domingo, 1 de maio de 2016

Porquê só o Marítimo?


É uma boa noticia! O treinador do Marítimo, Nelo Vingada, e próximo adversário do rival tinha 6 jogadores em risco de suspensão mas só utilizou 1 deles, Patrick, que não viu nenhum cartão amarelo. Isto significa que os insulares irão apresentar a sua melhor equipa frente ao líder do campeonato e não seguiram a regra seguida pelos outros adversários do benfica? E porquê só o Marítimo não foi na conversa do benfica?
E sabem quem ficou chateado por não se terem rebaixado ao benfica? O Rantanplan!! Só podia!!
Amorsporting perde assim a aposta II e III mas a pergunta continua no ar.
O que eu continuo a dizer é que antigamente não se viam estas coisas, ou seja, os jogadores em risco de ficarem castigados antes de um jogo grande até chegavam a ser preteridos por outros para poderem dar nas vistas nesse jogo. E não passou assim tanto tempo!
Pois bem, mas esta época ou estamos mais alerta para este facto ou então começou uma nova era no futebol português que só um treinador até agora o assumiu: Norton de Matos, treinador do União da Madeira. 
Todos os outros não disseram nada sobre o assunto:
-Erwin Sanchez(Boavista: Henrique e Anderson Carvalho viram cartão e não jogaram);
-Filipe Gouveia(Académica: Leandro Silva e G. Paciência também viram cartão e não jogaram);
-Quim Machado(V. Setúbal: André Horta, Costinha e Nuno Pinto, 3 titulares, foram poupados e inexplicadamente  não foram convocados. André Horta estava com suspeita de lesão);
-Pedro Martins(Rio Ave: João Novais e Roderick viram cartão e não jogaram, aliás Roderick em 8 jogos que o Rio Ave defrontou o slb só jogou uns míseros minutos);
-Sérgio Conceição(V. Guimarães: Luís Rocha e Bruno Gaspar não foram convocados por suspeita de lesões);
-Paulo Fonseca(Sp. Braga: não existiram poupanças);
Mas com tantas ´poupanças`, tentei ver as aspirações de cada Clube que foram adversários:
O Boavista , a Académica e o V. Setúbal estão na luta para não descerem de divisão sendo que o V. Setúbal não estava assim tão mal, até hoje. Quem sabe se aquelas 3 poupanças não tinham dado jeito no Estádio da Luz. Quem sabe? 
Por outro lado,o Sp. Braga , o V. Guimarães já não tinha nada por que lutar e o Rio Ave estava/está na luta por um lugar europeu.
Portanto foram vários os jogadores que apanharam cartões amarelos e outros não convocados para evitarem o jogo frente ao benfica e não só de Clubes que os precisavam de os poupar para o próximo jogo. 
A sensação que dá é que existem Clubes, em certa parte, comprometidos com os encarnados como por exemplo, o V. Setúbal e o Rio Ave. Mais concretamente , Roderick foi da formação do benfica e chegou livre ao Clube depois de já ter jogado emprestado no Rio Ave e A. Horta sabe-se que vai assinar pelo rival depois de ter jogado no Clube encarnado, nas camadas jovens.
Já para não falar de Bruno Gaspar, do V. Guimarães, que aposto que no próximo jogo já estará bom!
Então, isto tudo leva-nos a umas perguntas: 
Um treinador não deveria lutar pela vitória em cada jogo? 
O que vai na cabeça de certos treinadores para não convocarem os seus melhores jogadores para um jogo quando não estão lesionados nem castigados e quando o próximo jogo é só dali a 7 dias? 
Terá medo que se lesionem? 
E o que vai na cabeça de um técnico(se for só do técnico)para negligenciar um jogo em detrimento de outro?
E a resposta mais certa e adequada á verdade desportiva será a de que cada treinador, jogador, dirigente é obrigado a lutar pela vitória. Ninguém pratica futebol só para perder nem empatar!!
E jogar para não vencer seria considerado um acto ´ilícito`, correcto? Bem.....
Portanto , em particular, o jogo com o V. Setúbal dá mesmo muito que pensar pois difere dos outros já citados.
Mas o que se deveria fazer? Tal e qual fez Norton de Matos assumindo que precisa dos jogadores sem serem castigados e dessa forma não os colocou a jogar ou fazer como todos os outros que nada disseram mas que alguns dos seus melhores jogadores viram cartões amarelos que os impossibilitou de jogar?
O que fariam no lugar deles?
