quinta-feira, 23 de junho de 2016

Emprestados do Sporting: 6-Junya Tanaka


Junya Tanaka, o Samurai, chegou ao Sporting em 2014 vindo do Kashiwa Reysol. 
Integrou-se bem, aprendeu português e desde logo tornou-se num jogador querido da nossa massa associativa. Acontece que um avançado, no futebol, vive de golos e Tanaka ficou muito longe de ser o goleador que precisávamos. 
O avançado nipónico de 28 anos na sua 1ª temporada em Portugal ainda marcou 7 golos mas seriam só esses os golos marcados com o Leão ao peito. 
´Tapado`, o japonês voltou ao seu país, mas.... será que um dia voltará ao Sporting?

Há dois anos atrás, o Sporting contratava um avançado japonês ao Kashiwa Reysol e colocava-lhe uma clausula de rescisão de 60 milhões de euros que muito deu que falar. 
O avançado no seu país marcava golos mas nem por isso era convocado para a sua selecção. Ainda hoje, só tem 4 chamadas á selecção do Japão!(link)
Chegou a Portugal e logo cativou os adeptos leoninos com a sua amabilidade e disponibilidade. Dentro de campo e quando jogava também estava sempre presente mas faltava qualquer coisa. Custou-nos 1 milhão de euros mas ao fim de uma época e meia podemos dizer que valorizou-se no nosso Clube ao ponto de, neste momento, apresentar um valor de 2,5 milhões de euros. 
Em 2015/2016, 1º ano de JJ, ainda ficou até Janeiro mas só participou em 7 jogos e não marcou qualquer golo.
O Samurai veio referenciado como ponta-de-lança mas cedo se percebeu que sem jogo aéreo mais valia ser 2º avançado. Portanto, não sendo um ponta-de-lança, não sendo um goleador nem as suas características apreciadas por JJ, a sua carreira voltou ao Japão e para onde esteve 6 temporadas,  para o Kashiwa Reysol. 
É lá que se encontra emprestado, até 2017, e esta temporada, em 19 jogos, tem 3 golos marcados.
Eis os seus dados:

NOME: Junya Tanaka
IDADE: 28 ANOS
PAÍS DE NASCIMENTO: Japão
NACIONALIDADE: Japonesa 
INTERNACIONALIZAÇÕES A: 4 Jogos / 0 Golos
PÉ PREFERENCIAL: Esquerdo
ALTURA: 1,80 cm
PESO: 74 kg
POSIÇÃO: Avançado (Ponta de Lança)
CLUBE ACTUAL: Kashiwa Reysol
CONTRATO: 2019 (CLÁUSULA RESCISÃO 60 MILHÕES €)

Digamos que Tanaka perdeu a hipótese de jogar no Sporting devido ás suas características.
Como pontos fracos eu diria que lhe falta agressividade, capacidade no jogo aéreo e mais experiência. Como ponto forte, destacaria o seu remate.
Conclusão:
Junya Tanaka dificilmente terá sucesso no Sporting pois não é suficientemente bom para jogar na nossa equipa por muito que se seja disponível.
O futuro deveria passar por tentar transferi-lo para compensar o investimento realizado na sua compra.
Em 2017, será tempo de dizer Sayonara!!
De qualquer forma, ARIGATO!! 

Sem comentários :