segunda-feira, 13 de junho de 2016

Academia Sporting - em busca da excelência


Fiquei admirado, aliás pasmado, com a noticia de hoje do Jornal Record com as possíveis mudanças na nossa Academia. Não pela noticia em si nem pelo Jornal que a publica mas sim pelas mudanças que, muito possivelmente, irão ser implementadas.
Mas ainda não tínhamos estas condições todas ao dispor dos nosso atletas?
É precisamente este facto de ainda não termos a nossa Academia bem dotada no números de relvados, de iluminação artificial, de ginásios condignos para a formação, de mais relvados com RELVA NATURAL, de uma maior relação entre todas as equipas técnicas, de cada escalão ser dotado de corpos técnicos e médicos de acompanhamento permanente, de mais condições tecnológicas, etc, etc, que me deixa estupefacto!
Afinal há muito mesmo para fazer e aos poucos vamos descobrindo porque a nossa formação estar a passar por um interregno de títulos.
Pois é: isto serve de alerta e vamos mudar para melhor a tempo.
Não podemos viver na sombra de termos criado o Cristiano Ronaldo , o Luís Figo e outros. Temos que nos modernizar e não ficar para trás em relação a outras Academias. 
E atenção estas mudanças são o nosso futuro porque com melhores condições teremos melhor formação e atletas melhor preparados.
"Estamos a trabalhar para atingir a excelência e havemos de fazer intervenções também na Academia", afirmou o nosso presidente no dia em que mostrava as mudanças no nosso Estádio.
Ora agora percebemos o que ai vem ....e ainda bem!
Se realmente ainda não tínhamos estas condições estávamos a ficar para trás em relação aos nossos rivais!
Temos que ficar contentes e digo, todos nós, porque estas mudanças são precisas para nos prepararmos para o futuro e digam o que quiserem, Jorge Jesus tem a ver com estas mudanças. 
Para quem não sabe a nossa Academia foi inaugurada há precisamente 13 anos! 
Em Junho de 2002 a nossa Academia dava continuação á nossa aposta na formação que bem merecia um melhor espaço. Foi porventura a melhor obra das anteriores direcções do nosso Clube e aqui eu faço a minha devida vénia!
Não fiquem pasmados, pois as verdades são para serem ditas e nem tudo foi mau. Claro que não!
Mas como uma casa precisa de melhoramentos, de pintura, etc, etc, a nossa Academia de Alcochete também precisa de um retoques em busca da tal excelência. 
É mesmo essencial dotar os nossos jovens de boas condições para poderem desenvolver-se mais fortes e saudáveis para terem depois a sua hipótese de singrarem no Clube que os formou.
Então o que temos neste momento para as nossas equipas profissionais e de formação é o seguinte:



Infra-estruturas Desportivas:
-3 campos de futebol com relva natural e dimensões de 110x70 metros,
-3 campos de relva sintética com 90x70 metros,
-1 recinto coberto equipado com piso sintético de 60x40 metros,
-O campo principal tem bancada para mil espectadores, é parcialmente coberto e tem balneários para visitante, visitado e equipas de arbitragem,
-2 amplos ginásios dotados com aparelhagem para manutenção e desenvolvimento da forma física,
-Tanques de hidromassagem,
-Banho turco,
-Centro médico,
-Balneários para técnicos e atletas dos vários escalões.
-120 mil metros quadrados de matas como espaços de lazer e zonas de cross.
-1 tanque de hidroterapia, também utilizado como piscina de lazer,
-1 campo polidesportivo ao ar livre.

Infra-estruturas Hoteleiras:
-Edifício com 91 quartos totalmente equipados, com varanda e 18 dos quais duplos (disponíveis para alugar).
-2 refeitórios, um dos quais em regime de self-service,
-Salas de estar equipadas com jogos.
-Cozinha,
-Rouparia.
-Esplanadas,
-Espaços de convívio comuns para repouso e lazer.

Outras facilidades:
-Auditório com 70 lugares e capacidades multimédia,
-Sala de conferência de imprensa,
-Sala de imprensa equipada,
-Áreas de estacionamento para atletas e visitantes e garagem em condições para acolher autocarros.

(Informação no site do Clube)

Então este plano de modernização das infraestruturas é a pensar na nossa formação mas também nas nossas equipas profissionais. Daí esta obra dividir-se em 2 tipos de medidas:
-Tecnocrata: com base em obras de construção de raiz ou de melhoria das infraestruturas existentes;
-Humana: pelo recrutamento de profissionais e reforço das equipas clínicas e técnicas;

Treze anos depois de Dias da Cunha ter inaugurado a nossa Academia eis que o que era moderno precisa de se modernizar, acompanhar os novos tempos , as novas tecnologias e ter outras funcionalidades.
Agora com estes melhoramentos tudo vai ficar mais funcional e mais moderno mas mais uma vez dou os meus muitos parabéns a quem erigiu este centro de todo o futebol leonino. É de facto uma grandiosa obra que talvez hoje saibamos dar mais apreço. Já dávamos mas depois de saber mais em pormenor , é mesmo um monstro!!
Pois é, meus amigos, não precisamos de ter medo de dizer que em relação aos nosso rival, Benfica, talvez até estejamos atrasados em nível de infraestruturas mas o Knowhow conta muito e não se pode contabilizar só o betão e o cimento. Nada disso!
O Cristiano Ronaldo também não cresceu em berço de ouro e nada se faz sem trabalho e dedicação.
Claro que as condições se forem melhores facilita muito e é nessa perspectiva que temos que melhorar. O Sporting esteve parado no tempo.....muito tempo!!
Talvez,antes da reestruturação financeira não se pudesse mas agora é tempo de investir, sempre com juízo e no que se pode, é claro!
Portanto como vimos , vamos precisar de mais técnicos e de mais profissionalismo!
"Mais do que obras ou intervenções , é intenção da estrutura reforçar iniciados, juvenis e juniores com um preparador físico e uma equipa médica por escalão. Será reforçada a coordenação entre todas as equipas técnicas (incluindo a de JJ), para promover a consolidação de modelos tácticos e de treino idênticos entre escalões de formação e equipas profissionais."
Os nossos técnicos desde a equipa B aos escalões de formação deverão continuar todos:
-Equipa B: João de Deus,
-Juniores: Tiago Fernandes,
-Juvenis: João Couto
-Iniciados: Pedro Venâncio

A intenção é ter tudo preparado no inicio da nova temporada mas se não for o caso ter a maioria das obras prontas seria muito bom!
Dia 27 deste mês pelo menos os espaços da equipa principal deverão estar preparados para a época 16/17.
Também parece ter existido uma reorganização interna na nossa Academia:
Guilherme Pinheiro, administrador da SAD e responsável pela área de contratações até Setembro do ano passado assumiu a direcção da Academia Sporting.
Virgílio Lopes, director do futebol  de formação continuará mas acumulará com as funções com o cargo de novo responsável pelo futebol feminino do Sporting cuja equipa principal prepara o regresso á competição 21 anos depois.
Paulo Leitão continua como coordenador técnico da formação e Aurélio Pereira mantém-se também como responsável pela área de prospecção e recrutamento de jovens jogadores.
Eis as principais mudanças na nossa Academia rumo á modernização e á maior organização!
(Fonte Jornal Record)

Sem comentários :