domingo, 29 de maio de 2016

Os jogadores ´portugueses` 15/16 mais promissores


Terminou oficialmente mais uma temporada com a final da Liga milionária pois é sempre desta forma que terminam as épocas do nosso jogo preferido. Oficialmente 15/16 terminou mas só......por breves momentos!
Os campeonatos, as Ligas, as Taças, etc, acolheram mais vencedores, mais campeões, mais receita, mais prejuízo, mais felicidade, mais tristeza, etc, mas os amantes do desporto Rei continuam a ser fieis. No entanto o futebol também é cruel, injusto e frio. 
Ora, até iniciar o Euro16 teremos uma silly season, em ponto pequeno, e portanto é hora de Amorsporting abordar os jogadores a actuar em Portugal ....mais interessantes.
Nestes períodos da Silly Season é mais que normal saírem noticias sobre possíveis contratações de todos os Clubes. É mesmo uma temporada tonta em que tudo é possível existindo dinheiro.
Ora e é precisamente o dinheiro, papel, cumbu, guito, nota, etc, que faz girar o Mundo e no futebol parece nunca faltar.
Uns dizem que não o têm mas milhão para aqui e milhão para ali, com o passe todo ou parcialmente, por empréstimo ou simplesmente cedido com direito a futura verba tudo é possível. 
Porém aqui neste espaço vamos concentrar-mo-nos simplesmente em jogadores que esta temporada se evidenciaram na nossa Liga e que possam interessar ao nosso Clube. 
Amorsporting seguiu pela Classificação final da Liga NOS, excluiu jogadores dos rivais, não se preocupou com a posição do atleta ou se o Sporting tem jogadores suficientes para a posição: 
  • Sp. Braga: 
-Ricardo Ferreira: O defesa central de 23 anos, 1,90m, 82 Kg é formado no FC Porto mas transferiu-se para o Milan. Depois de 3 anos em Itália onde jogou no Empoli, por empréstimo, regressou a Portugal e  passou pelo Olhanense e Paços Ferreira antes de chegar á pedreira.
O internacional português de quase todas as categorias mudou-se para Braga esta temporada com Paulo Fonseca e já participou em 41 jogos tendo marcado 2 golos. 
O seu valor de mercado é de aproximadamente de 1.5 milhões de euros mas o Sp. Braga pretenderá muito mais. 
É um valor que começa a despontar e talvez seja o melhor momento para o contratar.

-Nikola Vukcevic: O montenegrino de 24 anos, de 1,84m e 78 Kg está numa fase de ascensão e esta temporada actuou em 36 jogos tendo assinado 2 golos. É um médio defensivo ou simplesmente médio e com Paulo Fonseca, o canhoto deu o salto de que se estava á espera. Neste momento tem um valor de mercado de 2.5 milhões de euros e já se falou de que o Sporting estava interessado.

-Rafa Silva: Extremo esquerdo ou direito e médio ofensivo centro, internacional A português , 23 anos, 1,70m, 63 Kg e participante em 50 jogos tendo marcado 12 golos. O jogador foi formado nas escolas do Alverca, saiu em 2012 para jogar no Feirense e chegou ao Sp. Braga há 3 temporadas. Desde aí a sua ascensão tem sido cada vez maior e esta temporada foi a sua melhor. Está convocado para o Euro16 e o seu valor já é de 11 milhões de euros apesar do Sp. Braga pedir cerca de 20 milhões. 

-N. Stojiljković: Formado no Rad Beograd da Sérvia, o ponta-de-lança/2º avançado sérvio e internacional A, de 23 anos chegou a Braga esta temporada e já marcou 10 golos no campeonato. Tem 1,84m, 79 Kg e no total participou em 52 jogos. 
O cartão de visitas de um avançado são os golos e este marca-os tendo-se sagrado o melhor marcador da equipa com 18 golos. O seu valor de mercado é de 3 milhões de euros mas por menos de 5 não deverá sair. 

  • FC Arouca:
-Hugo Basto: O defesa central do surpreendente 5º classificado da Liga NOS 15/16 comandado por Lito Vidigal, participou em 32 jogos das 34 jornadas e assinalou 1 golo. O jovem já é internacional português sub-18 e sub-23 e esta foi a sua melhor temporada depois de ter passado pela formação do Boavista e do FC Porto e depois de ter jogado no Varzim e Sp. Braga B. 
Com Lito Vidigal assumiu-se como titular da equipa e o 5º lugar na Liga também se deve a ele. O seu valor de mercado é de 1.25 milhões de euros.

