mas.......não é a 5 minutos do final, Fernando!!
William deixou sobretudo a nação inglesa maravilhada com os adeptos do M. UTD com vontade de o ver em Old Trafford mas será que um jogador que até tem a sua carreira gerida pelo Super empresário pode interessar a uma equipa do Special One? Só José Mourinho o sabe mas certo é que qualquer equipa seria muito mais forte com Sir William a comandar.
Se dúvidas houvessem, penso que William irá dissipá-las por completo no próximo jogo.
Preparem-se que contra os húngaros vem aí mais magia que irradia dos seus passes curtos, longos e dos seus desarmes limpos. O nosso príncipe comanda a sua zona e sabe ter a bola como ninguém. Também precisávamos de quem nos levasse para a frente e William Carvalho fez isso e muito mais. Portugal foi carregado por William e Rio Ferdinand bem o disse, no final:


Ora, o que disse Rio Ferdinand é bem verdade e ele provavelmente também sabe que com Adrien e João Mário o nosso meio campo seremos bem mais fortes. 
Dá-lhes este jogo Fernando e vais ver o que é jogar futebol!
Onde estão aquelas jogadas onde o nosso lateral vai á linha e cruza para o golo?
Quem faz os movimentos de ruptura e surge como ninguém na ala contrária ou entre linhas como o faz João Mário?
Onde está aquela pressão que não deixa o adversário jogar mas que sabe ter a bola e jogar nos espaços curtos? 
É certo que no ultimo jogo já estivemos melhor mas não foi o suficiente. Para o fim faltou força para carregar mais no acelerador e pressionar mais o adversário mas curiosamente ela não saiu do banco!!
Corremos o risco de sair do Euro e de só fazermos substituições a 12 minutos do final. 
Fernando tens que refrescar a nossa equipa e a solução é o meio campo do Sporting! 
Talvez até Ronaldo se sentisse mais apoiado como se sente no Real. 
No Clube espanhol tem obreiros que fazem todo o trabalho e que o libertam só para atacar mas isso faz toda a diferença.
Na selecção parece que querem que ele faça tudo sozinho e ainda por cima a ponta-de-lança onde é sempre agarrado e não tem espaço nenhum! Claro que para isso acontecer teria que Éder jogar na frente e encostar Ronaldo a uma ala como joga no Real. 
Seria desta forma: William e Adrien no miolo; Cristiano Ronaldo e João Mário nas pontas e André Gomes atrás de Éder. 
E daqui podia fazer muita coisa: João Mário pode jogar onde for preciso, André Gomes ou Adrien podem jogar mais adiantados e a selecção Nacional mexeria muito mais abrindo mais espaços e deixaria o espaço predilecto para CR7 brilhar.  Assim, Ronaldo pode aparecer como o faz no Real e esta seria o que faria a diferença!!
O que Fernando faz é meter todos os jogadores que têm as mesmas características e que não defendem muito: Nani, Quaresma e Ronaldo. E depois onde está a nossa pressão a meio campo? Só com 3 jogadores enquanto os outros têm mais? 
Desta forma e como disse, teremos mais equilíbrio e só destaparíamos o lado de Ronaldo. Só CR7 teria ordens para defender...menos e na frente ganharíamos poder de área e aérea!!
Mas o segredo está nos 3 homens do Sporting!!
Ouve o que te digo Fernando!!
Já agora fica aqui o meu onze: Rui Patrício, Cédric, Ricardo Carvalho, Pepe e R. Guerreiro, William, Adrien, João Mário, Ronaldo, A. Gomes e Éder.

Sem comentários :