segunda-feira, 16 de maio de 2016

Não pode valer tudo!


Terminou a Liga Nos 15/16 com o desfecho que não desejávamos - o benfica venceu!
Foi de facto um enorme campeonato ou maratona e onde venceu quem somou mais pontos e claro que no final, tudo é perfeito para quem vence e tudo parece negro para quem perde. Acontece que qualquer que seja o resultado final existirão sempre ilações  a tirar.
Não erro nada ao dizer que esta época tudo foi polémico e valeu de tudo. Ou foi porque o Sporting isto ou porque o benfica aquilo ou até porque os árbitros ajudaram mais aquele.
Foram guerras infinitas entre dirigentes, treinadores, adeptos, comentadores, assalariados, jornalistas,  etc mas no fim só pode vencer um lado e até parece que quem vence fica com a razão toda!
No entanto uma das coisas que sempre aprendi é que quer nas vitórias quer nas derrotas há sempre ilações a tirar. No fundo, devemos sempre aprender com o que fazemos mas também com o que os outros fazem. Assim, penso que tanto o Sporting como o benfica têm muito a aprender com tudo isto que se passou esta temporada. E volto a repetir que mesmo vencendo não se tem a razão toda!
Depois do apito final do jogo que consagrou os tri-campeões nacionais foi fácil largar os habituais piropos, as piadas, os sarcasmos e o cinismo que é natural nestas ocasiões em especial e de muitos Clubes.
Já se sabia que quem perdesse iria ouvir tudo e mais alguma coisa da outra parte e era só esperar pelo fim de tudo.
Mas , antes o que se passou durante a temporada , entre Sporting e benfica, foi uma vergonha e pareceu valer tudo! 
Olhando para trás vejo que o Sporting tem razão em muitas coisas mas o benfica também. Nenhum tem a razão toda nem nunca a terá!
O que assistimos foi a uma guerra sem precedentes em que todos participámos e da qual somo todos culpados do clima que se gerou entre estes dois Mundos. O FC Porto foi muito pequenino e nem se ouviu falar durante este ano todo devido ao imenso barulho que Sporting e benfica fizeram.
O nosso Clube vem de tempos complicados mas a chegada de Bruno de Carvalho veio clarificar e resolver muita coisa que estava mal e por fazer. Acontece que para tudo é preciso equilíbrio e nós ainda não o temos mas já lutamos por ser de novo crónicos candidatos ao titulo.
Investimos numa grande equipa, num grande treinador , bons dirigentes, reforçámos a aposta nas nossas modalidades e estamos a construir o nosso Pavilhão. O Sporting é como se tivesse ressuscitado!
De qualquer forma não pode valer tudo!
O benfica também já passou uma fase negra mas LFV trouxe o tal equilíbrio que já dura há anos e anos. Também não foi fácil ao principio mas no benfica tudo é mais fácil e não se tem que remar contra a maré.
Apostaram numa boa equipa recheada com jogadores que agora não interessa estar a dizer que alguns até foi JJ que os adquiriu , foram buscar um bom treinador e juntamente com uma estrutura consolidada e uma máquina de comunicação suja e onde vale de tudo, conseguiram os objectivos.
De qualquer forma não pode valer tudo!
Mas acontece que esta temporada valeu mesmo de tudo e o país quase parou para ver esta guerra. Guerra esta que quer queiram quer não, começou com a saída de JJ do benfica e a entrada no Sporting. Depois seguiram-se tempos onde o benfica acusou JJ de tudo, inclusive de roubo e falta ao trabalho, não lhe pagou, difamou-o, pressionou-o e colocou-lhe processos em tribunal só porque tinha assinado pelo Sporting e não pelo cascalheira.
Foram tempos absolutamente vergonhosos e ingratos para JJ qu em 6 anos ganhou 10 títulos! Enfim....  
Foi de facto a partir daqui que tudo iniciou e fomos vendo a cada dia que passava mais e mais mentiras sobre o nosso Clube, treinador e presidente com histórias dos SMS´S mentirosos, com o Pedro Guerra inarravelmente na TV sempre a dizer tudo e mais alguma coisa de nós, de outros comentadores com destaque para o vice-presidente do benfica sempre a picar JJ e o Sporting e tudo acabou com a história dos Vouchers.
