sábado, 21 de maio de 2016

O arrumar da casa


O Sporting nos últimos dias nota-se que está a arrumar a casa. 
Depois de uma temporada regada eis que chega o momento de ultimar os pormenores que faltam para a época 2016/2017. 
O Clube mostra-se activo mas o nosso presidente até afirma que não conta que sejamos muito activos no mercado de transferências.
A nova temporada começa com a renovação de Jorge Jesus e com o seu significado.
Perante muitos papagaios que quiseram, mais uma vez, colocar alguma pressão na coisa eis que JJ não assinou pelo FC Porto mas ao invés renovou connosco por mais uma temporada.
Significado: tranquilidade e muito possivelmente reforço da autonomia de JJ com garantia de saídas de jogadores só pela clausula de rescisão. Não será de estranhar que JJ tenha saído com mais poderes com esta renovação.
Também se falou muito na nossa comunicação não ser a melhor ou até do nosso departamento de comunicação precisar de outro nome mas este comunicado esclareceu tudo. 
Não sei porquê mas algo me diz que isto vai mudar mas mais á frente voltamos a falar.
Curiosamente no dia seguinte a essa renovação surge o 1º comunicado da nova era.....de comunicação que vem escrito pelo nosso departamento de comunicação e não pelo nosso presidente. Por mim digo: Bravo e espero que assim seja sempre ou quase sempre.
Bruno de Carvalho até deverá estranhar mas no final até vai agradecer!
Pois bem, parece que algo está a mudar e para isso apoio-me no comunicado que saiu ontem. No entanto talvez possam existir mais novidades nos próximos dias:

1- são as renovações de contratos com jogadores da equipa principal , bem como as contratações do “mercado de Inverno” que constituirão o plantel da próxima época desportiva). 
Significa isto que o Sporting já tem nas suas fileiras os jogadores que constituirão o nosso plantel em 16/17 tais como Coates, Schelotto, Bruno César, Zeegelaar, Rúben Semedo, etc. 
Por outro lado dar-se-á primazia ás renovações de contracto dos atletas que já constituem o plantel do Sporting CP. Prevê-se que as entradas e saídas sejam muito poucas.


2- existirão entradas de jogadores se se verificarem saídas de elementos do mesmo plantel e estas serão sempre pela cláusula de rescisão prevista nos respectivos contratos
Isto é, supõe-se que JJ pretenda um grupo forte e com excelentes praticantes como os que já temos. Assim desta forma não se deseja que estes jogadores deixem o Sporting e desfalquem a equipa. Se isso acontecer será sinal de que sairão pela sua clausula de rescisão o que também deixa alguma segurança ao nosso treinador.
Todos os treinadores querem os melhore a trabalhar com eles e JJ não é excepção. Ele sabe que já tem uma bela equipa e não quer abdicar disso a não ser que não se consiga evitar.


3 – é e será sempre a SAD a definir a estratégia de abordagem ao mercado e a encabeçar as negociações tendentes à saída ou entrada de jogadores
Aviso sério a quem anda a tentar incutir jogadores ao nosso Clube pois quem sabe de jogadores que possamos estar interessados é o próprio Sporting e neste caso penso que JJ sai reforçado pois provavelmente só se contratará com o seu aval. Talvez as noticias das possíveis saídas de quase todo o plantel seja o verdadeiro motivo deste ponto.


4 – é com o treinador que se trabalham os plantéis e os objectivos são claros: ganhar títulos a nível nacional e voltar à Glória europeia
O nosso treinador saiu mesmo reforçado desta renovação de contracto. O plantel trabalha-se e define-se com JJ e de outra forma não poderia ser. Depois a questão dos títulos e o voltar á Glória europeia penso que terá a ver com aquela história de se poupar jogadores e lutar-se só pela Liga. Muito provavelmente isso não granjeou muitos amigos nem a própria direcção do SCP terá gostado. claro que o treinador é autónomo para fazer a equipa mas o discurso já será outro.


5- não será contratado nenhum Director Desportivo, conforme já anteriormente anunciado pelo Presidente, mantendo-se Octávio Machado nessas funções
Limpinho, limpinho, limpinho. Octávio mantém-se apesar de ter que ter mais atenção á sua saúde mas a nossa postura deverá ser outra e só falará quando assim for necessário. O palmelão sabe muito e ainda é muito útil ao Sporting.


6 – decisões como as da substituição do relvado do Estádio José Alvalade ou de melhorar as infra-estruturas de apoio à equipa de futebol profissional foram da exclusiva iniciativa e responsabilidade da Administração da SAD porque, recorde-se, é a esta que competem este tipo de definições
Eis um recado para as grandes noticias dos jornais que dizima que JJ tinha pedido um relvado novo. Pois...como se ninguém tivesse olhos para ver que isso era mesmo imprescindível. Se JJ tivesse estado no Clube na altura da chegada do novo Autocarro do Clube também teriam dito que tinha sido ele a pedi-lo. Graças a Deus temos presidente que dá todas as condições para que a nossa equipa não tenha desculpas.


7- a renovação do contrato do treinador Jorge Jesus mantém as mesmas premissas do contrato inicialmente assinado porque assim foi entendido fazer pela SAD encontrando-se esta salvaguardada, ao contrário do que se tenta fazer passar, pela extensão da duração do contrato por mais um ano
JJ renovou mas mesmo assim há quem queria tirar nabos da púcara. O comunicado foi enviado para a CMVM ao contrário de outros contractos e não será preciso haver um football leaks para o divulgar.


8- conforme foi afirmado ontem pelo Presidente, são vários os departamentos que estão a concluir alterações que estão a ser efectuadas, trabalhadas e planeadas faz meses por iniciativa da Administração da SAD e dos respectivos responsáveis de cada departamento.
Antes que digam que foi JJ que fez que com que existissem estas mudanças fica já o aviso. As mudanças estão a ser feitas há meses e por iniciativa do Clube.


Ora e tal como finaliza este nosso comunicado, presidente e JJ estão unidos, até reforçaram esses laços, estão concentrados em fazer melhor e para isso espero que tenham aprendido com os próprios erros.
O projecto do nosso Clube está em franca ascensão e esperam-se os títulos. 
Agora é juntar a paixão pelo Sporting e trabalhar-se para se vencer. Todos os dias a nossa força aumenta e não será um derrota que nos fará esmorecer. 
O Sporting é uma força brutal.

Sem comentários :