  • GD Estoril Praia:
-Leo Bonatini: Sem dúvidas que este ponta-de-lança brasileiro de 22 anos é um dos maiores valores da nossa Liga. Bonatini tem 1,85m, pesa 78 Kg e esta época assinou 20 golos em 37 jogos.
O jogador é internacional pelo Brasil na categoria de sub-17 tendo-se sagrado campeão Sul Americano em 2011. 
Leo tem um valor de 2 milhões de euros mas com certeza de que o seu Clube o desejará vender pelos 5 milhões de euros.
Com toda a certeza de que este é um jogador que não engana pois está no local certo na altura certa. É um finalizador nato rematando bem com os dois pés. 
Formou-se no Cruzeiro e foi transferido para a Juventus , de Itália, mas não vingou. Depois voltou ao Brasil para jogar no Goiás e no Cruzeiro e chegou ao Estoril na época passada tendo marcado 4 golos em 16 jogos. Deixou-nos com água na boca e esta época comprovou que é um valor a seguir. 
Quem conseguir contratá-lo ficará com golos garantidos. 

  • V. Guimarães:
-Miguel Silva: O guarda-redes internacional sub-23 português, de 21 anos, 1,88m e 80 Kg pegou de estaca no Vitória de Sérgio Conceição e de lá, já não saiu mais relegando Douglas para o banco de suplentes. 
Este é um guarda-redes que já não precisa de provar nada pois o que fez esta temporada foi muito bom. Será mesmo uma das promessas maiores do nosso futebol actual e o Sporting tem preferência por ele. 
O atleta é formado no Vizela e depois passou para o V. Guimarães de onde está há 3 anos. Começou pelos Juniores do Clube e depois passou pela equipa B onde até jogou pouco.
O seu valor de mercado é de 1 milhão de euros mas de certo que este será um valor muito baixo pelo seu valor. 

  • CD Nacional:
-Rui Silva: Outro bom guarda-redes e também jovem. Rui tem 22 anos, tem 1,89m e pesa 83 Kg. Esta temporada dividiu a baliza com Gottardi mas com a saída deste de certeza que será o dono da baliza insular. 
Está neste Clube há 4 épocas e esta foi de longe a sua melhor e a da sua afirmação. Portanto o que virá só pode ser melhor. 
O seu valor ainda anda pelos 900.000 € mas vai subir com toda a certeza pois também já é internacional português desde os sub-19 até aos sub-21.
A seguir com atenção.

  • CS Marítimo:
-Fransérgio: O médio defensivo que chegou ao Marítimo em 2013 já temporada passada tinha participado em 37 jogos e marcado 4 golos mas esta temporada foi mesmo o mais utilizado com 39 jogos e 8 golos. 
É um médio defensivo mas joga também mais na frente e na direita, tem 25 anos, tem 1,87m e pesa 84 Kg. Formou-se no At. Paranaense mas já passou pelo Paraná, Internacional, Cricíuma, Ceará e Guaratinguetá antes de chegar á Madeira. 
Esta foi a sua melhor temporada de sempre e tem um valor de mercado de 1,5 milhões de euros.
Já se falou para Sporting e Benfica.

Estes são os jogadores que para Amorsporting são os mais interessantes e que se destacaram esta temporada em Portugal. 
Claro que existem outros nomes que não os referi mas esperarei por mais da parte desses jogadores. Falo por exemplo de Bakic, emprestado pela Fiorentina ao Belenenses, de Walter González do Arouca ou até de Lucas Lima, também do Arouca. 
Para já fico-me por aqui.
Todos eles têm o seu valor como por exemplo, Rafa Silva que já está num patamar muito elevado e quiçá longe da bolsa do Sporting mas outros como o avançado do Sp. Braga, Stojiljković, estão mais ao nosso alcance.
Tudo depende também das preferências de JJ que por exemplo prefere defesas e médios altos. Depois os avançados têm que ser rápidos e que saibam ter a bola para além de rematarem bem e de terem jogo aéreo. Enfim....
Não podemos esquecer é que temos uma formação fantástica e que talvez alguns destes jogadores até não sejam melhores do os que já temos. Por sua vez existem outros que não temos como por exemplo: o avançado do Sp. Braga ou Leo Bonatini. 
O que também não pode ficar por dizer é que para quê contratar um guarda-redes ou um defesa jovem se depois não joga? Vamos então gastar dinheiro num jogador para emprestá-lo? 
Não temos dinheiro para esbanjar.....

Sem comentários :