E isto nunca mais parou com trocas de acusações e insinuações de parte a parte de onde sobressaiam, o nosso presidente, JJ , Octávio Machado, LFV, Rui Gomes da Silva, João Gabriel , Pedro Guerra. Rui Vitória até se tentou sempre afastar desta confusão toda até porque era contestado no benfica.
Não nos podemos esquecer das notas ilegalmente expostas publicamente só dos árbitros que apitavam jogos do Sporting como que a parecer que éramos beneficiados, do caso dos falsos sms´s, dos processos a JJ, BdC e ao Sporting, dos adeptos leoninos que não puderam entrar no Hóquei, dos programas vergonhosos de Pedro Guerra, dos comentários dos cães de fila do benfica em tudo o que é jornal e revista e tv, das acusações do Vice presidente do Clube encarnado na SIC Noticias mas também dos comentários de BdC no seu facebook, dos ataques desnecessários de JJ a Rui Vitória, das conferências de Octávio e da divulgação do caso dos Vouchers na TVI.
Por fim a nossa comunicação social mostrou-se uma autêntica vergonha e sem respeito alguma para com o Sporting. Se não sabem não publicam, ponto! O que fazem constantemente e já aqui o provámos, é difamar o Sporting, inventar noticias e algumas são mesmo encomendadas pois os dois jornais do costume seguem uma linha á risca e virada para denegrir o nosso Clube.
Perante tudo isto, continuou a dizer que não pode valer tudo no nosso futebol! Mas vale!!
Mas valeu para os dois. Não é só o Bruno, o Jesus e o Octávio que são os maus como agora querem fazer parecer! O que dizer de LFV, Rui Gomes da Silva, João Gabriel , Pedro Guerra, do jogo da mala, da campanha contra Slimani, das agressões dos jogadores do benfica que nem contaram para serem apreciadas, das constantes noticias sobre zangas entre presidente e JJ e de jogadores insatisfeitos, zangados com JJ, etc, etc? 
Não pode valer tudo meus senhores! Assim vão matar o futebol com jogos de bastidores!
Mas o benfica tem uma máquina montada e que aos poucos foi conseguido levar a água ao seu moinho. De pois de um mau inicio de época as vitórias começaram a aparecer, a equipa reorganizou-se, também suportou algumas lesões e entrada de jogadores mais novos e recuperou os pontos que tinha de atraso para o Sporting. 
O Sporting que até tinha começado bem a temporada fraquejou , perdeu os pontos em atraso e até a liderança quando menos se esperava mas manteve-se sempre na frente.
A pouca vergonha é que não parava e parecia uma guerra entre os dois Clubes e de onde ninguém, mesmo sabendo que aqui ou acolá não tinha muita razão, não dava o braço a torcer. Iria ser até ao fim....e foi!!
O benfica atacava, o Sporting defendia e contra-atacava e assim sucessivamente. Foi uma autêntica palhaçada. O que é certo é que a nossa comunicação lá ia conseguido suster tantos ataques e vis como nunca se viu mas nesta história para mim não podem existir virgens ofendidas pois todos foram muito maus. Todos defenderam o seu Clube , é verdade, mas o futebol português não precisa disto tudo!! Isto foi um circo!!
Joga-se muito fora das 4 linhas e está na hora disso terminar!
Chego á conclusão de que é muito mais fácil ser-se treinador do benfica do que de qualquer equipa em Portugal pois não se rema contra a maré!!
Depois temos leis antiquadas e muito a jeito de termos suspeitas atrás de suspeitas, dirigentes que não conseguem ser imparciais e que provam que estão a mais, a arbitragem deveria ser um órgão independente, sem influências de ninguém e uma casa blindada e tem que existir mais investigação no futebol pois estamos fartos de coincidências e este escândalo na II Liga é uma prova disso.
Mas no fim não pode valer tudo!
O barulho dos nossos dirigentes é ensurdecedor e o nosso jornalismo é tendencioso e sem respeito para com o Sporting. Estamos fartos desta palhaçada de se dizer tudo e mais alguma coisa do nosso Clube e sem provas. Isto tem que parar!!
Nada disto é bom para o nosso futebol nem para quem quer investir em Portugal. 
Claro que não sabe bem perder mas o benfica venceu pois teve mais pontos. Se teve mais pontos, desculpem-me , mas foi a melhor equipa. bateu inclusive os pontos ganhos  num campeonato, teve o melhor ataque e o melhor marcador.