Também é verdade que um treinador é soberano e convoca quem quiser e quando lhe apetecer mas depois de 20 ou 30 jogos a titular ou até estar a ser um jogador preponderante na manobra da equipa e não ser convocado, sem estar castigado nem lesionado, deixa muita suspeição no ar de que pelos vistos ninguém deseja saber!!
Depois e como não podemos esquecer, importa dizer que no caso dos jogadores que vêm cartões amarelos colocamos em causa o jogo anterior e neste caso significa que se isto existir é mesmo um acto.... premeditado. Mas neste caso dir-me-ão que os Clubes grandes também premeditam ao fazer com que os seus jogadores levem os tais cartões para limparem a folha disciplinar quando lhes der mais jeito. 
Ok, por isso não se conseguirá provar que os jogadores apanham os tais cartões para limparem a sua folha disciplinar frente a um Clube grande! 
Ok, então por isso foco-me mais no caso do benfica-V. Setúbal em que 3 jogadores titulares foram inexplicadamente poupados sem nenhuma explicação evidente.
Outra questão é esta de ninguém dar explicações. Normalmente informa-se se os jogadores estão lesionados ou apresentam algum problema mas neste caso, zero, nada!
Ok, também já sabemos que o André Horta parece estar quase, quase a assinar pelo benfica pois até é um adepto encarnado e publicamente mas o curioso é ter sido um dos daqueles 3 que foram poupados. Depois também já o verificámos que se esteve lesionado foi uma lesão muito pequena pois no jogo seguinte já jogou assim como os outros dois jogadores. No entanto nada que passe de suspeito e pura coincidência!
Depois disto tudo apetece perguntar porque é que só o Marítimo poupa jogadores para esses puderem jogar frente ao benfica? É que mais nenhuma equipa o fez, antes pelo contrário!! E até é bastante estranho ter 6 jogadores no limite do castigo e só 1 ter jogado!!
Se o Marítimo tivesse seguido o que outros Clubes fizeram teríamos com certeza jogadores do Marítimo castigados para se pouparem para o próximo jogo!! 
Pois....mas não seguiram a tendência, porquê?
Antes de responder vejam bem o que disse o presidente do Clube insular: "A final da Taça CTT poder ser disputada na Madeira foi uma sugestão do próprio Benfica. Parece ter uma palavra connosco e outra com a Liga. Estou desiludido. Como é possível a Liga ter este tipo de atitudes? Foi o seu presidente que aqui deixou claro que a final da prova seria a 26 de maio. Agora, deu o dito por não dito, prejudicando os madeirenses que precisam de saber uma data para poderem marcar viagens e hotéis. Lidera a Liga ao sabor do vento. É fácil mentir e fazer jogo duplo ou triplo. Assim terá o fim que outros tiveram."
Pegando nestas palavras é óbvio que existiram ou existem negociações para se encontrar uma solução que pelos vistos não será ao jeito do Marítimo pois parece que afinal, o benfica, tinha uma palavra com os madeirenses e outra com a Liga. É que parece claramente que alguém andou  a prometer que não se importava de jogar a final da competição na Ilha da Madeira mas......a troco de quê??
Depois, Carlos Pereira voltou a falar: "O presidente da Liga é um alfaiate que faz fatos por medida. Espero sinceramente que depois da meia-final de segunda-feira não faça um fato vermelho e branco e com símbolo da águia. Não tenho dúvidas, porém, que Pedro Proença será um fervoroso apoiante do Braga, pois caso vença o Braga a final da Taça da Liga será na data que ele próprio criou."
Enfim....é óbvio que algo não está bem nesta história e tudo se explica com estas palavras do presidente do Clube madeirense.
E agora finalmente a resposta: 
Quando as comadres se zangam é natural que passe tudo do estado de amizade(LINK) para um estado de inimizade. Será que até Domingo farão as pazes e teremos mais zangas entre os jogadores para não jogarem?(insinuação feita por Leonor Pinhão quando os jogadores insulares andaram á bulha e uns falharam o jogo de Alvalade).
Pois bem....não se rebaixaram aos senhores e então aparece a conversa da mala. Era verde não era PORCO GIL?
Pois bem........não conseguem disfarçar até porque se fosse verdade um incentivo á vitória é legal!!
Vais ter que escrever muito esta semana RANTANPLAN!!

Sem comentários :