segunda-feira, 20 de junho de 2016

Emprestados do Sporting: 5-Zakaria Labyad


Zakaria Labyad é outro jogador emprestado pelo Sporting. 
O internacional marroquino, nascido na Holanda, mudou-se para o Sporting mas nunca conseguiu convencer.
Apesar de ter prometido muito, Labyad ainda tem 23 anos e muito futebol pela frente. 
Será que ainda vai a tempo?
O atleta iniciou a sua carreira no PSV Eindhovem e depois de 1 temporada onde efectuou 48 jogos e marcou 12 golos todos ficaram doidos com o potencial que mostrava. Porém essa seria a sua última temporada pelos holandeses pois transferiria-se para Alvalade com a promessa de um grande contracto que aumentava a cada ano que passasse.
Claro que ao principio todos ficámos contentes mas o pior viria depois!
Na sua 1ª época no Sporting ainda efectuou 27 jogos e marcou 3 golos mas não convencia. 
Mas não seria demais, pedir que fosse a estrela da equipa? Claro que sim mas Labyad vinha com esse rótulo e isso num jovem que precisava da ultima etapa da sua formação prejudicou-o. Já para não falar da sua adaptação que não foi assim tão rápida como todos pensavam!
Os técnicos multiplicavam-se, não existia serenidade no Sporting e ficou-se a conhecer o seu contracto. Labyad a partir da sua 2ª época no Sporting aumentaria o seu salário de uma forma impossível de comportar.
O marroquino que não ajudou muito nessa fase, foi emprestado ao Vitesse, da Holanda, e nos dois anos não efectuou maus jogos. Em 13/14 chegou com o campeonato a meio, mas ainda jogou 18 jogos e marcou 3 golos. Na 2ª temporada, realizou 35 jogos e marcou 10 golos o que deixava alguma esperança de poder vingar no Sporting.
JJ admitiu observá-lo na pré-temporada e parece que até o jogador concordou baixar o seu salário.
No entanto não conseguiu convencer JJ e tudo voltou á estaca zero.
Na temporada agora terminada ainda jogou pela nossa equipa B (14 jogos e 3 golos) mas seria emprestado ao Fulham da II Liga inglesa mas só não regressou mais cedo porque o Sporting não aceitou as pretensões do Clube inglês. Até pela equipa de reservas do Fulham jogou mas no total realizou uns míseros 4 jogos.
E agora Labyad, como será? 
O seu contracto termina no próximo Verão e este atleta ainda tem um valor de mercado de 2,5 milhões de euros. 

NOME: Zakaria Labyad
Idade: 23 ANOS
PAÍS DE NASCIMENTO: Holanda
NACIONALIDADE: Marrocos
DUPLA NACIONALIDADE: Holanda
NATURALIDADE: Utrecht
INTERNACIONALIZAÇÕES A: 5 Jogos / 0 Golos
PÉ PREFERENCIAL: Direito
ALTURA: 1,73 cm
PESO: 67 kg
POSIÇÃO: Médio (Médio Ofensivo) / Avançado (Extremo Esquerdo)
CLUBE ACTUAL: Fulham

Labyad chegou com um ´fardo` ás costas mas ainda não estava preparado. Ainda voltou a prometer no Vitesse mas teima em não se adaptar ao futebol de outro país. Foi assim em Portugal e depois em Inglaterra. 
No meu ver, o seu salário é o maior entrave de tudo. Se o baixasse consideravelmente poderia ser uma aposta do Sporting começando pela nossa equipa B como chegou a acontecer. Porém, isso foi possível, porque não o conseguimos emprestar!
Agora, depois dos empréstimos, de JJ o ter observado, de não ter convencido e de não baixar o seu salário, como será na sua última temporada de ligação ao nosso Clube?
Fará outra pré-época para se ter toda a certeza do que vale com a certeza de que renova ou será o último ano a ser emprestado ficando depois livre para dar o seguimento que pretender á sua carreira?
Veremos!!
Também a sua posição no terreno, chegou a ser controversa pois existia quem dissesse que jogava melhor no miolo do que a extremo.
Então, Amorsporting, disponibiliza algumas imagens de Labyad para tirarmos as nossas dúvidas:(link).
Como podemos ver por estas imagens , Labyad surge muitas vezes do lado esquerdo do ataque e vira-se preferencialmente para dentro para desferir o seu bom remate marcando belos golos. É veloz, trata bem a bola e também tem bom drible. É um exímio marcador de penaltis. 
Eu dava sempre mais uma oportunidade a um jogador que a não ser muito alto é um jogador que gosta de efectuar os movimentos de que JJ aprecia.
Talvez precisasse de ser mais agressivo na hora de defender mas JJ também seria o homem certo para lha incutir essa característica.
Será tarde demais?

Sem comentários :