segunda-feira, 13 de junho de 2016

Emprestados do Sporting: 1-Jonathan Silva


Jonathan Silva é um lateral esquerdo que foi contratado ao Estudiantes em 2014.
O atleta já é internacional A argentino e na sua 1ª época em Portugal, efectuou 28 jogos tendo inclusive marcado 3 golos, pela equipa A e B. 
A sua contratação rondou os 2,5 milhões de euros mas terá sido uma boa contratação? Regressa ao nosso Clube e fará parte do plantel principal para 16/17? 
Vamos tentar encontrar respostas para estas e outras duvidas!

NOME: Jonathan Cristian Silva
IDADE: 21 ANOS
PAÍS DE NASCIMENTO: Argentina
NACIONALIDADE: Argentina
NATURALIDADE: La Plata
INTERNACIONALIZAÇÕES A: 2 Jogos / 0 Golos
PÉ PREFERENCIAL: Esquerdo
ALTURA: 1,78 cm
PESO: 73 kg
POSIÇÃO: Defesa (Lateral Esquerdo)
CLUBE ACTUAL: Boca Juniors
CONTRATO: 2019 (CLÁUSULA RESCISÃO 45 MILHÕES €)

O Jonathan Silva foi visto como um excelente jogador de futuro e na minha opinião com toda a razão.
Chegou ao Sporting e era difícil impor-se na equipa pois acabava de chegar e havia(e há) um Jefferson. 
Mesmo assim realizou 28 jogos no total que para um jogador que acaba de chegar não foi nada mau. Até na Champions jogou e não se pode dizer que tenha falhado! Nem nada que se pareça!
Em 2015 continuou em Alvalade mas depois de 10 jogos pelo Sporting de Jorge jesus decidiu-se pelo seu empréstimo para poder continuar a evoluir. 
Foi emprestado ao Boca Juniors e tem sido titular. Efectuou 21 jogos e marcou 1 golo o que perfaz 31 jogos no total, esta época. 
Agora fala-se que será convocado para os Jogos Olímpicos que penso que será muito bom para ele pois essa experiência num atleta de apenas 21 anos é excelente. 
Não tenho dúvidas de que Jonathan é um valor seguro que o Sporting tem. Pode até nem ser para já mas este internacional argentino sub-17 e A vai conseguir impor-se em Portugal.
Sinceramente gosto de Jonathan Silva e penso que também vai ter um futuro na selecção argentina pois as suas características não deixam dúvidas. O atleta é veloz, faz a ala toda e sobretudo cruza muito bem. 
Quanto ao seu ponto fraco, talvez seja a impetuosidade como disputa os lances que no entanto é normal num jovem. Penso que lhe falta a tal experiência para discernir quando deve entrar e como deve entrar nos lances sobretudo a defender. É muito precipitado e com isso faz muitas faltas e vê muitos cartões.
Claro que as outras caracteristicas também vão-se desenvolvendo consoante o seu trabalho e de quem o trabalha.
Portanto o seu empréstimo só o pode beneficiar porque ficando no Sporting iria jogar menos e isso prejudicava o seu desenvolvimento mesmo que pensemos que com JJ poderia aprender muita coisa e também desenvolver-se quer tacticamente quer fisicamente.
O Jonathan ainda tem mais 3 anos de contracto(até 2019) e pode muito bem ser emprestado mais um ano seguido para que possa jogar muito. Talvez até nem seja mal pensado emprestá-lo por Portugal mas se ficar na Argentina também não será mau.
Até porque neste momento existe o Jefferson, o Zeegelaar e o ...Bruno César!
O seu valor de mercado é de 4 milhões de euros mas se continuar a jogar certamente irá aumentar e penso que será este o caminho escolhido para ele. Mais uma temporada a titular e penso que estariam reunidas boas condições para voltar ao nosso Clube.
Portanto não acredito que seja para um jogador para transferir pois com 21 anos ainda tem muito para evoluir e dar ao Sporting.
Jonathan Silva é bom jogador, é jovem, tem a selecção argentina aos seus pés mas precisa de evoluir para dar o salto para outro nível. O empréstimo foi bom mas talvez seja preciso mais um ano sempre a jogar para ganhar mais maturidade.
Com isto , o jogador está a concluir as etapas certas da sua formação que ainda não estava completa.
O Sporting e o jogador serão os principais beneficiados deste trabalho.

Sem comentários :