Afinal o homem até teve mãos para o Ferrari e isso JJ vai ter que o ouvir e também de nós. JJ arriscou para o pressionar só que no fim essa pressão pode virar-se contra nós e foi o que aconteceu. Talvez para o ano prefira estar sossegado a fazer o que sabe melhor - treinar!
As arbitragens não podem justificar tudo!!
O Sporting também foi beneficiado mas no fim nós é que não marcámos ao Guimarães nem ao benfica , em Alvalade; nós é que empatámos com o Tondela e com o Rio ave, enfim.....nós também falhámos e no fim...... o benfica falhou menos!
No fim não gostei de ouvir Octávio a falar em Calabotes nem JJ com aquela conversa de sermos a melhor equipa só porque não vencemos. Mas isso prova alguma coisa? Como JJ diz: isso vale BOLA, ZERO!
No fim o que interessa é vencer e é isso que nós queremos! Mas para tal temos que ser melhores. SER MELHORES!!
O Sporting tem que ter um rumo certo e está no bom caminho mas precisamos de ser muito melhores e em tudo! Não é só no futebol! É ter um melhor treinador no Andebol, é ter melhores jogadores no Hóquei, é voltar a ter Basquetebol e Voleibol e com boas equipas, é fortalecer os nossos jovens, ter uma melhor Academia, melhorar o nosso Estádio, enfim........temos que ser inteligentes e sermos melhores.
O que não precisamos é destas guerras e deste caminho do ataque e dos jogos de bastidores. Não podemos ficar calados, é verdade e concordo em absoluto mas temos que ser mais inteligentes e não passar o tempo todo com comentários e textos no facebook, precisamos de uma boa comunicação e não de degastarmos a imagem de BdC, precisamos de mais um ou dois melhores jogadores ou de até um director diferente para o futebol, enfim....o que o Sporting precisa é de trabalhar para ser o melhor e este ano já quase fizemos tudo bem! 
Mas faltou o quase! É isso que temos que aprender e para o ano voltarmos atentar ser perfeitos mas sobretudo sermos nós, Sporting, e cagar nos outros.
Agora: no fim vence o mais regular e isso ouvimos da boca de JJ mas no fim....a sua equipa é a melhor. Ao menos dizia que para ele a sua equipa foi a melhor!!
O mau perder não lhe fica bem nem a ninguém!
Claro que sinto que a nossa equipa foi a melhor mas porque é a nossa equipa. é o Sporting! Acontece que não foi a que teve mais pontos e isso de certa forma deixa-nos tristes mas a vida segue em frente e estamos no bom caminho.
Não gosto é que nesta altura se dêem desculpas de mau perdedor pois o rival tem boa equipa, bons jogadores, bom treinador, também bom presidente(para serem campeões- não para nós), e jogaram o suficiente para vencerem todos aqueles jogos. 
Vítor Baía disse: 
"Para se ser campeão é preciso ter uma boa estrutura a começa pelo presidente, um bom treinador bons jogadores. Esta é a receita, aquela receita que me habituei a ter durante muitos anos no FC Porto. E a ganhar com ela. Sozinho ninguém é campeão, nem em Portugal."
Esquecendo o Apito Dourado, penso que esta é mesmo a receita para se ser campeão e que provámos já a ter mas podemos ser melhores. 
E já que a temos vamos melhorar para o ano?
Quanto aos dirigentes dos dois Clubes o melhor é olharem-se ao espelho e verem o que andam a fazer ao futebol português! O futebol não é só vosso. Ele também nos pertence e nós somos o seu motor pois sem adeptos ele não era nada!! 
Aproveitarem as férias para pensar nisso e talvez apareçam bem melhores mas no entanto deixo aqui umas sugestões:
-Que tal acabarmos com os facebook´s?
-Que tal acabarmos com os Twitter´s?
-Que tal acabarmos com os Pedros Guerras, Rui Gomes da Silva´s, etc, etc,?
-Que tal cada treinador se cingir áquilo que mais sabe fazer e não criticar os outros?
-Que tal deixar-mos os árbitros, as notas, os observadores para os verdadeiros profissionais da matéria?
-Que tal os dirigentes fecharem as matracas e apoiarem mais as suas equipas e não poluírem tanto o ambiente?
-Que tal deixarem-se de jogos de bastidores?
Eu sei que será muito difícil ou mesmo impossível de tudo isto acontecer mas para sonhar ainda não se paga e não custa nada!
Não pode valer tudo!! Definitivamente, não pode valer tudo!!

