quinta-feira, 26 de maio de 2016

Plantel 16/17: Sporting no mercado com alvos bem precisos


Por esta altura algumas dúvidas sobre o plantel 16/17 assolam os sportinguistas, o que é normal. De facto o nosso plantel ao menos não está a ser desmantelado de alto a baixo como outros como se tratasse de um automóvel e fosse vendido ás peças. Mas não também não nos precipitemos pois a procissão ainda está no adro.......
Começando pela renovação de JJ e sua equipa técnica ficámos a saber que o Sporting aposta mesmo muito para a próxima temporada. Curiosamente, quando os do costume começavam a lançar a duvida sobre o nosso treinador tudo se acalmou com esta renovação. É que nunca mais se ouviu falar do assunto e lá se foi uma novela de Verão!
Mas ao apostarmos nesta próxima temporada não podemos perder as referências da equipa ou melhor.....todas as suas referências. 
Sabemos que o futebol também é formar, melhorar e vender , isto para quem não tem petróleo a nascer de baixo da baliza nem super empresários a intermediar negócios chorudos.
Portanto com menos uma novela para o Verão os ponteiros viram-se para a constituição do plantel e que melhor os media poderiam ter do que um Campeonato Europeu ás portas com tanta possível negociata para se fazer ou......inventar? Melhor era impossível!!
Portanto para alguns que ainda acreditam em tudo o que se escreve nos jornais as dúvidas até podem ser muitas. Não para Amorsporting que depois de termos constituído um bom plantel e que quase chegou ao titulo só precisaremos de mais 3/4 jogadores para passarmos a ter um excelente grupo.
De facto se começarmos a ver a nossa equipa constatamos que os custos aumentaram mas a entrada na Champions muito pode resolver como o inicio da contribuição do patrocínio da NOS e da renegociação com a PPTV para as épocas 2015/16, 2016/17 e 2017/2018, isto é, se o acordo total foi de 515 milhões e o que se inicia em 2018/2019 é de 446 milhões este aditamento com a PPTV é de 69 milhões. Assim estes 69 milhões divididos por 3 temporadas dão 23 milhões a mais e por temporada o que ajuda em muito as nossas contas.
Obviamente não sabemos como este dinheiro entrará no Sporting mas parto do principio que não entrará todo de uma só vez. Desta forma dá para investir um pouco mais na equipa e é o que me parece que o Sporting está a fazer.
Vejamos quais os sectores que o Sporting apostará em reforçar:

Baliza: 
Rui Patrício é nome incontornável no Clube e na equipa e só uma saída mudaria algo. O seu suplente é o recém chegado Azbe Jug que com 24 anos não tem jogado muito por onde tem passado. Aconteceu no Bordéus e agora no Sporting. O que isto quererá dizer? Muito provavelmente continuará mas passará a ser o nosso 3º guarda-redes.
Ora e quem será o nosso 2º guarda-redes? Tem-se falado muito em Eduardo, internacional português de 33 anos e parece-me ser uma excelente opção quer para substituir quer para secundar Rui Patrício. Teríamos dois bons guarda-redes e seguros para uma rotação e se uma lesão surgisse. O problema será saber se Eduardo pretenderá vir para o Sporting para ser a sombra do nosso Rui Patrício!
Isto tudo engloba uma politica para os nossos guarda-redes pois eles precisam de jogar para subir de patamar na sua formação. Desta forma aposto nos empréstimo de Pedro Silva e de Stojkovic a outras equipas para esse efeito.

Defesa:
A meio do campeonato que passou a nossa defesa mudou toda devido a lesões e opções de JJ. Assim do nosso lado direito Schelotto chegou para ganhar a titularidade e fez um resto de campeonato muito bom. Adivinha-se a sua continuidade e para o secundar Esgaio e João Pereira são as hipóteses mas qual deles ficará? João é experiente e bom jogador mas Esgaio renovou contracto e precisa de jogar mais. A saída do João deixa-nos com menos experiência mas pouparíamos massa salarial para investir noutra posição mais necessária.
Para a esquerda Jefferson lesionou-se e esteve quase metade de uma temporada de fora. Zeegelaar foi contratado para preencher aquela posição e a espaços até fez bons jogos. Para mim este holandês tem excelentes potencialidades mas foi Bruno César que terminou a temporada a titular.
Se ninguém sair não deverá existir novidades para lateral esquerdo.
No meio está a virtude e neste caso pode-se dizer que temos fartura. São nada mais do que 6 defesas centrais que fazem parte do plantel mas que parece ainda ir entrar outro(Douglas?). Na minha opinião Tobias Figueiredo precisa de jogar e o empréstimo seria o melhor para ele e para o Sporting.
Depois Ewerton parece-me ser outro elo mais fraco e a sua saída em definitivo deverá acontecer. Para o fim e se não contarmos com Coates e Rúben Semedo ficamos com duas dúvidas: Paulo Oliveira e Naldo.
Para mim são dois excelentes jogadores mas a escolher um escolho Paulo Oliveira que continuo a dizer que é um central de eleição. Desta forma e sabendo que JJ gosta de jogadores experientes deixaria a defesa constituída desta forma: Coates, Rúben Semedo, Paulo Oliveira e Douglas.
Será que o brasileiro que actualmente joga no Trabzonspor é desta que assina pelo Sporting? A concorrência não deve ser pouca!

