segunda-feira, 30 de maio de 2016

Jefferson estará de saída?


Jefferson Nascimento, lateral esquerdo brasileiro do Sporting com 27 anos, estará de saída?
Por muito que custe ver um grande jogador sair confesso que é um dos negócios possíveis que o nosso Clube pode realizar.

O atleta brasileiro chegou ao Sporting em 2013 e pegou de estaca. Foi de facto uma grande contratação por parte do nosso Clube que precisava de um grande lateral esquerdo. 
Jefferson vinha de uma boa época ao serviço do Estoril Praia e o negócio fez-se por cerca de 700.000€. 
Hoje o seu valor é 7.5 milhões de euros o que só comprova que é reconhecido e de que terá bastante mercado.
A noticia não se trata de o colocar á venda porque os bons jogadores gostamos de os conservar mas se analisarmos friamente é para um sector onde temos substituto á altura. Zeegelaar e até Bruno César podem muito bem dar conta do recado. 
Perderíamos um velocista nato, um jogador que cruza e dá golos a Slimani quase como ninguém o faz mas o futebol também é sobrevivência e negócio. E Jefferson tem 27 anos, vem de meia época lesionado e talvez seja o momento certo para ganharmos uma boa quantia sem precisar de contratar outro para o seu lugar.
Este é o histórico de Jefferson desde que chegou a Portugal:


De facto a lesão no seu tornozelo direito tirou-lhe a titularidade e realizou a época com menos jogos realizados desde que esta no nosso país. 
Não que esteja numa fase descendente da sua carreira, nada disso! Jefferson ainda tem muito futebol pela frente e é daqueles jogadores que quanto mais experiência tem melhor ficará. 
A lesão foi muito dura para ele e isso custou-lhe muitos jogos.
Será então o momento ideal para mudar a nossa lateral esquerda? 
Penso que sim! 
Até me poderiam dizer que seria por o brasileiro ter 1,76m e que JJ prefere jogares com mais poder de jogo aéreo mas o que dizer de B. César e Jonathan Silva que medem 1,78m? Já no caso de Zeegelaar, o seu 1,86m deixam-no bem na ´guerra` aérea.
Pois bem, a sair será mesmo só por mera opção e oportunidade de negócio. 
O que me deixa dúvidas é a noticia de que poderá sair por 6 milhões de euros quando vale mais. Aliás os jogadores têm um respectivo valor mas até costumam sair por mais dinheiro e se forem agenciados por Jorge Mendes costumam sair pelo triplo ou quadruplo...o que não é o caso.
A entrada de outro lateral esquerdo não estará de todo colocada de parte e até uma noticia de um dia destes no lateral esquerdo do Werder Bremem possa não ser assim tão descabida mas se Jefferson ficar no Sporting alguém ficará chateado? 
O que ainda não referimos foi a sua ´zanga` com Bruno de Carvalho há uns tempos atrás. O caso foi falado porque havia uma oportunidade de sair para o Dínamo de Kiev e isso não se proporcionou.
Ora a ser verdade o jogador pretendia auferir mais o que até se veio a concretizar pois o Sporting renovou-lhe contracto até 2020 ficando, com certeza, a auferir mais. Nada mais justo mas pelo seu valor, não porque desejava sair.
Será que desde então não ficou estabelecido de que com uma boa proposta o Sporting deixaria-o sair? Também não me parecia nada estranho se isso ficasse assente pois sabemos que um bom salário dá outra segurança para depois do fim da carreira.
Pois bem, eu creio que esse momento chegou e que é hora de lucrarmos com o Jefferson.

Sem comentários :