3 comentários :

ZE disse...

Aposto em como "eles" vão aproveitar as férias para desenharem, JÁ, a estratégia do próximo ano...

Isto do segundo fazer 86 pontos e ficar a dois pontos do magnânimo... é coisa para não acontecer mais... Andar tanto tempo com eles na mão... não dá saúde a ninguém... e dá um bocadito nas vistas...!!!

NÃO PODE VALER TUDO... é o mote acertado... para o ano ainda nos tiram mais... e assim VAI VALER MENOS... Vai uma apostinha...???

SAUDAÇÕES LEONINAS

Anónimo disse...

Em primeiro lugar gostaria de o feleicitar pelas crónicas produzidas numa devoção ao nosso clube que é importante enaltecer.
Em segundo lugar frisar que normalmente subscrevo a maioria das crónicas realizadas sobre a actualidade desportiva em geral, nomeadamente a que envolve o nosso Sporting.
Em terceiro lugar, gostaria de salientar que não sou tão optimista quanto à verdade desportiva. Se em países como a Inglaterra, Alemanha ou Holanda as coisas já não se processam como antes, nos países latinos, como Portugal, isso será impensável.
Toda a estrutura do mercado futebol nestes países pouco está relacionado com essa mesma verdade. E o sporting não se pode alienar disso.
Se é entendivel que o nosso presidente tenha tido a postura que teve nos dois primeiros anos, semelhante a Pinto da Costa ou Filipe Vieira quando assumiram os seus clubes, era importante que este rugido neste terceiro ano fosse canalizado para os bastidores, não através de barulho mas antes de trabalho efectivo.
Parece-me que a contratação de algumas pessoas fosse nesse sentido, a questão é saber se as mesmas não estão demasiado afastadas desse mesmo poder e realidade.
A realidade, por mais que nos custe, é a de pura manipulação de resultados através do desempenho dos árbitros, observadores e relações ambíguas de clubes através de financiamentos ou empréstimos financeiros e de jogadores.
É com a conversa sobre verdade desportiva que iremos resolver este problema?Nunca será suficiente...!
Isso implicará por parte do Sporting ter uma postura decontrolo sobre toda essa gente, não para os subornar, mas para que sejam isentos! E isso não está a ser feito.... muito longe disso, de tal forma que o nosso rival controla todo o sistema... não para serem isentos, mas para benefíciopróprio! E essa é a grandediferença entre nós!
Nunca entendi ao longo da época como é que os nossos serviços jurídicos foram tão incompetentes na gestão caluniosa que houve sobre nós, nomeadamente sobre Slimani, Jesus, mala,... Acusações gravíssimas foram feitas e a nossa resposta foi zero. Mas repare-se no que o nosso adversário directo fez: processos atrás de processos para desgastar e criar assunto para a comunicação social.
Essa mesma comunicação social (Abola, record, correio da manhã e tvi) que daminha parte não recebe um único cêntimo. Pena é que a generalidade dos sportinguistas não tenha a mesma postura... Talvez mudassem de linha editorial...
Parece-me absurdo que o nosso presidente ande a perder tempo com lacaios. Para isso servem os restantes dirigentes e funcionários. A cúpula só interage com a cúpula...!
Muito de bom foi feito, mas é importante corrigir algumas situaçõespara que ainda possa ser melhor...!

SL
Luís

Rui Cerdeira Fernandes disse...

Muito bom Luís. É claro que lhe dou razão mas queria acreditar que pudesse não existir tanta corrupção. Eu acredito nela e as coincidências são muito escandalosas para o serem só uma coincidência e o apito dourado prova-o. No entanto queria também com isto que o Sporting tentasse ser bem melhor do que é. Ainda falta ouvir que o Hóquei ganha a todos, que no atletismo continuamos a ser os melhores, que no Andebol contratámos um Carlos Resende ou alguém desse calibre, e que realmente somos inteligentes e precisos no que fazemos directivamente.
O Luís tem razão quando refere que BdC tem que se resguardar mais e não responder a qualquer um. Tem que contratar também um cão de fila para o efeito e faça o que os outros também o fazem. Concordo com o que o seu trabalho terá que ser neste seu 3º ano mas temos que ser muito mais ágeis, inteligentes e fortalecer a nossa estrutura.
SL