Meio campo: 
Em 15/16, o nosso sector intermediário foi constituído por William, Bruno Paulista, Adrien, Aquilani e André Martins pois João Mário foi desviado para outras contas(ala).
Se as saídas de André Martins e Bruno Paulista me parecem inevitáveis e até lógicas já a de Aquilani não me surpreenderia mas penso que para a próxima temporada e com a Champions o italiano jogaria muito mais do que o fez em 15/16. A sair só com proposta vantajosa para o Sporting pois é excelente jogador. O facto que pode ser decisivo é o seu salário ser muito alto para um suplente e assim desta forma pouparíamos para outras necessidades.
Certeza é de que precisaremos de médios para reforçar a nossa equipa. Por exemplo: precisamos de jogadores á altura para substituir William Carvalho e Adrien Silva. Atenção: podíamos pensar que o argentino Alan Ruiz poderia ser um rival de Adrien mas penso que Alan Ruiz tem mais características de nº 10 do que de 8, ou seja, deverá jogar mais na frente como o fazia no Grémio e com Hernán Barcos...mas já lá vamos.
Assim desta forma, fala-se em Sandro que poderá vir para rivalizar com William Carvalho mas o seu salário não pode ser muito alto. O brasileiro é um médio experiente e versátil podendo até jogar na posição 8 o que lhe daria mais jogos para participar e estaríamos protegidos se William, por exemplo, saísse.
Fica-nos então a faltar um médio para colmatar a saída de André Martins e de possivelmente Aquilani. Para substituir André Martins talvez possa chegar alguém da nossa formação como Palhinha, que também é um médio defensivo mas para o lugar de Aquilani terá que entrar outro jogador.
Neste sector, até Rúben Semedo pode jogar a médio defensivo mas acredito que se fixará na defesa.
Para terminar não nos podemos esquecer de que Super Mário interpreta qualquer posição na equipa sem qualquer problema.

Extremos:
Bryan Ruiz, João Mário, Gélson Martins, Mané e Bruno César são os extremos que JJ mais utilizou nesta temporada mas Matheus Pereira também acabou por ser utilizado lucrando com a não continuidade de Carrillo. A dúvida é se Matheus ganhará mais experiência com um empréstimo ou se continuará no plantel principal e se Mané continuará de verde e branco pois esteve para sair no mercado de inverno.
Quem está de volta é Iuri Medeiros pois a sua evolução é mais que evidente. Eu aposto que roubará o lugar a Carlos Mané que por mim seria emprestado para ganhar experiência.
De todos os outros não tenho dúvidas que devem continuar mas ainda não se sabe se Bruno César será mais um lateral esquerdo ou se alguém sai nomeadamente, João Mário.
A não sair ninguém contamos com 7 extremos mas outras contas podem fazer-se. Por exemplo se Bryan passar a jogar atrás/ao lado de Slimani deixa uma vaga para um extremo e neste caso só sairia....Mané. Matheus muito possivelmente já não seria emprestado.
Nesta posição estamos de facto bem servidos e só fico com dúvidas se sair João Mário. É que não sei se contrataria alguém ou se daria o lugar a Gélson Martins.

Avançados/pontas-de-lança:



Na frente de ataque Slimani assume um lugar de destaque e não é fácil ter alguém a substitui-lo quando não joga ou quando sair do Sporting, se sair do Sporting. Eu diria que Slimani é um elemento essencial na nossa equipa e que se sair tem que entrar um jogador que seja como ele e esta seria uma grande prova para o nosso Clube e para JJ.
Mas ficando, precisamos de outro jogador que rivalize com ele. Esse pode ser muito bem o Hernán Barcos que continuo a dizer que depois de o ter visto a marcar golos por todos os locais por onde passou só precisa de fazer a pré-época e ambientar-se ao nosso futebol.
Desta forma Spalvis terá que trabalhar para ser melhor e muito provavelmente será o nosso 3º ponta-lança.
Quem me deixa dúvidas é a continuidade de Teo Gutiérrez não que o queiramos vender. Teo é bom jogador apesar de até estar adaptado a 2º avançado. Teo é ponta-de-lança mas JJ colocou-o a 2º avançado mas se sair já temos Alan Ruiz para esta posição.
Como já disse, o argentino tem mais características de jogar nesta posição pois não me parece que seja um jogador que defenda muito, ou seja, é uma característica a melhorar. Até poderia em adaptá-lo a extremo para entrar para dentro e rematar que é um dos seus fortes mas a defender seria preciso melhorar muito.
Mas para 2º avançado também temos o Bryan Ruiz que para mim é onde faz mais a diferença. No entanto penso que Bryan joga na ala porque a nossa equipa fica mais equilibrada. De qualquer forma ninguém me tira da cabeça que na frente de ataque ao lado de Slimani fariam miséria.
Até se pode colocar a hipótese de ninguém sair pois Alan Ruiz veio reforçar a posição de 2º avançado e desta forma teria tempo para se adaptar ao nosso futebol enquanto jogaria Teo ou....Bryan com Slimani.
Se sair....Teo Gutiérrez então neste caso e se Bryan não passar a jogar nesta posição só teríamos Alan Ruiz o que nos obrigaria de ir ao mercado contratar um jogador. Se Bryan passasse a jogar com Slimani teríamos que contratar um .....extremo.

Conclusão:
No fim das contas aposto que se ninguém sair da equipa, precisaremos de 3/4 jogadores para que tenhamos mais soluções. Nas entradas deverão estar um guarda-redes, um defesa central, um médio defensivo e talvez outro médio mas este mais ofensivo. Tudo porque Rui Patrício e William não têm rival á altura na posição, Rúben Semedo não tem nenhum experiência em jogar na Champions e porque Adrien não pode jogar os jogos.
Portanto pelas minhas contas. e para já, devem sair: João Pereira, Naldo, Ewerton, Bruno Paulista, Aquilani e André Martins.  Na dúvida fica Teo que pode não parecer muito influente mas dentro de campo sabe mexer-se e é experiente não fosse ele internacional colombiano.
Depois ficam situações pendentes de mais saídas ou mudança de estratégia como por exemplo Bryan passar a jogar como 2º avançado o que nos faria contratar outro extremo.
Portanto se sair algum jogador outro terá que entrar para a mesma posição.
O nosso plantel já está a ser construído há algum tempo e as contratações de Spalvis e de Alan Ruiz assim o comprovam.
Ficam a faltar as alterações cirúrgicas e a não saída de qualquer pérola da equipa a baixo da cláusula de rescisão para atacar a Liga e fazer boa figura na Champions, para 2016/2017.
Assim ficaria o plantel:

Baliza(3):
-Rui Patrício
-Eduardo*
-Azbe Jug

Defesa(8):
-Ricardo Esgaio
-Schelotto
-Jefferson
-Zeegelaar
-Coates
-Rúben Semedo
-Paulo Oliveira
-Douglas*

Médios(5):
-William Carvalho
-Sandro*
-Adrien
-Aquilani (ou contratação)
-Palhinha

Extremos(5):
-João Mário
-Bryan Ruiz
-Gélson Martins
-Bruno César
-Iuri Medeiros

Avançados/ponta-de-lança(5):
-Alan Ruiz*
-Teo
-Slimani
-Barcos
-Lukas Spalvis*

No final contamos um total de 26 jogadores que foi quase o mesmo número registado em 15/16.
Este seria um plantel excelente e preparado para voos mais altos e com toda a certeza de que estaríamos mais que aptos para vencermos a Liga NOS em 2016/2017 e para fazermos uma boa figura na champions.
Talvez seja bom demais pensar que nenhuma das nossas pérolas saiam do nosso Sporting mas se pensarmos que esta temporada estando na Liga milionária e que com melhor plantel estaríamos bem mais perto do sucesso.
Não podemos fazer nada é se baterem as clausulas de rescisão.
Este é o meu plantel para a próxima época.

3 comentários :

alfredo disse...

analise bem cuidada.Vivo no Brasil,e concordo com a opiniao sobre Barcos, se jogar mais vai aparecer o bom jogador que é.

Luis Francisco Luis Francisco disse...

Olá excelente análise concordo plenamente mas o aquilane deve permanecer é um excelente médio deverá ser substituto de Adrien ou William ou talvez a possibilidade de ser inserido no 11 tem muita experiência.
Obrigado

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Também gosto do Aquilani e penso que até deveria jogar mais mas JJ não parece morrer de amores por ele. Jogando no onze quem tiraria?
SL