terça-feira, 24 de maio de 2016

Um novo relvado verde....pela RED.


O nosso Estádio vai ter um novo relvado. O actual já apresentava vários anos e os constantes problemas ´obrigou-nos` a uma completa renovação incluindo a caixa de sustentação do relvado, o sistema de drenagem , a alteração do sistema de rega e logicamente um novo tapete verde que virá de França.
As obras como todos sabemos iniciaram-se logo após o fim do Campeonato pois demorarão mais tempo do que o inicialmente previsto. O tempo estimado é de 4 a 6 semanas e a obra está a cargo da RED(link).
Esta remodelação/mudança está a ser mais profunda do que o estimado pois o problema foi atempadamente detectado e para que tudo esteja a 100% no inicio da nova época o festival de música, Alvalade Rocks, foi cancelado. Este festival estava agendado para o dia 21 de Maio.
Os trabalhos que se pensava ser só ao nível do relvado tiveram que começar bem mais cedo pois a análise que a empresa realizou ao nosso Estádio revelou outros problemas e como podemos constatar pela notícias será quase uma completa renovação de tudo, isto é, relvado, caixa de sustentação do relvado, sistemas de drenagem, sistema de rega e ainda a relva artificial á volta do campo.
Para tudo isto o custo elevar-se-á para cerca dos 200.000€ mas efectivamente já precisávamos de um tapete novo no nosso Estádio. Os jogadores merecem-no!
Recorde-se que os problemas registados ao relvado têm sido constantes e desde a inauguração do Estádio em 2003 tendo sido já foi substituído 7 vezes. Curiosamente o próximo será o nosso 7º relvado. 
Todos apontam para que o problema esteja na arquitectura do Estádio que será muito fechado e pouco arejado, isto é, esta construção não permite a entrada de luz natural suficiente nem uma circulação de ar eficaz. Este último pormenor faz com que junto ao relvado se registem altas temperaturas, cerca de 50ºc, o que deteriora as raízes. 
para colmatar todos estes problemas foram adoptadas soluções que outros Clubes também recorreram, nomeadamente a colocação de ventoinhas gigantes junto aos topos do Estádio e da colocação de um sistema inovador de luz artificial assente numa estrutura de ferro que circula por cima do relvado. 
Muitos Clube já utilizam todas estas soluções para os vários problemas idênticos ao do Sporting.
Agora ficámos também a conhecer que tudo o resto será remodelado/concertado/mudado e que que tem a ver directamente com o relvado. 
O sistema de drenagem que até me parecia não estar mal ...vai ser mudado; a caixa de sustentação vai ser mudada ou concertada e o o sistema de rega também vai sofrer alterações. Portanto, vai mudar muita coisa que esperemos que nos traga finalmente um bom relvado e sem problemas.
A obra a cargo da empresa RED já concluiu a remoção do antigo tapete verde e agora decorre a substituição/reparação do sistema de drenagem e da reparação do sistema de drenagem.
Como podemos ver pelas imagens divulgadas pelos media mas também pelo nosso Sporting as obras decorrem a bom ritmo e que brevemente se colocará o novo relvado proveniente de França.
Todos esperamos que seja desta vez que tenhamos um tapete verde em condições para que se a bola role em perfeitas condições.
O que não se prevê é que o Sporting deixe de utilizar as ventoinhas nem a estrutura de luz artificial pois as condições de arquitectura também não se vão alterar. 
Venha de lá esse novo jardim.....para futebol!

Sem comentários :